RESUMO DA NOVELA "O TEMPO NÃO PARA" - semanas de 21 a 28 de janeiro de 2019
Marocas (Juliana Paiva) nota que os parentes estão presos dentro de casa. Teófilo (Kiko Mascarenhas) recorre a Barão (Rui Ricardo Dias) em troca de proteção. Petra (Eva Wilma) diz para Samuca (Nicolas Prattes) ir embora da casa dos Sabino, mas ele se nega. Como forma de tirar Samuca do local, Petra resolve entrar na casa à força. Carmen (Christiane Torloni) e Vanda (Lucy Ramos) deduzem que caíram em plano que envolvia assembleia na Criotec. Os oficiais retiram Samuca. Adan (Rui Ricardo Dias) vai ser punido, conta Belém (Ingrid Klug) a Eliseu (Milton Gonçalves) e Paulina (Carol Macedo). Teófilo é preso para prestar esclarecimento quando Florêncio (Ricardo Duque) o nega esconderijo. Carmen e Samuca ficam sabendo por Vanda que os Sabino Machado agora são de propriedade do Estado. Samuca fica furioso com Petra.
Vanda faz de tudo para tranquilizar Samuca e Elmo (Felipe Simas). Para que o vírus seja eliminado, é necessário submeter a todos por exames, conta Petra a Marocas. Tales (Sérgio Menezes) é escolhido como novo assistente por Petra quando ela manda embora Helen (Rafaela Mandelli). Marocas acha que tem que ajudar Petra como forma de dar liberdade à família. Em conversa com Lúcio (João Baldasserini), Florênico conta que tem vontade de encarar Mateus (Raphael Vianna) para que ele lhe arranje uma porção do vírus. Waleska (Carol Castro) deixa claro a Mateus que não está do seu lado. Betina (Cleo) fica com receio de Lúcio descobrir que ela tem culpa no assassinato do irmão dele. Samuca diz que tem que conversar com Marocas e encara Mateus.
Mateus conta que vai falar com Marocas só por voz quando autoriza Samuca a entrar no casarão. Dom Sabino (Edson Celulari) envia mensagens privadas para os agregados e eles fazem o mesmo. Marocas ordena às irmãs a porem uma mensagem na coleira do cachorro. Dom Sabino, Menelau (David Junior) e Cecílio (Maicon Rodrigues) arrumam uma brecha para escaparem. A Elmo, Samuca conta que recebeu de Marocas uma mensagem em cifra e Pirata é o código. Petra e Mateus retiram sangue dos Sabino Machado. Ao ver o resultado dos testes, Petra fica pasma. Os funcionários da empresa se reúnem diante do casarão para que os Sabino Machado sejam soltos. Ao mesmo tempo em que os Sabino Machado começam a fugir, Mateus nota a manifestação.
O efeito da manifestação faz Petra ficar aflita. Capangas de Florêncio raptam Waleska. Menelau escapa, mas Mateus detém os Sabino Machado ao notar que eles fugiram pelo telhado. Vanda procura Menelau. Ao perceber que não sabe onde a filha está, Coronela (Solange Couto) fica aflita. Petra está certa que só Marocas está infectada. Igor (Léo Bahia) dá comida a Waleska no cativeiro e ela reconhece sua voz. No estabelecimento de Elmo, Vanda abriga Menelau. Monalisa (Alexandra Richter) e Zelda (Adriane Galisteu) contam que irão resgatar Teófilo e Amadeu (Luiz Fernando Guimarães) escuta. Ao telefonar para Mateus, disfarçado, Lúcio determina que quer substituir Waleska pelo vírus isolado. A Tales, Petra avisa que tem intenção de deixar Marocas na empresa de criogenia, mas dará liberdade aos outros. A vontade de Petra em usar Marocas para testes deixa Tales temeroso.
Amadeu é colocado em uma cápsula por Petra quando a cientista se revolta ao flagrá-lo na empresa de criogenia. Menelau vai contra Elmo e resolve auxiliar os colegas. Lúcio arma para Mariacarla (Regiane Alves) ser detida por roubar bijuterias do Museu Africano. Tales é obrigado por Mateus a contar como conseguiu uma parte do vírus, uma vez que a ação tem caráter oficial. Marocas fica sabendo por Petra que ela será a única a permanecer detida. Dom Sabino fracassa ao tentar resgatar Marocas e fica desolado.
A emissora não vai divulgar o penúltimo capítulo
A emissora não vai divulgar o último capítulo