A edição comemorativa de 40 anos do Rock In Rio acontece em setembro e o público anseia pelos últimos nomes que farão parte do line-up. Enquanto os próximos artistas não são confirmados, vale revelar um astro internacional que não sobe no palco do festival de jeito nenhum: o rapper canadense Drake.
Em entrevista ao jornal O Globo, Roberto Medina, o idealizador do Rock in Rio, disse que Drake está banido dos festivais do grupo - que inclui, também, o The Town. "Não vou contratar nunca! Não quero! Esse cara não merece estar no Brasil, não é educado", disparou.
Em 2019, Drake - envolvido em diversas polêmicas recentes, como uma suposta nude vazada e um tiroteiro na porta de sua casa - deu bastante trabalho nos bastidores do festival. Segundo informações de Leo Dias, na época, colunista do UOL, ele chegou a demitir um iluminador às vésperas da apresentação, criticou o palco, não cumprimentou fãs, vetou fotos profissionais e proibiu a transmissão ao vivo do Multishow em cima da hora, fora o risco eminente de cancelamento que assustou a produção do evento durante os dias que antecederam a apresentação.
O Rock In Rio não é o único festival que não quer ver o rapper nem pintado de ouro. Em 2023, Drake deu uma vexame histórico com o público do Lollapalooza e cancelou sua apresentação no dia em que subiria ao palco. Fãs de todo o Brasil já estavam em São Paulo quando foram impactados com a confirmação do cancelamento.
Segundo uma reportagem de Leo Dias, colunista do Metrópoles na ocasião, Drake não se anima muito em fazer shows na América do Sul porque não costuma render o mesmo faturamento que em outras partes do mundo. Enquanto no Lollapalooza ele ganhou um cachê de 4 milhões de dólares, em outras partes do mundo, ele chega a faturar 10 milhões de dólares por uma apresentação.
Além disso, Drake também se desanima pelo fato de o público brasileiro ser exigente e esperar uma superprodução de artistas internacionais, coisa que ele não costuma entregar. Por isso, a expectativa da plateia deixaria o rapper cansado.
Por fim, o motivo mais surpreendente de todos e que não vai de encontro ao depoimento de nenhum outro artista internacional: segundo Leo Dias, Drake acha o público brasileiro desanimado, o que teria causado trauma nele após a polêmica apresentação no Rock in Rio. "Em resumo, Drake é vaidoso e o público sul-americano simplesmente não o agrada", diz a reportagem.