NOVELA "OS DEZ MANDAMENTOS - NOVA TEMPORADA" - semana de 16 a 20 de maio de 2016
Capítulo 31 - segunda-feira
Os casamentos deixam todos ansiosos e felizes. Zelofeade (Felipe Cardoso) abraça Abigail (Bianka Fernandes), que está emocionada. Josué (Sidney Sampaio) e Ana (Tammy Di Calafiori) ganham olhares invejosos de Ada (Camila Santanioni). Arão (Petronio Gontijo) abraça Joquebede (Denise Del Vecchio), também emocionada com os casamentos. Moisés (Guilherme Winter) recebe os noivos sob a hupá. Aoliabe (Fábio Beltrão) está feliz e Jaque (Fran Maya) não esconde seu olhar triste. Enquanto isso Jerusa (Thais Müller) está tensa e Simut (Renato Livera), tenso. De tão tonto, Simut cai no chão. Balaão (Leonardo Vieira) revela que Betânia (Marcela Barrozo) era sacerdotisa em Aserá. Joana (Rayanne Morais) é puxada por Ana para uma dança. Apaixonados, Leila (Juliana Didone) e Gahiji (Fernando Sampaio) não escondem a felicidade. Ao puxar Hur (Floriano Peixoto) contra si, Miriã (Larissa Maciel ) o derruba. Ansiosos pela primeira vez estão Ana e Josué. Betânia não se sente bem e Balaque (Daniel Alvim) finge estar preocupado com ela. Jaque fica levemente surpresa em conversa com Zípora (Giselle Itié). Emma (Brenda Sabryna) massageia Betânia. A midianita leva ao susto com a chegada de Zur (Dudu Azevedo).
Capítulo 32 - terça-feira
Emma contém Betânia quando a midianita tenta partir para cima de Zur. O príncipe é repreendido por Elda (Francisca Queiroz). A volta de Zur ao palácio deixa Balaque furioso. Em revelação, Zur diz ter um filho. Hur troca olhares com Miriã. Chibale (Julio Oliveira) reclama ao lembrar do tempo que era cozinheiro no Egito. Arão se decepciona ao ver Nadabe (Marco Antonio Gimenez) e Abiú (Daniel Siwek) bêbados. Josué beija Ana. Tanya (Carolina Chalita) surpreende Zur quando o príncipe caminha em corredor do palácio. Zur e Tanya se beijam. Zípora descobre que Jaque engravidou de Zur e se choca. Em jantar com Balaque, Balaão e Elda, Zur recebe a missão de encontrar Natan (Paulo Vilela) e o matar.
Capítulo 33 - quarta-feira
Zur descobre, durante o banquete oferecido por Balaque, que Corá (Vitor Hugo), não matou Natan. Elda lembra que Oren (Alexandre Barros) pode causar uma guerra caso cumpra sua ameaça de levar Natan a Moisés para que o servo conte tudo o que sabe. Balaque ameaça matar Natan e afirma ser preciso recuperar as terras roubadas pelos amorreus. Natan é escondido por Adira (Rayana Carvalho). Joquebede aconselha seus netos ao ir até a tenda de Arão. A comitiva que veio buscar Radina (Aisha Jambo) é avistada por Joana. Moisés fica sabendo pela mulher que Zur engravidou Jaque. Aoliabe é elogiado por Zípora por ter se casado com Jaque mesmo sabendo de sua gravidez. Hesbom é invadida por Zur e oficiais fortemente armados.
Capítulo 34 - quinta-feira
Zur e os amorreus são liberados para entrarem na cidade. Em seguida, os moabitas começam a luta com os amorreus. Ao ver uma carroça de frutas, Natan se esconde. Leila, Abigail, Jaque e Deborah (Pérola Faria) se despedem de Radina. Ada revela estar grávida e Datã (Bruno Padilha) mostra felicidade. Passam alguns meses e o bebê de Deborah e Bezalel (Igor Cosso) nasce. O tabernáculo acaba de ser construído e Joquebede, Josué, Arão e Moisés comemoram. Em conversa com Josué, Moisés fala da importância das tábuas dos dez mandamentos e que é preciso seguir seu conteúdo para ter uma abençoada, próspera e boa vida. Arão é santificado por Moisés ao ter óleo de unção derramado em sua cabeça.
Capítulo 35 - sexta-feira
As doze tribos são divididas por Moisés. Zur perde a guerra e enfurece Balaque. Os sacerdotes e o Sumo Sacerdote de Israel são convocados para ficarem sete dias no Tabernáculo por Moisés. Betânia recebe proposta de Balaque para ter um filho com ele. O rei ouve a midianita pedir que ele traga de volta a Quir seus sobrinhos. Zur tenta ser convencido por Elda a convencer Betânia. Gahiji descobre que Leila está grávida. Ada causa irritação em Safira (Jeniffer Setti) e o horror em Damarina (Talita Younan) e Jerusa. Deus recebe oferenda de Arão. O tabernáculo é coberto por nuvem de fogo. O povo hebreu é abençoado por Arão. Betânia é alvo de sedução por Zur.