Novela "Novo Mundo' - capítulos de 08 a 13 de maio de 2017
Capítulo 41 - segunda-feira
Thomas (Gabriel Braga Nunes) descobre que Dom Pedro (Caio Castro) está sendo intimado a ir a Portugal e fica surpreso. Pedro recebe o apoio de Leopoldina (Letícia Colin). Peter (Caco Ciocler) e Joaquim (Chay Suede) fazem de tudo para que Pedro não vá embora. Após um sonho, Anna (Isabelle Drummond) resolve escrever mais um livro. Piatã (Rodrigo Simas) demora a voltar para a aldeia e deixa Jacira (Giullia Buscacio) preocupada. Leopoldina é informada por Avilez (Paulo Rocha) que a Família Real precisará ir embora. No palácio, Joaquim e Avilez duelam. Germana (Vivianne Pasmanter) e Licurgo (Guilherme Piva) se queixam de servir os tripulantes do navio. Francisco (Alex Moreno) é orientado por Domitila (Agatha Moreira) a formar um grupo de apoio a Dom Pedro. Leopoldina diz para Joaquim manter Thomas longe do palácio. Domitila conversa com Rosa sobre sua ida ao Rio de Janeiro e é ouvida por Benedita (Larissa Bracher). Elvira (Ingrid Guimarães) estraga a comida dos marinheiros na taberna. Jacira beija Piatã. Junto de Thomas, Wolfgang (Jonas Bloch) e Diara (Sheron Menezzes), Anna vai ao palácio. Dom Pedro resolve retornar a Portugal.
Capítulo 42 - terça-feira
Avilez desconfia do mal-estar de Leopoldina. Domitila vê Benedita na comitiva e fica espantada. Dom Pedro adia sua ida a Portugal por um tempo. Germana e Licurgo têm sua taberna interditada por Avilez. Após pegar a carta deixada por Cecília (Isabella Dragão) na igreja, Libério (Felipe Silcler) a publica no jornal. Domitila chega ao Rio de Janeiro. Leopoldina pede que Chalaça (Romulo Estrela) insista para que Dom Pedro desista do retorno a Portugal. Dom Pedro se espanta com a forma que sua decisão repercute na cidade. Jacira diz para Piatã manter o namoro dois em segredo, mas são flagrados na mata por Ferdinando (Ricardo Pereira). Joaquim é elogiado por Leopoldina para Anna. Licurgo e Germana resolvem se instalar na casa de Elvira. Cecília teme a reação de seu pai e de Avilez ao lerem seu artigo no jornal levado por Matias (Renan Monteiro). O Príncipe Regente cogita recusar a visita da comitiva vinda de São Paulo. Surpreendido com Domitila e Benedita na corte, Chalaça é obrigado a levá-las até Dom Pedro.
Capítulo 43 - quarta-feira
Domitila fica nervosa para conversar com Dom Pedro. Thomas nota que Chalaça está tenso por ver a amante. Benedita se encontra com Dom Pedro. Chalaça conversa com Domitila e Thomas ouve. Matias impede que Cecília fale com Libério sobre uma possível represália ao jornal. Com seus soldados, Avilez devastam o jornal. Chalaça é chantageado por Domitila para que promova seu encontro com Dom Pedro. Jacira e Piatã resolvem investigar a mata depois que a índia afirma ter visto um espírito no local. Ferdinando elimina suas pegadas para não ser encontrado. Dom Pedro nega conversa com Leopoldina sobre a decisão de ir para Portugal. Thomas, ao ver Anna com os pertences de seu pai, tenta disfarçar sua raiva. Joaquim se lembra de Anna ao contar histórias para Quinzinho (Théo Lopes). Thomas sente falta de páginas do diário do pai de Anna após encontrá-lo. Fred (Leopoldo Pacheco) jura vingança a Thomas. Domitila fica revoltada ao descobrir o encontro que Benedita e Pedro tiveram.
Capítulo 44 - quinta-feira
Depois de brigar com Benedita, Domitila resolve ir embora do Rio de Janeiro. Pedro fica aliviado ao ter o apoio de Leopoldina. Matias e Cecília conversam e Idalina os vê. Anna diz que não dará ao filho o mesmo nome de Thomas e ele precisa disfarçar sua raiva. Chalaça dá adeus para Domitila. Wolfgang garante a Diara que fará de tudo para permanecer no Brasil. Anna fala de seu pai para Nívea (Viétia Zangrandi). Licurgo apoia Dom Pedro distribuindo panfletos a seu favor. Germana faz uma simpatia para Elvira conquistar o amor de Joaquim. O galpão com a munição das tropas é fechado por Avilez. Thomas registra a ordem de pedir munição aos aliados feito por Leopoldina a Joaquim. Nívea socorre Anna, com uma forte dor. Piatã fica preocupado por Jacira notar alguém na mata. Madre Assunção autoriza visitas regulares de Peter a Amália (Vanessa Gerbelli). Libério sente falta dos escritos de sua correspondente anônima. Avilez é informado por Thomas que Joaquim sairá do Rio de Janeiro para encontrar munição. A carruagem de Benedita é atacada por Domitila.
Capítulo 45 - sexta-feira
Benedita fica assustada com o ataque à carruagem. A munição trazido ao Rio de Janeiro é confiscada por Avilez. Leopoldina repreende Joaquim e Chalaça por cogitarem a hipótese de Thomas ser um traidor. Benedita é expulsa de casa por Domitila. Dom Pedro se revolta com o discurso de Avilez. Joaquim pensa em uma forma de Pedro permanecer no Brasil. Thomas diz a Avilez que só irá tirar seu disfarce quando Pedro não estiver no Brasil. Licurgo, Germana e Elvira arrecadam assinaturas na rua. Diara é defendida de Sebastião por Wolfgang. O abaixo-assinado em apoio a Dom Pedro não aflige Avilez. Anna pede segredo a Nívea sobre o encontro com Joaquim. Na mata, Jacira vai atrás de Ferdinando. Avilez vai ao palácio para ocupar o lugar de Dom Pedro. Após Joaquim apresentar as assinaturas contrárias à vontade da Corte Portuguesa, Dom Pedro resolve permanecer no Brasil e é aclamado pelo povo.
Capítulo 46 - sábado
Avilez é vaiado em sua saída do palácio após confronto com Dom Pedro. Cecília se anima com os fatos acontecidos na capital. Thomas é acusado de ser um traidor por Dom Pedro e Chalaça. Joaquim se envergonha ao levar Elvira ao jantar de comemoração na casa da família imperial. Piatã e Jacira brigam. Idalina (Dhu Moraes) descobre por quem Cecília está apaixonada e fica surpresa. Jacira faz as pazes com Piatã. Leopoldina, Wolfgang e Diara fogem de Elvira. Thomas orienta Nívea para vigiar Anna ao resolver fazer uma viagem. Domitila pensa ter tido seus planos arruinados por Chalaça. Chalaça e Peter celebram o Dia do Fico. Piatã e Jacira ficam longe da aldeia durante a noite. Domitila pede ajuda de Francisco para encontrar Dom Pedro. Avilez pergunta a Sebastião onde está Thomas, que procura por Domitila.