RESUMO DA NOVELA "JESUS" - semana de 24 a 28 de dezembro de 2018
A novela não será exibida em virtude da reexibição das duas partes do especial de fim de ano "Família Record".
O Hidrópico (Sérgio Abreu) faz de tudo para escapar da luta, com medo. Pilatos (Nicola Siri) ordena que o Hidrópico seja enviado para a masmorra quando Diana (Cacá Ottoni) fica ao lado dele. Fílon (ator não divulgado) deixa Cassandra (Cláudia Assunção) fascinada. É preciso tomar alguma atitude a favor do Hidrópico, comentam Joana (Anna de Lima) e Edissa (Dedina Bernardelli). A não aceitação de Pedro (Petronio Gontijo) em compreender que Sara (Ana Barrozo) vai casar é comentada por Gabriela (Maitê Padilha). Os apóstolos brigam e Satanás (Mayana Moura) comemora. Sula (Kika Kalache) provoca Zebedeu (Roney Villela). O mal-estar entre os apóstolos faz Satanás ficar satisfeito. No concurso de lutas, Longinus (Sacha Bali) sai vitorioso. Cornélius (Ademir Emboava) se declara para Sara e vice-versa. A briga dos apóstolos é comentada por Goy (Paulo Lessa). O comportamento dos discípulos é reprovada pelo Messias. Na luta seguinte, Shabaka (Luka Ribeiro) sai vencedor. Goy é apoiado pelo Messias. A sua parcela destinada aos impostos para o templo faz Caifás (Eucir de Souza) ficar nervoso. As informações a respeito de Jesus (Dudu Azevedo) deixam Caifás e Anás (Paulo Figueiredo) nervosos. No calabouço, Diana procura pelo Hidrópico e acaba ameaçada. É necessário tirar a vida de Jesus, comenta Caifás ao falar com Anás.
Tirar a vida do Messias não é a saída mais adequada, comenta Malco (Daniel Villas). Caifás rejeita o comentário do oficial e fala que conhece a pessoa que irá procurar para cometer a morte de Jesus. Um médico é levado até o Hidrópico para prestar assistência a ele por Diana e Joana. Antipas (Marcos Winter) seduz Temina (Elisa Romero). No concurso, Longinus derrota seu primeiro adversário. Os irmãos do Messias visitam a mãe. Ao falar com Cornélius, Goy comenta a respeito da discussão dele e dos apóstolos. Na casa de Pedro, o Messias revê os irmãos ao surgir no local. Para duelar com Shabaka, Longinus se ajeita. O Messias prega e deixa seus irmãos acanhados. Malco ganha conselho de Marta (Beth Goulart). A atitude de Caifás deixa Tiago Justo (Gil Coelho) e Nicodemos (Ernani Moraes) com suspeitas. O Sumo-Sacerdote quer tirar a vida do Messias, conta Malco ao ser franco com Marta. Maria (Claudia Mauro) avisa que irá até Jerusalém com os herdeiros. Continua o confronto de Shabaka e Longinus. Laila (Manuela do Monte) deixa Asisa (Ana Paula Tabalipa) irritada. A respeito da família, Jairo (Felipe Cunha) fala com Simão Fariseu (Rafael Sardão). Adela (Adriana Garambone) diz que tem que ter uma conversa com os filhos. Ao ver Tiago Justo, Deborah (Manuela Llerena) conta que irá atrás do filho. Eles têm que ir embora para a Galileia, diz Marta (Dani Moreno) para Lázaro (Vandré Silveira). Judite (Marcela Muniz) espera um filho de Gestas (Flávio Pardal), fala Adela. Longinus é derrotado por Shabaka. Na frente da mulher, Chuza (Tadeu Aguiar) faz de tudo para disfarçar que apostou. Todos parabenizam Shabaka. A parábola das Dez Virgens é comentada pelo Messias. Feliz por Diana ter lhe visitado, o Hidrópico diz que quer pegar na mão dela. Tiago Justo tenta, mas fracassa ao ser franco com Deborah. Querendo contar o que Caifás planeja, Lázaro parte rumo a Galileia para ver o Messias. Durante reunião com Barrabás (André Gonçalves), o Sumo-Sacerdote diz que ele deve tirar a vida do Messias.
Para convencer Barrabás a executar o Messias, Caifás lhe dá um saco de moedas. A Goy, pedem desculpas João (Rafael Gevú) e Tiago Maior (César Cardadeiro). O apoio dos colegas faz Shabaka ser grato. Susana (Bárbara Reis) fica sabendo que querem executar o Messias. Uma garota chamada Noemi (atriz não divulgada) vai até a estalagem de Shabaka atrás de trabalho. Oficiais de Roma vão atrás de Noemi, que não arruma serviço. Lázaro deixa Susana aflita. A atitude de Barrabás faz Adela suspeitar. Claudia (Larissa Maciel) e Pilatos brigam. Laila ganha sorriso de Jairo. Antipas e Temina se beijam. A respeito do Criador, Diana comenta com o Hidrópico. Pedro ganha aula do Messias. Barrabás tem que ficar ajuizado, diz Adela. A respeito do servo de Arimatéia (Giuseppe Oristânio), o Messias comenta. Petronius (Fernando Pavão) recorda Maria Madalena (Day Mesquita). Uma parte dos oficiais atingem Noemi. Deborah deixa Tiago aflito. Noemi escapa com ajuda de Petronius. A respeito do futuro de Jesus, Marta fala com Betânia (Jessika Alves). Petronius presta cuidados a Noemi. Pedro fica sabendo que Cornélius quer casar com Sara. Petronius não é ruim, comenta Noemi. Pedro fica contra o casamento de Sara e Cornélius. Joana afirma que dará proteção ao Hidrópico. Susana ganha de Pilatos o prêmio pelo pai ter sido o campeão. Pilatos assedia Susana. Claudia reprova. Claudia diz que quer conversar com Petronius. Sara é confortada pela neta. Joana diz que quer que o Hidrópico seja dela mediante pagamento. Claudia solta o Hidrópico. A respeito da busca pelo filho, Deborah é advertida por Tiago Justo. Podem lhe apedrejar, comenta Tiago. O homem da Babilônia e dono do Hidrópico nega vender a criatura. Claudia diz que quer comprar o Hidrópico quando ela surge.
Claudia recorre ao marido para adquirir a criatura. O comportamento de Claudia faz Joana mostrar gratidão. Deborah diz que precisa falar sozinha com Tiago. Gabriela tira o pai do sério. A respeito dos ensinamentos de Jesus, os apóstolos falam. Barrabás fica sabendo que Lázaro está atrás de Jesus. A mãe lhe deu orgulho, comenta Helena (Julia Maggesi). Antipas é ofendido por Pilatos. O cavalo que pertence a Lázaro é alvo de sabotagem por Barrabás. O Hidrópico passa a tomar conta dos cavalos do castelo. O comportamento do Hidrópico com os cavalos faz Petronius elogiar. Deborah comenta que vai procurar o filho. Cornélius é carinho com Sara. Ao se deparar com Noemi na sala dele fazendo uma costura, Petronius fica espantado. Zaqueu vai até Shabaka fazer a cobrança dos impostos. Livona (Bárbara Borges) e Joana se conhecem. Como tem chance de auxiliar o Hidrópico, Diana se empolga. A respeito da gestação, Judite é alvo de perguntas de Gestas. Noemi é classificada como teimosa por Petronius. Adela vende seus cestos para Joana. Jesus é visto com atenção por Barrabás. Judite beija Gestas. Anás e Caifás se falam e deixam Malco e Nicodemos com suspeitas. Uma parte dos samaritanos tratam mal os apóstolos. Dimas (Fifo Benicasa) é considerado culpado pelo furto na estalagem por Shabaka e Susana. A respeito da ordem de tirar a vida de Jesus, Nicodemos faz perguntas a Caifás. O Messias fica desiludido quando nota que os samaritanos odeiam seus seguidores.