PRÓXIMOS CAPÍTULOS DA NOVELA "PANTANAL" - resumo da semana de 19 a 24 de setembro de 2022
José Leôncio (Marcos Palmeira) descobre por Marcelo (Lucas Leto) e Guta (Julia Dalavia) que a demissão de Solano (Rafa Sieg) ocorreu porque ele de fato estava portando armas. Zaquieu (Silvero Pereira) para livrar Alcides (Juliano Cazarré) afirma que ele prendeu Solano.
José Leôncio se desculpa com Zefa (Paula Barbosa). Irma (Camila Morgado) espanta a todos ao garantir que Solano faltou com a verdade quando contou que partiria para Aquidauana. Tadeu (José Loreto) é enfático ao afirmar que não quer casamento.
A Juma (Alanis Guillen), Muda (Bella Campos) conta que intui que haverá morte na propriedade. Solano usa a tapera de Juma para se esconder sem desconfiar que ela é dona do local.
Zuleica afirma a Tenório (Murilo Benício ) que Maria Bruaca (Isabel Teixeira) o deixou enciumado. Há uma falta de luz total na apera na hora em que Solano decide sacar sua arma.
A arma de Solano é achada por José Leôncio na embarcação largada por Juma na tapera. José Leôncio e José Lucas (Irandhir Santos) colocam Tenório contra a parede por causa de Solano. Juma conta a Irma que Solano foi abocanhado pelo Velho do Rio (Osmar Prado), que se transformou em cobra.
Filó (Dira Paes) fala ao filho que o cansaço de José Leôncio está lhe deixando apreensiva. Renato (Gabriel Santana) fica sabendo das atitudes do pai no Sarandi. Renato tenta tirar da cabeça do pai a decisão de exterminar José Leôncio e seus filhos.
Para Filó, Maria Bruaca conta estar penalizada por Tenório após a perda do filho dele. Marcelo pressiona Tenório para ele justificar o contratação de Solano.
A Marcelo, Tenório diz não ter ordenado a Solano o assassinato de alguma pessoa e fala ao rapaz que quer paz na vida. Para Alcides, Zaquieu conta que tudo que faz é para ficar ao seu lado. Maria Bruaca recebe de Tenório a o documentação das terras do Sarandi.
Tenório trata Maria Bruaca com gentileza e pega a todos de surpresa. Muda não aceita servir o marido. Mariana (Selma Egrei) fala a Irma que Trindade (Gabriel Sater) não deve mais lembrar dela e deixa a filha pasma.
Mariana nota que Juma deixou o quarto para se dirigir à tapera dar à luz. Juma não percebe que Solano está pronto, prestes a atacá-la.
Solano faz Juma refém e questiona a respeito do Velho do Rio, fazendo ameaças à mulher de Jove (Jesuíta Barbosa). Solano afirma que disparou contra o Velho do Rio e deixa Juma furiosa ao extremo. Irma sente que Juma necessita de auxílio.
Solano é surpreendido com uma onça, que está ao redor da tapera. Juma arrasta o cadáver de Solano e espanta Muda. O Velho do Rio está muito debilitado por ter sido baleado por Solano. José Leôncio e Alcides vão comunicar a Tenório que Solano está morto.
Muda diz para Juma tirar a vida de Tenório. Tenório deixa Marcelo com um pé atrás. Alcides repreende Maria Bruaca por dar crédito a Tenório. Irma fala a José Lucas que para ela Juma usou as garras para matar Solano.
Para Irma, José Lucas conta que há chance ela não estar pronta para deixar Trindade de lado. Jove faz de tudo para tirar Juma da tapera e ela o ameaça. Mariana deduz que o neto vai nascer antes do previsto e fica fora de si.
O Velho do Rio auxilia Juma a dar à luz. Para Jove, Juma conta que vai ficar na tapera com o bebê. Para José Lucas, Irma garante que quando Trindade chegar, seu filho vai nascer. Eugênio (Almir Sater) acreita ter avistado Trindade com sua chalana.
Trindade aparece em visão de Irma, liberta o filho de qualquer elo, e lhe dá nos braços da ruiva. Irma conta a Filó que Trindade realizou seu parto e a deixa de boca aberta.
José Lucas ouve Trindade dizer que seu destino é ter a companhia de Irma. A Jove, Juma conta que retornará à fazenda. Juma permite que José Leôncio leve a filha dela nos braços para galopar, como ele já havia feito com Jove. Juma combina com Muda que vai virar onça para tirar a vida de Tenório.
José Leôncio fica receoso com seu cansaço, os filhos falam muito para ele agendar exames, mas não convencem o pai. A Tibério (Guito) e os peões, José Leôncio conta que vai participar da comitiva seguinte. A Tadeu e Zaquieu, Filó fala que José Leôncio para provar que está bem pode morrer.