Novela "Escrava Mãe" - semana de 31 de outubro a 04 de novembro
Capítulo 109 - segunda-feira
Miguel (Pedro Carvalho) entra na frente de Juliana (Gabriela Moreyra) para defende-la. Miguel comprova que Juliana está livre mostrando os papéis assinados. Maria Isabel (Thais Fersoza) acusa Zé Leão (Marcello Scorel) de traição por ele ter ajudado Juliana e Miguel. Maria Isabel se irrita com panfleto feito por Átila (Leo Rosa). Osório (Jayme Periard) é nomeado comandante das tropas por Almeida (Fernando Pavão) e eles deixam Guilherme (Roger Gobeth) e Dr. Pacheco (Henri Pagnoncelli) indignados. Catarina (Adriana Lessa) assume que atirou no comendador para Tozé (Cassio Scapin). Teresa (Roberta Gualda) conta que viu Beatrice (Bete Coelho) beijando Tito Pardo (Nill Marcondes). Irani (Adriana Londoño) sofre ao ver belezinha (Karen Marinho) triste por conta do baile. Maria Isabel é cercada pelas pessoas que cospem perto dela. Miguel e Juliana são presos e acorrentados. Zé Leão e Loreto (Junno Andrade) tentam tranquilizar as pessoas. Maria Isabel cai ao tentar desviar de balde de dejetos jogado nela. Almeida socorre Maria Isabel e manda as pessoas saírem do local. Rebeca (Mariza Marchetti) se surpreende ao ver anel na mãe de Esméria (Lidi Lisboa). Belezinha se desculpa com Dália (Manuela Duarte) e elas ficam de bem. Sapião é chicoteado por Almeida e Maria Isabel fica satisfeita. Osório detém Tito Pardo e Zé Leão por serem cúmplices da fuga de Juliana e Miguel. Átila é preso por Osório por causar transtorno. Miguel mente e diz que sequestrou Juliana para ela não ser castigada. Juliana finge desmaio e golpeia o homem quando ele se aproxima. Juliana consegue pegar as chaves.
Capítulo 110 – terça-feira
Osório ouve conversa de Átila e Zé Leão escondido. Filipa (Milena Toscano) exige que Maria Isabel retire queixa contra Átila. Osório entra na cela e pega o bilhete de Átila. Átila pede a Osório para questionar Almeida. Osório põe fogo na carta para o desespero de Átila. Maria Isabel diz que só libera Átila se ele não fizer nada contra ela. Quintiliano pergunta sobre anel a Esméria e ela diz que foi um presente. Urraca (Jussara Freire) coloca a culpa em Gonzalina (Graça de Andrade) após beber toda a bebida do armazém. Quintiliano (Luiz Guilherme) acusa Esméria de roubo diante de Osório. Esméria diz que foi Genésio (Rogério Brito) quem lhe deu o anel e Osório promete castiga-lo. Osório é golpeado por Genésio que corre. Juliana e Miguel retornam a Vila acorrentados. Petúnia é leva por Osório para casa de Maria Isabel. Maria Isabel quer que Petúnia minta e diga que ela nunca teve filho, mas a mulher não aceita. Maria Isabel anuncia aos escravos que Juliana foi capturada. Maria Isabel encara Tia Joaquina (Zezé Motta) e ela lhe dá um tapa. Almeida (Fernando Pavão) triunfa diante de Miguel e Juliana presos.
Capítulo 111 – quarta-feira
Miguel enfrenta Almeida, dizendo que ele é o culpado pela fuga. Maria Isabel ameaça castigar a todos. Beatrice se explica a Quintiliano. Filipa procura pelo Pirata Barbudo para descobrir sobre a filha de Átila, mas ele diz não saber de nada. Ela insiste e tenta negociar. Sapião (Sidney Santiago), Genésio e outros escravos invadem a casa para encontrar Maria Isabel e Tia Joaquina tenta tranquiliza-los. Beatrice (Bete Coelho) se declara a Quintiliano, mas ele a expulsa de casa. O pirata Barbudo tenta assediar Filipa. Maria Isabel atira em escravo. Maria Isabel é ameaçada por Guiné e Teresa sai em sua defesa. Almeida analisa carta assinada por Beatrice. Teresa (Roberta Gualda) implora que os escravos tenham piedade. Filipa vai a delegacia para tentar soltar Átila, mas Quintiliano a manda embora. Esméria procura Guilherme (Roger Gobeth) dizendo que pode ajudar Juliana, pois sabe de coisas a respeito de Maria Isabel. Maria Isabel é imobilizada pelos escravos e pede que eles levem Teresa em seu lugar. Osório e Almeida decidem castigar Juliana em praça pública. Maria Isabel é acorrentada e levada pelos escravos. Átila descobre que Maria Isabel retirou a queixa e sairá em breve da prisão. Dália (Manuela Duarte) pede que Belezinha (Karen Marinho) escreva carta a Quintiliano fingindo que é um sheik interessado em casar com sua filha. Almeida diz que Juliana será castigada em praça pública.
Capítulo 112 – quinta-feira
Almeida encaminha Juliana para punição em praça pública. Zé Leão tenta tranquilizar Miguel. Maria Isabel sofre, humilhada. Tito pardo declara fidelidade a Beatrice e ela se comove. Teresa sofre após Maria Isabel a oferecer como refém aos escravos. Osório diz a Miguel que ele também será punido ao lado de Juliana. Sapião enfrenta Almeida e oferece Maria Isabel em troca de Juliana. Quintiliano tranca a filha em casa. Guilherme tranquiliza Filipa e diz que se encontrará com homem que sabe sobre a filha de Átila em seu lugar. Osório pega a arma e Genésio ameaça Maria Isabel com garrucha. Bá Teixeira enfrenta Quintiliano e o aconselha. Teresa conta a Beatrice sobre o ocorrido com Maria Isabel. Almeida alega que Juliana e Maria Isabel são inocentes e o único culpado é Miguel. Loreto (Junno Andrade) exige que Crisaldo liberte Zé Leão da cela. Filipa promete a Bá Teixeira que irá fugir e se casar com Átila. Loreto abre a cela de Átila. Átila procura o pirata para saber de sua filha, mas como o homem não responde, ele pega uma faca para ameaça-lo, mas quando se aproxima percebe que ele está morto. Guilherme flagra a cena. Charles sai em defesa dos escravos na praça. Almeida diz que dará uma segunda chance a Juliana e Miguel e eles estranham.
Capítulo 113 – sexta-feira
Juliana pede perdão à Maria Isabel Publicamente. Catarina estranha quando Esméria chega em casa e se recusa a falar com as pessoas. Tozé explica a Catarina que foi por conta do que Almeida lhe falou. Juliana confessa que o motivo de sua fuga é o amor que sente por Miguel. Juliana agradece Miguel por tudo o que ele fez por ela. Juliana e os escravos são perdoados por Almeida. Almeida promete melhorias na qualidade de vida dos escravos. Juliana e Maria Isabel são libertadas das correntes. Almeida promete a Maria Isabel que Juliana terá seu devido castigo. Rosalinda descobre que a mulher de Loreto está chegando na cidade. Miguel se assusta quando Osório diz que ele será enforcado. Almeida tenta assediar Juliana. Beatrice sente pena de Maria Isabel após vê-la chorando e dizendo que mostrará aos escravos que ela venceu. Guilherme conta a Filipa sobre Átila. Rosalinda joga objetos em Loreto. Almeida dá um beijo quase na boca de Juliana. Átila dorme com Filipa e eles são acordados por Bá Teixeira que alerta sobre a chegada de Quintiliano.