RESUMO DA NOVELA "JEZABEL" - semana de 05 a 13 de agosto de 2019
Getúlia (Hylka Maria) diz para Hannibal (Rafael Sardão) consumir o vinho oferecido por ele. Feliz, Hannibal faz a troca dos copos. Getúlia não se sente bem e despenca por conta do veneno. Baruch (Denis Doná) se surpreende ao escutar que Hannibal é seu pai. Um pouco antes de perder a vida, Getúlia revela que partiu de Jezabel (Lidi Lisboa) a intenção de chantagear. Queila (Juliana Knust) conta o que aconteceu para Baruch e o filho fica furioso com o pai. Micaías (Guilherme Dellorto) faz de tudo para tranquilizar David (Bruno Ahmed), que afirma que irá conduzir uma rebelião, ao mesmo tempo que se mostra temeroso por ver Acazias (Williean Reis). Acazias volta a planejar a apreensão e assassinato de Elias (Iano Salomão). No meio das oliveiras, Elias e Eliseu (Ronny Kriwat) dialogam. Passam indicações para Sidônio (Pedro Lamin) se livrar do cadáver de Getúlia. Baruch se refere a Hannibal como pai. Jezabel acredita que Getúlia foi morta por Hannibal. Baruch e Barzilai (Timóteo Heiderick) propõem que Hannibal revele a Jezabel que é pai dele. Baruch conta para a mãe que está tudo organizado para a mudança em Samaria. Hannibal não aceita a sugestão de Anaid (Brendha Haddad) para eles fugirem. Joana (Camila Mayrink) é destratada por Adad (João Pedro Novaes). Aflitos com o filho, Raquel (Sthefany Brito) e Micaías pensam em ir embora da cidade. Naamã (ator não divulgado) e Zara (atriz não divulgada) discutem e ele se recusa a deixar Samira (Laís Pinho) em liberdade. Queila deve ser assassinada juntamente com Barzilai e Baruch, ordena Hannibal a Adad. Sidônio revê Joana. Jezabel faz perguntas a Hannibal a respeito do desaparecimento de Getúlia.
Jezabel zomba de Hannibal e sugere que pode matá-lo. A respeito do passado, se falam Joana, Sidônio e Temima (Juliana Schalch); revoltado, o oficial decide tirar a limpo a história com Anaid e depois de um confronto, usa arma para tirar sua vida. Jezabel age com maldade após Hannibal despertar de um sonho ruim. Cadmo (Cássio Nascimento) acha o cadáver de Anaid e se espanta. Adad e oficiais decidem matar os parentes de Barzilai. Obadias (Juan Alba) revê Joana e se espanta. Micaiás descobre por Inlá (Leonardo Franco) e Rebeca (Talita Castro) que eles pensam também em mudança para Judá. Jamal (ator não divulgado), Hazael (ator não divulgado) e Naamã (Pedro Henrique Moutinho) tramam um novo confronto contra Israel. Jezabel aprova quando descobre junto com Acazias através de Cadmo que Anaid está morta. Thiago (Daniel Erthal)e Matheus mostram a Barzilai que estão dispostos a saírem das tropas para se mudarem para Judá alegando cansaço. Os oficiais, por decisão do general, são autorizados a desertarem. Obadias fica com falta de Samira ao levar Joana para os parentes. Eliseu fala com Elias. Jezabel põe a culpa em Hannibal quando Acazias manda que o general encontre quem matou Anaid. Adad, na companhia dos oficiais, chegam perto de onde mora Barzilai. Jezabel relata ao filho que Anaid foi assassinada por Hannibal cumprindo decisão dela. Temima diz para Sidônio permitir a liberdade de Joana e ele reprova. Falta luz no casebre de Barzilai e, nesse momento, os oficiais estão prontos para tomarem uma decisão.
Barzilai se lembra das dificuldades que enfrentou na tropa, principalmente quando Jezabel ordenou que os profetas fossem dizimados. Hannibal encara Jezabel e a rainha diz, novamente, que ele matou Anaid e Getúlia. Milena (Anna Rita Cerqueira) diz que Joana deve dar a volta por cima. Jezabel afirma a Hannibal que ele só ficará vivo enquanto for útil e ele diz que não tirou a vida de Anaid. Ele faz ameaça para a rainha. Barzilai acorda depois que os oficiais provocam barulho ao invadirem sua casa. Adad e Barzilai estão em confronto quando Baruch se alia ao pai e, Queila dá ajuda no embate quando dá uma arma ao general. Furioso, Sidônio afirma que vai carregar Joana ao entrar à força no pai dela. Os parentes de Queila se espantam quando, sem saída, Adad diz que está obedecendo ordem de Hannibal. Joana afirma que vai abandonar Sidônio e ele, mexido, lhe roga uma praga. Miguel (Igor Cosso) apoia Thiago a dar em cima de Joana. Barzilai encaminha Adad, atado, para Acazias e comove o castelo. Hannibal encara Barzilai.
Baruch tem briga com Hannibal. Barzilai conta a Acazias que querem sua morte e ele se espanta. Hannibal conta que cumpriu ordem de Jezabel. Jezabel diz que Hannibal fala a verdade; Acazias, então, manda matar Barzilai e Baruch; os dois não ficam parados; todos usam armas em confronto. Saulo (Gabriel Moura) morre para impedir a morte de Barzilai. Ele sai vitorioso quando detém Acazias e Hannibal. Atados, Acazias, Hannibal, Adad, Uriel (Fernando Sampaio) e Jezabel são achados por Obadias, Isaac (Leonardo Miggiorin) e Jorão (Diyo Coêlho). Jezabel manda, de novo, que Barzilai e Baruch sejam mortos, mas os dois fogem e encontram Queila para escapar. Passam a ir atrás de Barzilai. Hannibal acha Barzilai, mas deixa que ele vá embora da cidade, o pegando de surpresa. Thiago mostra seu amor por Joana. O tempo passa. Jezabel fica sabendo por Hannibal que Mesa, o soberano de Moabe, quer avançar sobre a cidade. Jorão é escolhido para rumar a Moabe tentando um acordo de palavras perigoso. Jezabel fica mal quando Acazias está nas últimas depois de despencar de varanda do castelo. Acazias vai morrer, conta Elias a Uriel ao ouvir uma voz vinda dos céus. Jezabel manda que Elias seja dado a ela para ela mesma tirar a vida do profeta. Na cama, Acazias está nas últimas. Jezabel faz pacto com Hannibal: será poupado caso lhe dê Elias. Jezabel recebe mensagem de Queila ao despertar de devaneio. A mensagem conta tudo a respeito do assassinato de Hailama e de quem é o pai de Baruch; a rainha fica possessa e mal. Hannibal e Elias se veem; o profeta pede aos céus para que sejam emitidos fogo contra ele. Há uma movimentação das nuvens e Hannibal e os oficiais viram pó. Jezabel ordena que Adad e cinco dezenas de homens procurem por Hannibal quando ela, Uriel e Adad suspeitam da sua demora. Cada vez mais, Acazias tem menos chance de ficar vivo. A tropa liderada por Adad fica em cima do que sobrou de Hannibal e sem saber o que houve, ameaça Elias. Elias proclama aos céus, de novo, e mais labaredas surgem, fazendo o grupo virar pó. Acazias ouve de Uriel que junto a Elias só há pó. E
O soberano ordena que Sidônio e outro grupo de 50 homens irem atrás do profeta. Ao descobrir que Hannibal está morto, Jezabel perde os sentidos, abalada. Sidônio pede perdão a Elias e vai ao seu lado para o castelo, cumprindo ordem dos céus. Acazias manda que matem Elias quando o profeta afirma que ele perderá sua vida. Sidônio fica prostrado na frente de Elias ao pensar no que foi obrigado a fazer: executar o profeta. Acazias sente muita dor e perde a vida após ficar furioso ao ver Elias partir sem arranhão. Jezabel não se conforma. Obadias comunica a nova ordem da rainha: todos devem se mudar para Jezreel. Jorão fica com o trono e festeja ao saber que Elias, bem distante do local, está rumando para Jordão. Elias divide as águas do Jordão com a finalidade de cruzar a margem com Eliseu. Uma carruagem de fogo encaminha Elias aos céus. Eliseu se maravilha com o que presenciou, recolhe a roupa de Elias, e com o espírito do profeta, faz uma nova passagem do Jordão se abrir para retornar na companhia dos seus seguidores. Jorão é atingido, 12 anos mais tarde, durante novo confronto contra os sírios. Jezabel afirma que é responsável pelo filho ser um fraco ao saber que Israel perdeu a luta. Debilitado, Naamã cogita ir atrás de Eliseu para impedir sua morte. Geazi nomeia Jéu novo rei hebreu seguindo ordem de Eliseu. Jorão é procurado por Acazias de Judá, herdeiro de Atália e imperador de Judá. Mais tarde, Eliseu diz para Geazi alertar Naamã sobre seu estado de saúde; contra sua vontade, ele assente e ao ficar curado, se sensibiliza. Na frente de Eliseu, Naamã passa por conversão. Naamã é encarado por Miguel, Thiago e Matheus.
A emissora não vai divulgar o último capítulo de "Jezabel"