PRÓXIMOS CAPÍTULOS DA NOVELA "MAR DO SERTÃO" - resumo da semana de 19 a 24 de dezembro de 2022
Irma (Mônica Feijó) é obrigada a ir embora de Canta Pedra ao ser enquadrada por Pajeú (Caio Blat). Xaviera (Giovana Cordeiro) não acha a documentação de Rivaldo. O Coronel (José de Abreu) suspeita a presença do filho em sua casa. Deodora (Debora Bloch) joga charme para Pajeú.
José/Zé Paulino (Sergio Guizé) se enche de raiva ao recordar do acidente que sofreu. Candoca (Isadora Cruz) desperta em lágrimas quando José/Zé Paulino aparece em seu sonho. Xaviera e Timbó (Enrique Diaz) arrumam esconderijo quando Deodora regressa para casa. O Coronel atende ligação de Deodora para o filho deles.
José/Zé Paulino fica sabendo que Irma deixou a cidade e fica transtornado. Ismênia (Ana Miranda) suplica para que Tertulinho (Renato Góes) traga a mãe dele de volta para casa. Pajeú sai à procura de Deodora. Candoca fica tensa quando flagra José/Zé Paulino deixar o local com pressa. Tertulinho é questionado por José/Zé Paulino a respeito de Irma.
José/Zé Paulino e Tertulinho têm uma briga. Tertulinho fica cheio de raiva quando o Coronel põe as terras do Catende no nome de José/Zé Paulino. Xaviera fica surpresa ao flagar Deodora com trajes íntimos antes da partida da Pajeú.
Tertulinho critica a gastança feita pelo pai. José/Zé Paulino ganha auxílio de Joel (Matteus Cardoso) para limpar a propriedade do Catende. Candoca evita que o Coronel bata em Vespertino (Thardelly Lima) quando ele vai atrás do bandido. Joel passa Timbó para trás para conseguir ver o trabalho do pai.
Deodora encaminha o Coronel para a casa do filho deles. Nivalda (Titina Medeiros) e Sabá (Welder Rodrigues) fazem Escolástica (atriz não divulgada) concordar com uma sugestão. Deodora chama atenção do marido por ele não dar atenção à saúde. Xaviera acha a documentação de Rivaldo.
Xaviera e Firmino (Odilon Esteves) ao acharem a documentação na casa de Tertulinho deduzem algo e ficam aflitos. Vespertino assegura a Mirinho (Lucas Galvino) que vai cobrar do Coronel por ter passado por vexame. Deodora incrimina Xaviera quando Tertulinho fica sabendo a documentação de Rivaldo desapareceu.
Alguém não identificado envia flores a Lorena (Mariana Sena). Xaviera revela a Tertulinho que Pajeú e Deodora estavam em sua casa. Candoca discute com José/Zé Paulino. Quintilha diz a Márcio Castro (Gabriel Godoy) que o melhor é ele adquirir um teste para saber se Cira (Suzy Lopes) está ou não grávida.
Na companhia de Pajeú, Deodora é flagrada pelo filho. Timbó fica sem a medalinha que foi de seu pai e com a qual iria presentear José/Zé Paulino. Manduca pega José/Zé Paulino de surpresa quando aparece para auxiliar na construção da nova casa.
José/Zé Paulino fica sensibilizado com o comportamento do filho. Pajeú apanha de Tertulinho. Anita (Julia Mendes) dá a Cira um teste de gravidez usado ao roubá-lo. Lorena fica com dúvidas quando Dagmar (Heloísa Jorge) comenta a respeito do passado da cidade.
Maruan (Pedro Lamin) dá um beijo em Labibe (Theresa Fonseca). Padre Zezo (Nanego Lira) dá uma bronca em Vanclei (Marcello Melo Jr.) por ele enviar buquê para Lorena, Firmino flagra e disfarça. Pajeú vai atrás de Candoca depois que Deodora faz a sua cabeça.
Padre Zezo comenta a respeito da vida de Lorena, e Dagmar ao escutar cai no choro. Candoca acusa todos os poderosos de Canta Pedra ao enviar artigo para o jornal. Deodora fica furiosa ao fazer a leitura da manchete do jornal.
Ismênia fica com medo de Candoca morrer quando o Coronel faz ameaças à mocinha. Sabá perde os sentidos ao escutar o que Candoca escreveu. Laura fica aflita com o alcance do jornal. Sávio (Bruno Dubeux) coloca o jornal na web. José/Zé Paulino questiona o motivo de Candoca ter feito referência à JM/Chaddad no artigo.
Os poderosos de Canta Pedra são detidos por desacato quando protestam com Jessilaine (Giovanna Figueiredo) por causa do texto e Candoca. Ela relata a José/Zé Paulino o teor da conversa com Pajeú. Firmino alerta Pajeú de uma possível prisão e perda da guarda do filho e o faz desistir de atentado contra Xaviera.
Vespertino se dispõe a dar patrocínio para o jornal. Candoca é saudada pela população. Joel aceita ir atrás da medalinha perdida do pai a cova do pai após Timbó insistir. Afastam a filha de Sabá da prefeitura.
Floro Borromeu (Leandro Daniel) assume a prefeitura de Canta Pedra de maneira interina. Maruan reprova Laura por seu comportamento. Floro põe em liberdade os poderosos e escolhe Sargento Venâncio (Hugo Germano) para assumir de forma interina a delegacia.
Vespertino faz de tudo para que Floro lhe nomeie para uma função na secretaria do município. Tertulinho faz de tudo para que a mãe aceite regressar para a fazenda. Jessilaine conta ao pai que irá sair candidata pela oposição. Entregam a Candoca uma intimação na qual Tertulinho pede a guarda do filho dela.
Tertulinho critica as alegações que Márcio usou para obter a guarda da criança. Sabá faz as pazes com a filha e assegura que retornará à prefeitura. Pajeú rapta Xaviera. Candoca perde seu emprego no posto de saúde.