NOVELA "O RICO E LÁZARO" - semana de 18 a 22 de setembro de 2017
Será exilado Belsazar (Marcelo Arnal), avisa Nabucodonosor (Heitor Martinez). De Hurzabum (Rafael Almeida), se esconde Shag-Shag (Cássia Linhares). Dana (Graziela Schmitt) foi violentada, diz, em conversa com Absalom (Roger Gobeth), Rabe-Sáris (Gustavo Leão). O comportamento da filha é estranhado por Ilana (Claudia Mauro). A beleza de Zelfa (Lucinha Lins) é elogiada por Zadoque (Paulo Figueiredo). Recuperou a felicidade, diz Gadise (Aisha Jambo). Como sobreviveu nas ruas, fala Saul (Ricardo Silva). O caráter de Lior (Eduardo Melo) é elogiado por Daniel (Gabriel Gracindo). Para Joana (Milena Toscano), se declara Asher (Dudu Azevedo). Tamir (Renato Rabelo), Shamir (Renato Rabelo) e Zac (Igor Rickli) são irmãos, descobre Larsa (Ricardo Martins). O palácio é deixado por Belsazar, furioso. Oziel (Saulo Meneghetti) não pode se casar, diz Fassur (Zécarlos Machado). Malca (Mariza Marchetti) tenta ser animada por Elga (Denise Del Vecchio). Sobre a atitude do pai, com Amitis (Adriana Garambone), Nitócris (Sthefany Brito) reclama. Deve mantê-lo informado, pede Belsazar a Madai (João Velho). Para conversar, Shag-Shag é convidada por Arioque (Felipe Cardoso). Está precisando de descanso, diz, em conversa com Daniel, o rei. De seu filho, Labash-Marduk (Diogo Caruso), cuida Sammu (Christine Fernandes). Para a fuga de Joaquim (Osmar Silveira), as últimas instruções são dadas por Ebede (André Luiz Miranda). Shag-Shag é amparada por Arioque. Está indisposta, diz Dana. Malca deve adotar um filho, sugere Zelfa. Deve deixá-lo sozinho, pede a Nicolau (Raphael Montagner), Absalom. Que Tamir e Shamir estão sendo procurados, fingem as gêmeas. Nitócris tenta ser acalmada por Nabonido (Augusto Garcia). À Daniel, Lia (Tammy Di Calafiori) faz juras de amor. Para Amitis, Nabucodonosor se declara. Para a fuga, Edissa (Robertha Portella) é preparada por Neusta (Vera Zimmermann). Com Joana, Dana se recusa a conversar. Para fazer a inspeção no calabouço, Rabe-Sáris segue. O príncipe de Judá vai fugir, avisa Lior ao procurar Asher.
Para ajudar Joaquim, sai Asher ao pegar seu arco-e-flecha. Deixa o local o príncipe de Judá quando algumas joias são entregues para o guarda do calabouço por Neusta. Visitar Joaquim decide Evil-Merodaque (Kayky Brito). Ao ver que o prisioneiro fugiu, se desespera Rabe-Sáris. O palácio é deixado por Edissa, Neusta e Joaquim. Em uma carroça, se aproxima Ebede-Meleque. De Neusta e Ebede se despedem o príncipe e a serva ao se esconderem em alguns cestos. Sobre a fuga, Nebuzaradã (Angelo Paes Leme) é avisado por Rabe-Sáris. Com Abdnego (Nikolas Antunes), conversa, amigavelmente, Aspenaz (Saulo Rodrigues). Com Fassur, se irrita Zac. Devem permanecerem escondidos, Joaquim e Edissa, pede o carroceiro. Neusta e Ebede são presos por Rabe-Sáris quando o guarda revela para ele a verdade. Os oficiais devem procurar Joaquim, ordena Nebuzaradã. Para ajudar o príncipe de Judá sai Asher ao escutar tudo. Com Dana e Chaim (Henri Pagnoncelli), um pesadelo é tido por Absalom. Tudo é revistado por Nebuzaradã ao parar o carroceiro. Edissa e Joaquim são encontrados por ele.
Sai em disparada o cavalo, ao se assustar com flecha atirada por Asher, escondido. Para não caírem da carroça, se seguram Joaquim e Edissa. Os guardas devem seguir, ordena Nebuzaradã. Os fugitivos são ajudados por Asher, ao alcançar a carroça. Com frieza, Malca é tratada por Zac. Na Casa da Lua, Shag-Shag tem jantar oferecido por Arioque. Até a casa de Joana, Joaquim e Edissa são levados por Asher. No calabouço são jogados Neusta e Ebede-Meleque. Que os fugitivos em sua casa se escondam, permite Ravina (Marcos Breda). O rei está morto e ao ver, Amitis se desespera, quando o dia amanhece. A morte do rei é constatada por Daniel e Aliatis (Tião D'Ávila) ao correrem para o quarto do soberano. Nabucodonosor morreu, avisa a Rabe-Sáris, Namnu. A morte do rei é chorada pelos nobres e seus familiares. O novo soberano agora é Evil-Merodaque, avisa Daniel.
No funeral do rei, discursa Daniel. Da ligação de Nabucodonosor com o Senhos dos hebreus, fala ele. É contra a presença de Joaquim e Edissa, diz, surpreendendo a todos, Dana, na casa de Ravina. A adotar com Malca um filho, se recusa Zac. A fidelidade de Ebede é agradecida por Neusta. Durante o funeral do rei, toca Hurzabum. Deseja partir com o soberano, avisa Aliatis, servo do rei. Se trata de um costume antigo, explica Beroso (Cássio Scapin). Tenta impedir o pai de se matar Madai. Ao rever Shag-Shag, Zabaia (Cesar Pezzuoli). Larsa está vivo, descobrem Tamir e Shamir. Ficam sem graça as mulheres quando eles as questionam. A morte do rei é falada pelas crianças do palácio. Trabalhar novamente decidem Shamir e Tamir. Na prisão, Neusta e Ebede são visitados por Rebeca (Bruna Pazinato). A hospitalidade de Joana e Ilana é agradecida por Edissa. No novo reinado de Evil, esperanças são depositadas por Ebede e Neusta. Ao ver entrando na sinagoga Elga, acha ruim Fassur. Com toda a situação, fica tenso Joaquim. Na sinagoga, conversam Elga e Fassur. A procura de Joaquim, a chegada dos oficiais surpreendem eles. Sobre a busca, conversam Nebuzaradã e Arioque. Guardas batem na porta de Ravina, Joaquim ouve e se desespera. Sobre a fuga de Joaquim, pede Asher para Daniel conversar com Evil. A morte do soberano deixa triste Nebuzaradã. Para ficar sozinho pede Absalom, triste. Nas mãos de Evil está o reino, diz Amitis. A data do casamento com Fassur deve ser marcada logo, pede Elga. Nitócris é amparada por Nabonido. Sente muito pelo pai de Madai, Evil diz. Com o novo rei, Daniel pede para falar sobre Joaquim. Na casa de Ravina, são encontrados Joaquim e Edissa pelos oficiais babilônicos.
Encontrados são Edissa e Joaquim. Juntamente com o príncipe e a serva é levado preso Ravina. Na fuga, Neburazadã tentou matar Joaquim, conta Daniel. Com Daniel, sai decidido Evil quando Shamiran (Gabriela Moreyra) diz que chegou a hora dele mostrar quem manda. Como precisa retomar seu cargo na Sinagoga, é melhor esperarem mais tempo para se casarem, diz para Elga, Fassur. Joaquim e Edissa não são mais procurados, diz Evil ao questionar Nebuzaradã. Fica furioso o chefe da guarda real. Com Nebuzaradã, Zac pede para falar. Como seu homem de confiança, diz que pretende mantê-lo, diz em conversa com Arioque, Evil. Pelas ruas da Babilônia, são levados pelos guardas Joaquim, Edissa e Ravina. Se espantam Tamir e Shamir. Se preocupam Nicolau e Absalom. Para contar o que viu a Fassur, corre para a Sinagoga, Oziel. Vitorioso, sorri o sacerdote. Nabonido diz que fará o pedido ao novo rei quando Beroso diz que é provável que Evil aceite de volta Belsazar. Na prisão, Neusta e Ebede são visitados por Gadise. Evil, Daniel e Asher devem ser inimigos, diz, muito irritado, Nebuzaradã. Esse seria o momento perfeito para esses eliminarem seus inimigos, diz Zac. Por Larsa, são extorquidos Tamir e Shamir. Para falar com Shag-Shag, Aspenaz vai à Casa da Lua. O menino Labash-Marduk (Diogo Caruso), o rei e Hurzabum têm as mesmas pintas, fala o eunuco. Se assustam Shag-Shag e Darice (Ana Zettel). Com Labash-Marduk se encontram Rebeca e Hurzabum. Que um menino tão doce seja filho de Sammu e Nebuzaradã é difícil acreditar, diz ela. Pode ser filho do rei Labash-Marduk, insinua Shag-Shag. Diz não acreditar Aspenaz. Rapidamente sai Darice quando o motivo do encontro não é revelado pela advinha. Para libertar Ravina, pedem ajuda à Daniel, Joana e Matias. Ao saber que o filho de Zadoque está preso, passa mal Zelfa. Com Dana, Levi (Rafael Sieg) se encontra ao ir até a casa de Ravina. Não é mais pura e por isso não pode mais se casa, diz ela ao começar a chorar. Joaquim é ameaçado no calabouço por Nebuzaradã. Sobre o segredo da origem do menino Labash-Marduk precisa falar, diz Darice ao encontrar com Sammu-Ramat.