Roberto Carlos foi o homenageado do prêmio Billboard da Música Latina, que aconteceu na noite desta quinta-feira (30), em Miami, nos Estados Unidos. O brasileiro recebeu o prêmio Trajetória Artística, pelos seus 50 anos de carreira, expandida para fora do Brasil, quando lançou em espanhol o EP "Ese Tipo Soy Yo" (Esse Cara Sou Eu). A música ficou em primeiro lugar nas rádios da América Latina.
Na cerimônia de entrega da estatueta, o cantor recebeu o troféu das mãos do cantor porto-riquenho Marc Antonhy na noite comandada pelo dominicano Romeo Santos, que levou dez troféus, e também pelo cantor Enrique Iglesias, que ganhou nove. A dupla também homenageada na cerimônia.
O evento lembrou os principais momentos da trajetória do brasileiro, de 74 anos completados no dia 19 de abril deste ano, que foi aplaudido de pé pela plateia. Ao subir ao palco, Roberto cantou hits de sucesso, como "Detalhes" e "Amada amante".
Cerimônia consagra Romeo Santos e Enrique Iglesias
Uma das mais importantes premiações da música latina, a Billboard consagrou o dominicano Romeo, que garantiu dez troféus. Entre as estatuetas, ele ganhou as de Artista do Ano, Compositor do Ano e Produtor do Ano. Já Enrique recebeu nove, nas categorias Álbum Pop e Música Pop Latina, que o descatou no cenário de artista solo.
A abertura do evento ficou por conta do renomado guitarrista mexicano Carlos Santana, que não saiu da cerimônia de mãos vazias. Ele ganhou o prêmio de Artista do Ano em Duo ou Grupo e na categoria "Spirit of Home" pela sua atuação social em projetos contra a fome infantil e tráfico sexual de menores.
Cantor lança discografia em aplicativo de celular
No início de abril, Roberto surpreendeu ao anunciar que toda a sua discografia estaria disponível no serviço de música Spotify, acessado por aparelhos celulares e tablets, pertmitindo que os fãs confiram músicas antigas e novas do artista durante 24 horas.
No aplicativo, sucessos que marcaram época desde a Jovem Guarda até a fase atual da carreira como o EP "Ese Tipo Soy Yo" - a versão espanhola de "Esse Cara Sou Eu" -, também podem ser ouvidas.
Pelas redes sociais, fãs celebraram a novidade usando a hastag "RCnoSpotify" para mostrar a adesão ao aplicativo. "O Spotify agora está com toda a discografia de Roberto Carlos, incluindo o maravilhoso disco 'As Baleias' de 1981", escreveu um seguidor. Outro fez uma brincadeira com as manias do cantor. "Os tempos estão mudando: Roberto Carlos entrou no Spotify e nem pediu para mudarem a logo para azul", referindo-se a superstição de Roberto, que faz questão da cor em seu figurino. Vale lembrar que Roberto já cancelou uma apresentação nos Estados Unidos por causa do TOC (transtorno obcessivo compulsivo).