Novela "Novo Mundo" - capítulos de 03 a 08 de abril de 2017
Capítulo 11 - segunda-feira
Anna (Isabelle Drummond) tenta afastar Pedro (Caio Castro). Thomas (Gabriel Braga Nunes) é informado por Sebastião (Roberto Cordovani) que terá uma reunião com Dom João (Léo Jaime). Piatã (Rodrigo Simas) é impedido por Ferdinando (Ricardo Pereira) e Letícia (Maria João) de fazer parte da expedição. Jacira (Giullia Buscacio) demonstra amizade por Joaquim (Chay Suede). Wolfgang (Jonas Bloch) consegue escapar de Elvira (Ingrid Guimarães). Leopoldina (Letícia Colin) diz a Anna que Piatã foi atacado por Carlota (Débora Olivieri). Anna falha ao tentar contar para Piatã ter sido beijada à força por Pedro. Catarina (Alice Borges) diz ter sido roubada por Elvira, e Germana (Vivianne Pasmanter) e Licurgo (Guilherme Piva) a obrigam a trabalhar na taberna. Guayi (Diogo Oliveira) ordena que Joaquim seja levado até ele pelos guerreiros da aldeia. Thomas encontra Pedro em sua audiência com Dom João e se espanta. Patrício (André Dias) escuta Leopoldina falar de Carlota e se incomoda. Thomas induz Dom João a lhe promover a um cargo de confiança para conseguir sondar uma manobra contra a monarquia. Fingindo conhecer os índios, Jacinto (Babu Santana) chama Piatã para desbravar a mata. Joaquim é pego em uma armadilha de Guayi.
Capítulo 12 - terça-feira
Joaquim é abandonado preso na mata por Guayi e os guerreiros. Piatã consegue fugir de Carlota. Anna tem medo de que Leopoldina não acredite em sua versão sobre o assédio sofrido por Dom Pedro. Carlota e Dom Pedro reprovam o cargo de confiança dado a Thomas. Jacinto é indagado por Piatã sobre o dia de sua expedição. Homens à procura da aldeia dos índios encontram Joaquim e o resgatam. Jacira procura por Joaquim. Pedro e Leopoldina vão à praia e se divertem. A cozinheira Nívea (Viétia Zangrandi) é colocada para fora da da chácara de Wolfgang por Shultz (Ruben Gabira). Ao chegar de viagem, Carmem, sobrinha de Licurgo, pede um emprego na taberna. Anna pede ajuda a Thomas para achar Piatã. Ao libertar Joaquim da armadilha, Guayi suplica por ajuda para salvar seu povo. Joaquim consegue alertar os índios sobre a aproximação dos índios à aldeia.
Capítulo 13 - quarta-feira
Junto dos índios, Joaquim enfrenta os jagunços. Jacinto nota que Piatã não tem habilidade na mata. Ao parir seu filho, Carmem, antes de morrer, pede que Elvira crie o menino. Joaquim explica a Ubirajara (Allan Souza Lima) como foi parar na floresta. Licurgo leva o filho de Carmen deixado com Elvira para um orfanato. Anna tem seu quarto invadido por Pedro. Piatã é abandonado por Jacinto na mata. Anna diz a Thomas Pedro a está assediando. Após brigar com Leopoldina, Pedro a deixa sozinha na mata. Joaquim é avisado por Olinto (Daniel Dantas) que poderá viajar para o Rio de Janeiro. Leopoldina é procurada por Pedro. Nívea recebe instruções de Thomas para iniciar o trabalho em sua casa. Carlota chama a atenção de Pedro por ele forçar Anna a dançar com ele. Piatã relembra um momento ao lado de seu pai índio. Elvira leva o filho de Carmem para a taberna após pegá-lo no orfanato. O capitão do navio diz para Anna que Joaquim está morto. Índios de outras tribos atacam Joaquim e os Tucarés. Thomas aconselha Anna a dizer que está comprometido com ele.
Capítulo 14 - quinta-feira
Anna concorda em seguir o plano de Thomas. Jacinto afirma que Piatã não conseguirá sair da mata. Anna e Thomas informam a Pedro e Leopoldina que estão comprometidos. Diara (Sheron Menezzes) é levada por Sebastião (Roberto Cordovani) para cozinhar para Wolfgang. Ubirajara tenta fazer um acordo com Caurê. Anna não diz a Leopoldina o motivo que a levou a se comprometer com Thomas. Os Tupiniquins declaram guerra contra os Tucarés e Joaquim fica irritado. Pedro garante a Chalaça que conseguirá mostrar a verdade Thomas. Quinzinho é escondido Licurgo e Germana por Elvira. Thomas mostra a lista recebida de Sebastião com o nome dos falsos rebeldes para Dom João. Desmaiado, Piatã é encontrado na mata por Ferdinando e Letícia. Joaquim descobre sua missão com os índios. Pedro comemora quando Dom João envia Thomas para Cisplatina.
Capítulo 15 - sexta-feira
Thomas promete manter contato com Anna ao despedir-se dela. Carlota se queixa das saídas de Dom João. Joaquim lembra de Anna. Consciente, Piatã sente vergonha de seu estado. Thomas diz Sebastião que, no trajeto para Cisplatina, irá saquear muitas vilas. Tibiriçá (Roney Villela) avisa Joaquim que a escolha de cumprir sua missão com os índios poderá afastá-lo de Anna. Quinzinho é visto por Germana. Diara desperta um encantamento em Wolfgang. Joaquim vira Tinga na aldeia. Ao ouvir Ferdinando e Letícia falarem sobre retorno de Piatã, Anna se apressa para ver o irmão, mas ele se nega a falar com ela. Wolfgang tem momento de amor com Diara. Anna diz a Leopoldina que irá se mudar após ser interceptada por Pedro. Jacira acredita que vai conseguir conquistar o amor de Joaquim, que se junta aos guerreiros indígenas. Ao ler o diário de Anna, Leopoldina descobre o motivo de ela querer sair de casa.
Capítulo 16 - sábado
Leopoldina fica arrasada quando Anna lhe conta sobre as investidas de Pedro. Joaquim se prepara com os índios. Piatã resolve procurar por trabalho. Quinzinho é batizado por Elvira. Carlota protesta por ter de ficar no Brasil. Leopoldina manda Pedro se desculpar com Anna depois de o confrontar sobre os assédios à professora. Os índios ficam atentos ao plano de Joaquim. Pedro resolve fazer um livro com as histórias de Anna. A história avança quatro anos. Índios são liderados por Joaquim rumo ao Rio de Janeiro. O segundo filho de Pedro nasce e ele comemora. Dom João recebe de Avilez (Paulo Rocha) uma carta ordenando que ele volte para Portugal. Anna conclui seu livro. Dom Pedro recebe de Dom João o comando do Brasil. De volta ao Rio de Janeiro, Thomas planeja se casar com Anna. Em sua última saída misteriosa, Dom João pede para Chalaça guardar seu segredo. Pedro diz irá tirar Thomas do cargo de confiança. De forma contida, Avilez e Thomas comemoram a volta de Dom João para Portugal. Piatã e Anna não ficam próximos. Pedro fica surpreso ao descobrir que precisa obedecer as ordens da Corte Portuguesa.