Romário impressionou ao aparecer em fotos recentes no Instagram com o corpo bem mais magro. Em entrevista ao "Fantástico", o ex-jogador de futebol falou sobre a cirurgia que o fez perder 15 Kg em pouco mais de um mês e por que recorreu ao procedimento que, assim como o diretor da Globo Boninho, mudou radicalmente o seu visual. "Estou com 51 anos e posso dizer que nunca estive tão bem. No dia 24 de novembro eu fiz uma cirurgia e estou bastante saudável. Diferentemente do que as pessoas falam, estou muito feliz", garantiu o ex-craque, alvo de críticas por parte do público, assim como a apresentadora Patrícia Poeta, que emagreceu 10 Kg por questão da saúde e costuma ser criticada pelo corpo mais enxuto.
O Senador foi submetido a uma Gastrectomia vertical com interposição ileal. O procedimento consiste numa redução do estômago e, em seguida, a parte final do intestino delgado, o íleo, é movida para cima, ficando próxima ao estômago. "Quando fiz, eu estava pesando entre 78 e 79 Kg. Hoje eu devo estar com uns 67, 68 Kg. Perdi 15 nos primeiros 50 dias. Ganhei mais uns dois ou três nesses últimos dez. O objetivo não é me deixar magro", esclareceu ele a Tadeu Schmidt, que chegou de férias após ser substituído mais uma vez por Evaristo Costa, âncora do "Jornal Hoje".
Segundo a reportagem, a cirurgia promete controlar a diabetes antecipando e intensificando a produção do hormônio que ajuda a controlar o apetite e estimula a produção de insulina. Romário contou sofrer de diabetes tipo 2: "Descobri nos últimos seis anos. Em princípio ela era controlada, mas nos últimos cinco meses a minha glicose começou a aumentar e dar picos. No dia da cirurgia, estava batendo 380, 400".
Ele afirmou que tentou outros caminhos, como o uso de remédios, para controlar o problema antes de recorrer à operação. "Mas nos últimos meses não estava diminuindo e não vinha dando resultado", disse, admitindo não conseguir controlar a alimentação com rigidez: "Eu comia algumas coisas que para diabético não eram positivas, principalmente doces (risos). Sou muito apaixonado por doce, qualquer tipo, principalmente torta de limão".
Romário contou que tanto o pós quanto o pré-cirúrgico não foi nada fácil. "É pesado não poder comer o que você quer e principalmente o que você sempre comia. É a parte mais complexa", destacou ele, ciente de que o procedimento não é reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina, apenas em caráter experimental. "Paguei pela cirurgia assim como outras pessoas. Estava bastante consciente e tranquilo de que iria dar o resultado que deu. Li e conversei muito sobre isso. Cada pessoa reage de uma forma e só posso falar por mim. Hoje sou um cara mais saudável do que há dois meses", garantiu Romário, engrossando a lista de famosos que se submeteram à redução do estômago pela saúde e ficaram satisfeitos com o resultado, como Leandro Hassum, 65 Kg mais magro.
Se sentiu medo? "Já fiz algumas cirurgias na vida, de joelho, de tornozelo. Eu sempre tive medo. Mas com certeza o medo dessa não foi maior do que quando operei um joelho, por exemplo". O político ainda brincou como se vê diante do espelho e já aposta num apelido daqui para frente: "Hoje estou me vendo magrelo. Agora vão me chamar de baixinho magrinho (risos)".