RESUMO DE NOVELA - "ORGULHO E PAIXÃO" - capítulos de 16 a 21 de julho de 2018
Brandão (Malvino Salvador) é enganado por Mário/Mariana (Chandelly Braz) com auxílio de Luccino (Juliano Laham). Camilo (Maurício Destri) decide se afastar da mãe. Fani (Tammy Di Calafiori) fica sensibilizada ao achar as mensagens. Uirapuru (Bruno Gissoni) é influenciado por Josephine (Christine Fernandes). Edmundo (Nando Rodrigues) tenta discutir com o pai, mas Josephine e Rômulo (Marcos Pitombo) evitam. Ernesto (Rodrigo Simas) deixa Ema (Agatha Moreira) aflita. Brandão vai atrás de Mariana. Tibúrcio abandona sua casa. Brandão beija Mariana e Ofélia (Vera Holtz) vê. Ema discute com Elisabeta (Nathalia Dill). Petúlia (Grace Gianoukas) se muda para a vila. Julieta (Gabriela Duarte) é confortada por Aurélio (Marcelo Faria). Ema decide deixar o avô dormir ao seu lado no quarto de Ernesto. Darcy (Thiago Lacerda) faz amor com Elisabeta. Julieta se encaminha aos aposentos de Aurélio. Lady Margareth (Natália do Vale) fala mal de Darcy ao conversar com Julieta. Brandão beija Mário/Mariana ao ficar inconformado com a permanência dele/dela.
Brandão fica distante de Mário/Mariana. Julieta e Darcy brigam e Elisabeta faz de tudo para acalmar os ânimos. Josephine busca ficar perto de Cecília (Anajú Dorigon). Ema surge na empresa onde Ernesto é funcionário. Ele e Mário/Mariana se beijaram, diz Brandão a Luccino. Randolfo (Miguel Romulo) e Lídia (Bruna Griphao) se falam. Ofélia fica enciumada ao ver Felisbeto (Tato Gabus Mendes) e Ágatha (Vania de Brito) juntos. Edmundo vai atrás de Fani. Olegário (Joaquim Lopes) diz que quer arrumar um emprego no jornal que pertence a Elisabeta. Aurélio suspeita quando Lady Margareth fala de Julieta. Mário/Mariana e Luccino se falam. Olegário e Elisabeta estão trabalhando juntos, diz Petúlia a Susana (Alessandra Negrini). Os empregados resolvem fazer greve. Cecília fica espantada quando Uirapuru surge na mansão. Ofélia chama Ágatha e Vicente (Emmilio Moreira) para jantarem com ela. Susana e Petúlia bolam um plano para prejudicar Lady Margareth. Elisabeta fica sabendo da paralisação na empresa por Ernesto e Camilo. Brandão escapa de Mário/Mariana. Susana leva uma bofetada de Julieta.
Cheia de raiva, Susana avisa que vai se vingar de Julieta. Elisabeta fica sabendo por Olegário que e Petúlia estão dividindo o mesmo teto. Ofélia faz de tudo para Ágatha ficar próxima de Vicente. Josephine é vista por Cecília entrando onde mora Uirapuru quando a nora vai atrás dela. Lady Margareth planeja contra Elisabeta ao falar com Kléber (Márcio Vito). Mariana vai atrás de Luccino. Elisabeta tem o auxílio de Olegário a cobrir no jornal a greve dos funcionários da empresa. Por não estarem seguros, Ernesto e Camilo deixam Ema e Jane (Pâmela Tomé) aflitas. Lady Margareth e Kléber, o delegado, se falam e Susana e Petúlia escutam. Cecília faz perguntas a respeito de Uirapuru para a sogra. Darcy e Charlotte (Isabella Santoni) não podem deixar o casarão, diz Julieta. Elisabeta faz de tudo para Ernesto ficar tranquilo quando o amigo é atiçado pelo supervisor da empresa. Todos se movem quando há uma explosão no interior da empresa. Mário/Mariana conta a verdade para Brandão.
Brandão e Mariana se beijam. A explosão tem um responsável: Ernesto, afirma o supervisor da empresa. Mariana e Brandão estão juntos, Luccino flagra e fica surpreso. Ema fica fora de si ao descobrir que Ernesto foi considerado culpado pela explosão. As atitudes de Luccino deixam Brandão com suspeitas. Ernesto faz de tudo para Ema ficar tranquila. A paralisação na empresa deixa Jorge (Murilo Rosa) nervoso. Otávio (Pedro Henrique Müller) faz de tudo para romper o relacionamento com Lídia. Ernesto deve ir embora, estimula Darcy. Petúlia deve ir atrás de Kléber, ordena Susana quando escuta o que Lady Margareth diz ao ele. A respeito de Uirapuru, Cecília diz algo a Mariana. Brandão resolve falar com Luccino. Ernesto e Ema escapam. Elisabeta recebe assistência de Darcy. Petúlia espanta Olegário. A falta da filha faz Lady Margareth ficar mal. Kléber dá voz de prisão a Elisabeta.
Jane fica descontrolada quando Kléber prende Elisabeta e Venâncio. Lady Margareth e Susana festejam. Na construção de Ludmila (Laila Zaid) surgem Ernesto e Ema. Enquanto Jane tem conversa com Jorge, Darcy fica sabendo por Camilo que Elisabeta está detida. O fato de Lídia antecipar o casamento faz Felisberto ficar com suspeitas. Mariana, com as roupas de Mário, visita Brandão. Charlotte conforta Olegário quando ele diz ser o culpado de Elisabeta ter sido detida. Julieta encara o delegado. Na prisão, Darcy e Elisabeta conversam. A ausência de alimentos faz Ema protestar. Otávio deixa Luccino com suspeitas. Cecília não deve falar que é próxima a Uirapuru, diz Josephine. Darcy nota que Lady Margareth tem alguma culpa na detenção de Elisabeta. Petúlia ganha elogio de Susana. Jorge e Elisabeta se falam. Em conversa com Fani e Edmundo, Josephine fala mal de Cecília. Em uma disputa, Xavier (Ricardo Tozzi) é derrotado por Mário/Mariana e Brandão. Darcy vai atrás de Lady Margareth. Julieta e Elisabeta conversam. Elisabeta só vai deixar a cadeia, caso Darcy e Susana se tornem marido e mulher, diz Lady Margareth.
Darcy sofre chantagem da tia. Jane e Camilo fazem visita a Elisabeta. Vicente chama Ágatha para a união de Lídia. Brandão está com Mário/Mariana e Xavier flagra. Ema e Ernesto discutem. Otávio tem que se negar a casar com Lídia, diz Randolfo. Proíbem a circulação do período de Elisabeta e Venâncio. Em conversa com Petúlia, Susana elogia a si mesma. Ludmila dá a Aurélio o local onde fica sua construção. Para o enlace de Lídia, Josephine chama Uirapuru. Darcy faz de tudo para confortar Elisabeta. Luccino surge e Otávio fica empolgado. Ao falar com Darcy e Jorge, Kléber é sarcástico. Na igreja, Uirapuru é visto por Lídia e a noiva larga Otávio. Darcy concorda com a proposta da tia.