NOVELA "O RICO E LÁZARO" - semana de 20 a 24 de março de 2017
Capítulo 06 - segunda-feira
Jeremias (Vitor Hugo) tenta ser salvo por Asher (Rafael Gevu). Para deixar o profeta em paz, Joaquim (Henrique Filgueiras) pede para Fassur (Zécarlos Machado). Para livrar o servo, Nabucodonosor (Heitor Martinez) é convencido por Daniel (Gabriel Gracindo). Ravina (Marcos Breda) é visitado por Baruque (Guilherme Lopes). Tem algo perturbando Uriel (Ernesto Piccolo), diz Dinah (Dedina Bernardelli). Ao Senhor, pede ajuda Jeremias. Um sonho assusta Nabucodonosor. Para Jeremias, escondida leva água Joana (Maitê Padilha). Para decifrar o seu sonho, Beroso (Cassio Scapin) deve achar algum sábio, ordena Nabucodonosor. Aspenaz (Saulo Rodrigues) é distratado por Nitócris (Debora Osório). Sobre o açoite de Jeremias é avisado Eliaquim (Leonardo Medeiros). A atitude de Joaquim é criticada por Neusta (Vera Zimmermann). Jeremias deve ser livrado, pede Aicão (Perfeito Fortuna) para Eliaquim. Elga (Denise Del Vecchio) saiu para cultuar falsos deuses, diz Zelfa (Lucinha Lins) quando Chaim (Henri Pagnoncelli) chega em casa. O mal de Fassur é profetizado por Jeremias. Não pode pagar Chaim, diz Uriel. Para a casa de Ravina, Jeremias é levado. Uriel é ameaçado por Chaim. As palavras de Jeremias são escritas em pergaminhos quando o profeta é levado por Baruque para uma caverna. Sobre Ezequiel comentam Zac (Gabriel Felipe) e Asher. Onde Zac esteve?, pergunta Chaim. Os hebreus são menosprezados por Beroso quando ele avisa aos sábios sobre o desejo do rei. Das espadas afiadas pelos filhos reclama Chaim. Todos os sábios do reino que não decifrarem seu sonho serão mortos, avisa Nabucodonosor. Kassaia (Luisa González) é elogiada por Nebuzaradã (Bruno Daltro). Vai se tornar uma sacerdotisa, diz Sammu-Ramat (Júlia Maggessi). Hurzabum (Guilherme Seta) lamenta quando Shag-Shag (Cássia Linhares) diz que vai sair para beber. Nitócris humilha Nabonido (Mateus Costa). Precisam atender um pedido do rei diz Arioque (Felipe Cardoso) ao encontrar Nebuzaradã. Dos filhos a rainha Amitis (Adriana Garambone) reclama ao conversar com Aspenaz. Nabonido é humilhado por Nitócris, que é flagrada pela mãe. Não pagará mais tributo algum a Nabucodonosor, diz Eliaquim. A atitude pagã de Elga é repreendida por Dinah. Ao saber que acha que não tem fé, se decepciona Joana. Com Jeremias está preocupado, diz Joaquim. Teme a fúria do rei da Babilônia, diz Aicão. Joaquim deve tentar salvar Jeremias, pede Joana ao encontrar o príncipe na rua. Fassur os surpreendem. Com Daniel e os outros hebreus conversa Evil-Merodaque (Danilo Maia). O pai teve um sonho e quer que o decifrem, descobre o príncipe. O rei ordenou a morte de todos os sábios, avisa ao chegar Arioque.
Capítulo 07 - terça-feira
Para impedir a morte de Daniel, Mesaque (Sacha Bali), Sadraque (Gustavo Rodrigues) e Abednego (Nikolas Antunes) fará algo, diz Evil-Merodaque. Com Joana sobre Jeremias, Joaquim conversa ao despistar Fassur. Para falar com o rei, pede Daniel uma chance. À rainha, Evil pede ajuda. Sobre o encontro com Joana, Joaquim fala pra Neusta. A moça não é mulher para o filho, diz a rainha. Asher tenta acalmar seu pai quando Uriel reclama da seca. Uma noite para decifrar seu sonho, pede Daniel ao rei ao encontrá-lo. Com a rainha, de Evil-Merodaque se queixa Nabucodonosor. Em Deus, Daniel diz confiar. O rei decide poupar os nobres por mais uma noite e Amitis comunica isso aos filhos. A mãe deve parar de beber, pede Hurzabum. Eliaquim manda mensagem se recusando a pagar os impostos e Nabucodonosor a recebe. Deseja ter riqueza e poder, diz Sammu-Ramat. A fé que Daniel tem em seu Deus impressiona Nabucodonosor. Caso o hebreu não decifre seu sonho, no entanto, ele será morto, avisa o rei. A falta de fé de Asher é lamentada por Joana quando se abre com Ilana (Claudia Mauro). Para decifrar o sonho do rei, pede ajuda a Deus, Daniel. Até o soberano da Babilônia ele pede para ser levado, logo em seguida. O monarca fica impressionado quando o sonho começa a ser descrito por Daniel. Então, o sonho do rei é decifrado por ele. Daniel é nomeado chefe de todos os governadores da Babilônia por Nabucodonosor, impactado e emocionado. A fúria de Nabucodonosor é alertada por Aicão para Eliaquim, em Jerusalém. As atitudes pagãs de Elga são reclamadas por Zelfa. Com más companhias Zac está andando, diz a Chaim, Fassur ao encontrá-lo. O sacerdote é enfrentado pelo garoto. Uma música hebraica é cantada por Dana (Livia Inhudes) e Rebeca (Letícia Pedro). De andar com Joana, Zac é proibido por Chaim. A Baruque, Ravina entrega provisões. Daniel é alvo de agradecimento por Evil e Kassaia. Nabonido é esnobado por Nitócris. Sua responsabilidade aumentou, diz Daniel. Eliaquim pagará caro por sua atitude, avisa Nabucodonosor. A atitude do rei de Judá é contada para Jeremias por Baruque. Joana e Asher se beijam quando conversam.
Capítulo 08 - quarta-feira
Um para o outro, se declaram Joana e Asher. Ele precisa ter fé, avisa ela. Não acredita em Jeremias, diz Eliaquim. A história de vingar a morte de Abel (Tiago Marques) deve ser esquecida, diz Joana para Asher. Da oficina de armas de Chaim, Zac fugirá, avisa ele. Não confia em Zedequias (Jandir Ferrari), irmão de Eliaquim, avisa Neusta ao conversar com Joaquim. Zac diz que pedirá a mão de Joana em casamento e Chaim o flagra. Zuriel (Christian Guedes) e Hassube (Rodrigo Tavares) serão mandados para longe de Jerusalém, avisa Zedequias. Com Tamir (Lucas Burgati), Shamir (Leonardo Braga) reclama. Para Rebeca, Nicolau (Kevin Vechiatto) pede um beijo. Em casamento, Asher pedirá a mão de Joana, avisa ele. Da falta de chuva Uriel reclama. Zac fica furioso ao apanhar do pai, Chaim. Está muito feliz, diz Joana. Asher pedirá a mão da moça em casamento, descobre Zelfa. Eliaquim não acredita nas palavras de Jeremias quando ele vai novamente até o palácio para alertá-lo. Para mais uma missão, Nebuzaradã deve se preparar, manda Arioque. Para o rei se divertir, Amitis escolhe algumas mulheres. Não vê a hora de deixar a Casa da Lua, diz Sammu-Ramat. Em uma viagem Zac será levado por ele, diz Chaim. De visitar Zac, Asher é proibido por Uriel. A atenção de Amitis é agradecida por Nabucodonosor. Uma mulher tem seus pertences roubados ao ser assassinada por Sammu-Ramat. Descobre Asher que Zac viajou com Chaim ao ir visitá-lo. A Casa da Lua foi deixada por Sammu-Ramat, avisa Hurzabum. O jeito impulsivo de Nitócris tenta ser lidado por Aspenaz. Nitócris fica irritada quando Beroso sugere que a princesa se case com Nabonido. No palácio, Beroso é procurado por Sammu-Ramat, fingindo ser a mulher que assassinou. Sabe de toda a verdade, diz o sacerdote a surpreendendo. Daniel é parabenizado por Aspenas ao conversar com ele. Para aceita-la no palácio, Sammu-Ramat implora a Beroso. A Ravina e Zadoque (Paulo Figueiredo), a mão de Joana é pedida por Asher. Sobre a presença de oficiais babilônicos no palácio de Jerusalém, é avisado Eliaquim. A tristeza de Uriel é estranhada por Asher. Nitócris diz que deseja casar com Nabonido ao saber, animada, que terá um marido obediente. As contas do palácio são estranhadas por Daniel. Até Jerusalém, seus oficiais devem ir, mandou Nabucodonosor, avisa ao chegar Evil-Merodaque. Para ver Joaquim, o príncipe herdeiro, pede Arioque, no palácio de Judá. Preocupado fica Eliaquim.
Capítulo 09 - quinta-feira
Os hebreus são atacados por Arioque, Nebuzaradã e os outros oficiais babilônicos. Feridos são Gedalias (Ronny Kriwat) e Micáias (Bernardo Mesquita). Ao tentar proteger Neusta e Joaquim, é assassinado Eliaquim. A rainha e o príncipe herdeiro serão levados, diz Arioque. Zedequias ficará responsável pelo reino de Jerusalém, avisa o oficial. Para a Babilônia são levados, Neusta e Joaquim. Da profecia de Jeremias, Aicão se lembra. O ocorrido com Neusta é lamentado por Ebede-Meleque (André Luiz Miranda), servo da rainha, abalado. Ao príncipe Joaquim, ele entrega o anel do rei Eliaquim. Cativos são levados Ezequiel e a mulher. Asher sai apressado quando Joana tenta impedi-lo de fazer alguma besteira. Ao ver que Zedequias é o novo rei de Judá, se espanta Fassur. Asher é impedido de atirar em Arioque por Joana, temendo o pior. Com a invasão se preocupa a família de Ravina e Ilana. Nunca será um rei cruel como o seu pai, diz Evil-Merodaque ao conversar com Daniel. A grandiosidade do palácio impressiona Zac quando alguns clientes na Babilônia são visitados por Chaim. Com Chaim, Beroso marca um encontro. Ao saber que Nitócris aceitou se casar com ele, de felicidade explode Nabonido. À rainha Amitis, Sammu-Ramat é apresentada por Aspenaz. Com sua irmã se casará, diz Nabonido ao encontrar Evil. Será leal a Beroso, diz Sammu. Um frasco com uma substância é entregue a ela ao sacerdote. Até a Casa da Lua vão Chaim e Zac. Shag-Shag recebe de forma calorosa Chaim enquanto o menino conversa com Hurzabum. No quarto do rei, Zedequias, ambicioso, se instala. Com Beroso, negocia Chaim. A morte de Abel é lembrada por Asher. A profecia se cumpriu, avisa Baruque a Jeremias. A luxuosidade de Babilônia impressiona Neusta. É a cidade da perdição, diz Ezequiel. Está grávida, diz Dinah. Sobre a viagem, Zac não deve dizer nada, manda Chaim. A gravidez de Dinah é contada a Joana por Asher. A morte de Eliaquim é descoberta por Daniel. No palácio, são bem recebidos Neusta e Joaquim. O príncipe herdeiro de Judá é medroso, avisa ao rei, Arioque. Deve ficar alerta, diz para ele Nabucodonosor. Para cima de Kassaia, Nebuzaradã joga charme. Joana é procurada por Zac. As futilidades de Neusta devem ser aturadas e, por isso, Aspenaz suspira. O desempenho de Arioque é elogiado por Nabucodonosor. Ele está protegido, diz a Joaquim, Daniel ao se encontrar com ele. Asher pediu a mão de Joana em casamento, descobre Zac. Chora angustiado e furioso fica ele. Asher deve servi-lo por sete anos, diz Uriel ao confessar que está devendo para Chaim.
Capítulo 10 - sexta-feira
Para pagar a dívida de Uriel e servi-lo por sete anos, se revolta Asher. Com Zac, ele discute ao ir até a oficina de Chaim. Acabam brigando eles. São separados por Zadoque e Ravina. A morte de Eliaquim é falada por Fassur. A atitude do pai é questionada por Zac. O filho é ofendido por Chaim, ao agir com ironia. O pai o chama de frouxo quando o garoto explode de raiva e o ameça ao explodir de raiva. Zac deverá viajar, diz Elga. Como deverá servir o pai de Zac por sete anos, não poderá se casar, diz Asher ao procurar Joana. Joaquim deve ter fé, pede Daniel. Ezequiel será enviado aos filhos de Israel, fala Deus. Uriel está perdoado, diz Asher. Passam sete anos. Já rapaz, Benjamim (Theo Salomão), filho de Dinah e Uriel, conversa com Asher (Dudu Azevedo). De Deus, Zedequias se afastou, diz Ilana. O seu amor por Asher é demonstrado por Joana (Milena Toscano). Na oficina de Chaim, ele trabalha. O pai maltrata Tamir (Anderson Müller), Shamir (Renato Rabelo), Nicolau (Raphael Montagner) e Absalom (Roger Gobeth). De Zac (Igor Rickli), diz sentir falta Zelfa. Ezequiel escreve carta falando de sua conversa com Deus e Daniel recebe a carta. Não vê a hora de conhecer os jardins que estão sendo preparados para ela, diz Amitis. No palácio, brinca Belsazar (João Barreto), filho de Nitócris (Sthefany Brito) e Nabonido (Augusto Garcia). Nabuzaradã (Angelo Paes Leme) é beijado pela mulher, Kassaia (Pérola Faria). Com Daniel, Evil-Merodaque (Kayky Brito) conversa. Joaquim é paparicado por Neusta. Sobre suas traições à Kassaia, Nebuzaradã comenta com Arioque. Fará aliança com o Egito, avisa o rei Zedequias. Nabucodonosor será traído pelo rei e ao saber disso, Fassur se irrita. Absalom lhe dá arrepios, diz Dana (Graziela Schimmit). Para as pessoas na rua, Fassur fala mald e Joana. O trabalho dos filhos é criticado por Chaim. Com Asher, implicam os rapazes. A aliança que Zedequias está fazendo com o Egito é falada por Baruque para Jeremias. Larsa (Ricardo Martins) deve ficar de olho nos escravos, manda, Beroso, servo dele, ao conversar. Na cerimônia da inauguração dos jardins ele vai tocar, diz Hurzabum (Rafael Almeida). Nas ruas, o futuro das pessoas tenta ser adivinhado por Shag-Shag. Para a inauguração do presente da rainha segue o cortejo. A coragem de Joana é admirada por Dana. Com arco e flecha, Benjamim tenta ser ensinado por Asher. De Abel, ele se lembra. Eles sentem falta de Zac, dizem quando chega Joana. Para sua amada, Nabucodonosor apresenta os Jardins Suspensos da Babilônia.