NOVELA "O RICO E LÁZARO" - semana de 10 a 14 de julho de 2017
CAPÍTULO 86 - SEGUNDA-FEIRA
Elga (Denise del Vecchio) desconfia quando as gêmeas desconversam. Daniel (Gabriel Gracindo) deve ficar no palácio para repousar, pede Nabucodonosor (Heitor Martinez). Decidem dar um tempo nas danças Samira (Giselle Batista) e Talita (Michelle Batista). Gadise (Aisha Jambo) é apoiada por Kassaia (Pérola Faria). Contra os hebreus tramam Sammu (Christine Fernandes) e Beroso (Cássio Scapin). Os moldes encomendados por Dalila (Juliana Keling) são levados ao palácio por Nicolau (Raphael Montagner). Dá em cima de Raquel (Paula Jubé) ele ao ser recebido por ela. Enciumado fica Mesaque (Sacha Bali). Para que todos se curvem diante da estátua deve ser feito um decreto, sugere ao rei, Beroso. Joaquim terá que partir com a comitiva do rei para o Campo de Dura, avisa o sacerdote ao procurá-lo. O comportamento frio de Matias (Fernando Sampaio) deixa Gadise entristecida. Hurzabum (Rafael Almeida) visita Rebeca (Bruna Pazinato). Tocam e cantam eles. Nebuzaradã (Angelo Paes Leme) e os outros nobres se aproximam, observa Asher (Dudu Azevedo). Belsazar (João Barreto) recebe orientações de Daniel e Aspenaz (Saulo Rodrigues). Para a eleição na sinagoga seguem Ravina (Marcos Breda) e Zadoque (Paulo Figueiredo). Com as noras, implica Elga. Ao perceber que Nicolau está dando em cima dela, Dalila acha graça. Ao reconhecer a voz de Kassaia, descobre que é ela a princesa misteriosa, Asher. Para presentear Neusta (Vera Zimmermann), Dalila costura um vestido. Da rainha de Judá, Edissa (Robertha Portella) cuida. Para os filhos de Elga, Fassur (Zécarlos Machado) pede votos. Sammu e Nebuzaradã se afastam do local da construção da estátua e Asher decide segui-los ao observa-los. Na sinagoga, começa a votação. Aos beijos, Nebuzaradã e Sammu são flagrados por Asher. A grandiosidade da estátua do rei é elogiada por Amitis (Adriana Garambone). O beijo de Nebuzaradã e Sammu também é flagrado por Kassaia. Desorientada sai ela. Segue-a Asher. Zac (Igor Rickli) pede a anulação dos votos quando Fassur vence a votação. O sacerdote comprou votos, avisa ele. O seu amor por Lia (Tammy Di Calafiori) é falado por Daniel em conversa com Aspenaz. Ao local da inauguração da estátua retornam, dissimulados, Sammu e Nebuzaradã. O sumiço de Kassaia é estranhado por Gadise. Todos os presentes deverão se curvar ao monumento, avisa Beroso ao anunciar a inauguração da estátua.
O aviso dado por Beroso preocupa Mesaque, Sadraque (Gustavo Rodrigues) e Abednego (Nikolas Antunes). Caminha chorando, arrasada, Kassaia. Cai desacordada ao escorregar em um barranco a princesa. Kassaia é avistada por Asher quando ele chega. A fraude de Fassur tenta ser provada por Zac. O sumiço de Kassaia preocupa Gadise. Ezequiel (Licurgo) morreu, descobre Daniel. A ordem do rei é seguida por Ebede (André Luiz Miranda) e Joaquim (Osmar Silveira). Se recusam a curvarem-se diante da estátua de Marduk os sábios hebreus. Raquel acaba se curvando, temerosa. A atitude dos hebreus é criticada por Nitócris (Sthefany Brito). Comemoram Sammu e Beroso. Sua inocência tenta ser provada por Fassur, cínico. À espera do resultado da votação deixa Ilana (Claudia Mauro) ansiosa. Ravina se torna o novo administrador da sinagoga quando a vitória de Fassur é anulada. A intervenção de Zac é alvo de agradecimento de Joana (Milena Toscano). Caso não se curvem diante da estátua, os três sábios hebreus serão lançados na fornalha, irritado, avisa, Nabucodonosor.
A fé de Daniel é admirável, diz Aspenaz. Diante da estátua se recusam a curvarem-se Mesaque, Sadraque e Abednego. Eles devem ser jogados na fornalha, ordena Nabucodonosor. Desesperada chora Raquel. Asher é procurado por Lior (Eduardo Mello). O sumiço de Kassaia é avisado a Amitis por Gadise ao procurá-la. Asher ajuda a princesa. Larsa (Ricardo Martins) deve ficar longe de Noami (Karen Marinho), diz Larsa ao visitá-la. Fassur se queixa de Zac ao, irritado, ir até a casa de Elga. Ao saber que Ravina irá administrar a sinagoga, Ilana fica feliz. Para Joana, Zac se declara. Lia e Naomi serão protegidas por ele, diz Daniel. Se mantêm firmes os três sábios hebreus diante da fornalha em chamas. Eles devem ser lançados às chamas, ordena o rei.
Para falar com Mesaque, Raquel corre, ao se desesperar. Os sábios hebreus devem ser jogados na fornalha, manda Nabucodonosor. Para se declarar à Lia, Daniel não consegue achar coragem. Dentro da fornalha em chamas são jogados Sadraque, Mesaque e Abednego. Ao verem o vulto dos três sábios hebreus no interior da fornalha se espantam todos os presentes. Kassaia tem seus ferimentos cuidados por Asher. Ao lado de Mesaque, Sadraque e Abednego caminha um anjo de Deus. Os sábios hebreus devem se aproximar, pede Nabucodonosor, incrédulo, ao ver que eles sobreviveram às chamas. A atitude de Zac é reclamada por Fassur em encontro com Elga. Para reconhecer as gêmeas, Shamir (Anderson Müller) e Tamir (Renato Rabelo) têm dificuldade. A gentileza de Asher é alvo do agradecimento de Kassaia. Zabaia (Cesar Pezzuoli) deve parar de implicar com Shag-Shag (Cássia Linhares), pede Hurzabum. Qualquer um que blasfemar contra o Deus dos hebreus será condenado, anuncia Nabucodonosor em decreto. Ao reencontrar os sábios, se emociona Raquel. A cordialidade de Dalila é agradecida por Neusta. Ao ver Hurzabum tendo que cuidar de Shag-Shag, Matias e Rebeca sentem pena dele. Para dar uma lição em Belsazar, Neusta o empurra na piscina. Com os familiares, Ravina almoça. Sente falta de Joaquim, diz Neusta. Sabe da aliança entre Neusta e o rei Irom (Edson Fieschi). Ao encontrar Fassur em sua casa, Zac se enfurece. Com Kassaia nos braços, se aproxima do local da inauguração da estátua de Marduk, Asher. Na direção do escravo hebreu Nebuzaradã arma seu arco-e-flecha, ao se enfurecer.
Asher o ajudou, diz Kassaia. Nebuzaradã deve abaixar a arma, manda Nabucodonosor. Sammu-Ramat estranha quando a princesa recusa sua ajuda. O escravo hebreu vai ser recompensado, avisa o rei. Fassur é expulso de casa por Zac. O comportamento de Kassaia é estranhado por Amitis. Asher vai trabalhar cuidando dos jardins da rainha, avisa Nabucodonosor ao recompensar o hebreu. Com Elga, Zac se entende. A vitória na votação é comemorada pelos familiares de Ravina. Pensa em Asher todos os dias, confessa Joana em conversa com Zelfa (Lucinha Lins). De Daniel, Lia cuida. Asher precisa ter fé, diz Lior. Em seu amado, pensa Joana. Zac a visita. A vitória de Ravina na eleição da sinagoga é comemorada por eles. Joana vende, na rua do comércio, tecido, após alguns dias se passarem. A nova função de Asher é falada por Lior. Fassur está abatido e sujo e Ravina estranha. Do Campo de Dura retorna a comitiva do rei. Para Edissa ganha declaração de Joaquim. Sentiu sua falta?, pergunta a Matias, Gadise. A decadência de Fassur é comentada por Ravina e Zadoque. A frieza de Matias decepciona Gadise. Está desconfiada de Kassaia, diz Sammu. Não se deitou o escravo, confessa Kassaia para Amitis. Está farta de mentiras em sua vida, diz a princesa. O milagre na fornalha é falado por Sadraque, Mesaque e Abednego ao encontrarem Daniel. Nabonido (Augusto Garcia) é desrespeitado por Belsazar. O decreto do rei que obrigou os hebreus a se curvarem diante da estátua de Marduk foi ideia de Beroso, descobre Daniel. Ao receber uma mensagem sorri Nebuzaradã. O milagre na fornalha é falado por Ebede e Gadise. Os acontecimentos no Campo de Dura é falado aos familiares por Rabe-Sáris. Permite a união entre Joaquim e Edissa, diz Neusta. Uma mensagem que foi interceptada a caminho do reino de Tiro é entregue por Nebuzaradã e Beroso quando eles vão até a sala do trono. Fica furioso Nabucodonosor ao ler o pergaminho. Vai cortar seu pescoço, avisa o rei ao dizer que Joaquim é um traidor.