RESUMO DA NOVELA "JESUS" - semana de 17 a 21 de dezembro de 2018
Ficam frente a frente com um leão, Jesus (Dudu Azevedo) e os três apóstolos. Judas (Guilherme Winter) e Tomé (Gustavo Rodrigues) brigam. Eles não têm mais dinheiro, contam os apóstolos. Pedro (Petronio Gontijo), João (Rafael Gevú) e Tiago Maior (César Cardadeiro) são convocados pelo Messias. O leão não ataca quando todos passam rente a ele. O falso testemunho faz Asisa (Ana Paula Tabalipa) ser presa pelo centurião de Roma. Judas está com umas moedas, Maria Madalena (Day Mesquita) vê e suspeita. O comportamento de Temina (Elisa Romero) faz Caifás (Eucir de Souza) suspeitar. O filho Lunático (João Pedro Novaes) fugiu, nota o pai. Maria Madalena deve guardar segredo, diz Judas. Roubaram o hotel, nota Shabaka (Luka Ribeiro). Mateus (Gabriel Gracindo) recorre ao centurião para a mulher ser solta. Asisa é grata ao marido e diz o amar. A fala de Caifás e Anás (Paulo Figueiredo) é ouvida por Temina, sem que eles vejam.
Dimas (Fifo Benicasa) e Gestas (Flávio Pardal) causam suspeitas em Nemestrino (Drico Alves). Quando flagra Barrabás (André Gonçalves) com moedas, Shabaka suspeita. Na companhia de garotas de programa, Dimas e Gestas se entretêm. O Lunático é buscado pelos apóstolos. O aparecimento do Lunático deixa Laila (Manuela do Monte) e Jairo (Felipe Cunha) com suspeitas ao se beijarem. Asisa é adevertida pelo marido. O Lunático parte para o mar quando Satanás (Mayana Moura) fala junto ao seu ouvido. Judas é alvo de conversa de Maria Madalena com Maira (atriznão divulgada). Petronius (Fernando Pavão) diz que não tem como fazer nada quando Susana (Bárbara Reis) vai atrás dele e conta que roubaram a estalagem. Zebedeu (Roney Villela) impede o Lunático de se afogar. O Messias e os três discípulos caminham. Maria (Claudia Mauro) faz de tudo para tranquilizar o pai do Lunático e eles se reveem. No palácio, Claudia (Larissa Maciel) e as mulheres se falam. A respeito do Messias, Nicodemos (Ernani Moraes) e Fílon (ator não divulgado) conversam. Deborah (Manuela Llerena) ganha apoio dos pais, Edissa (Dedina Bernardelli) e Arimatéia (Giuseppe Oristânio), para procurar o filho. O Lunático tem que ir embora do vilarejo, ordenam Jairo e Simão Fariseu (Rafael Sardão).
Jairo e Simão Fariseu fazem de tudo para colocar para fora do vilarejo o Lunático. Para Cafarnaum volta o Messias. Gabriela (Maitê Padilha) e João se reveem. Na estalagem de Shabaka, Zaqueu (ator não divulgado) faz a cobrança das taxas. Susana afirma que dará uma solução quando se vê sem dinheiro. Petronius recorre a Temina para ter notícias. A volta de Jesus deixa Asisa furiosa. Messias fica sabendo a respeito do Lunático por Zelote (Rodrigo Andrade). Susana diz ter vontade de participar do concurso de lutas. Shabaka faz de tudo para que a filha não lute. Judite (Marcella Muniz) fica sabendo que espera um filho de Gestas. O fato de Cassandra (Cláudia Assunção) estar próxima de Fílon faz Petronius se opor. O comportamento de Simão Fariseu e Jairo faz o Messias protestar. Shabaka diz que quer concorrer na disputa de lutas. Dimas e Gestas devem raptar Cassandra, diz Barrabás. Fílon é apoiado por Cassandra. O Messias é alvo de conversa de Joana (Anna de Lima) e Edissa. O capeta que estava no corpo do Lunático é posto para fora por Jesus. Helena (Julia Maggesi) para rever Judas Tadeu (Ricky Tavares) cogita escapar. Yoná (Letícia Medina) ganha uma declaração do noivo. Os apóstolos contam que devem manter em segredo o que aconteceu na companhia de Jesus. O neto de Asisa nasce e ela brinda. Diana (Cacá Ottoni) adverte a mãe a respeito de Barrabás. Judite espera um filho de Gestas, conta Livona (Bárbara Borges ao surgir. Maria Madalena desperta interesse em Judas Iscariotes. Judas Tadeu precisa ter fé, conta Tiago Maior. Temina sugere se aliar a Barrabás. Lázaro (Vandré Silveira) fica sabendo que Susana vai competir no torneio de lutas. São exibidos os lutadores no castelo. Lázaro desperta ciúmes em Petronius quando fica ao lado de Susana. O Homem Hidrópico (Sérgio Abreu) é levado por uma corrente no pescoço, no castelo, para integrar o torneio. O Homem Hidrópico é forçado a participar do torneio mesmo dizendo que não tem noção de luta. Por terem fracassado na tentativa de expulsarem o capeta do Lunático, Iscariotes faz perguntas ao Messias. A ausência de fé dos discípulos faz o Mestre protestar.
Os apóstolos ouvem o Messias. Judas Iscariotes elogia Maria Madalena e a deixa encabulada. Ao se deparar com o Homem Hidrópico, Claudia se sensibiliza. A formosura de Susana é alvo de elogio de Pilatos (Nicola Siri). Temina tem que provar que é leal, diz Barrabás. Helena critica a vida que leva. Mateus conta que já tem um neto ao dar aulas de escrita para João. A Pedro, Sara (Ana Barrozo) faz de tudo para falar que foi pedida em casamento, mas não consegue. Yoná apoia Natanael (Pierre Baitelli). Iscariotes e Tomé se acertam. Shabaka reclama com Susana afirmando que ela é teimosa. Diana se encaminha ao calabouço para dar alimentos ao Hidrópico. Barrabás pede para ficar na casa de Adela (Adriana Garambone) quando avisa que vai lhe dar proteção. Caifás suspeita da atitude de Judite quando ela faz de tudo para lhe jogar charme. Diana fica sensibilizada quando o Hidrópico é franco com ela. Mateus e Asisa se beijam. Para Lázaro, Susana dá explicações. Zebedeu quita a dívida para a conversação do templo dos hebreus. Jesus conta que no terceiro dia após sua morte vai voltar a vida. Os apóstolos se espantam. Diana recorre a Claudia em prol do Hidrópico. Ao saber que Cornélius (Ademir Emboava) pediu sua avó em casamento, Gabriela festeja. Pedro é obrigado a pescar por Jesus porque ele vai achar uma moeda de prata a ser usada para quitar as dívidas. Pilatos recusa dar liberdade ao Hidrópico. Notando o interesse de Judas Iscariotes, Maria Madalena se esquiva dele. Longinus (Sacha Bali) diz que quer participar do concurso de luta. Para pegar a moeda, Pedro se encaminha. O fato de Malco (Daniel Villas) ser servo de Caifás faz Marta (Dani Moreno) protestar. Os apóstolos fazem de tudo para compreender o Messias. Pilatos resolve por Shabaka e Susana para se enfrentarem. Ao pegar um peixe, Pedro acha na boca do animal uma moeda de prata.
Pedro pega um peixe que tem na sua boca uma moeda de prata, seguindo dicas do Messias. Tem início a luta de Shabaka e Susana. Pilatos diz para eles serem mais agressivos. O comportamento cruel de Pilatos é falado por Arimatéia. Goy (Paulo Lessa) diz que pode dar abrigo a mulher que tem o diabo no corpo. Longe, Jesus faz uma oração. Jesus disse que é para ninguém ficar sabendo, conta Pedro ao chamar a atenção de André (Maurício Ribeiro). Fica possessa a mulher endemoniada. Em conversa com Diana, Claudia conta que fracassou ao tentar convencer o marido. O comportamento sádico do pai deixa Helena espantada. Susana é derrotada pelo pai. Obrigam o Hidrópico a participar do torneio. Diana conta que vai tomar uma atitude. A mulher endemoniada é solta por Goy. Goy é alvo de perguntas de João, revoltado.