RESUMO DA NOVELA "JESUS" - semana de 01º a 05 de abril de 2019
Quando é preso na cruz, o Messias (Dudu Azevedo) berra de dor. Os seguidores ficam pasmos. Maria (Claudia Mauro) e mais mulheres estão perplexas. Caius (Felipe Roque) tira sarro do Messias. Tiago Justo (Gil Coelho) fica sabendo que o Irmão está sendo pregado na cruz e vai ao local. Levantam a cruz onde o Filho de Deus foi preso. Ao presenciar a cena, Joana (Anna de Lima) fica desolada. Com determinação, o Messias enfrenta Satanás (Mayana Moura). Ao lado de Dimas (Fifo Benicasa) e Gestas (Flávio Pardal), Jesus é colocado na cruz. A população não tem conhecimento dos seus atos, diz o Messias clamando ao Criador para Lhes dar o perdão. Anás (Paulo Figueiredo) e Caifás (Eucir de Souza) comemoram. Arrependido, Tiago Justo lamenta quando vê Jesus na cruz. Anás e Caifás debocham do Messias, instigados por Satanás. Diante de Jesus, Maria derrama lágrimas. Gabriela (Maitê Padilha) faz de tudo para consolar Pedro (Petronio Gontijo). Caius estica uma esponja ungida de vinagre na direção do Messias. O Messias consola Dimas quando ele mostra remorso. Jesus nota que nuvens estão ocupando o céu. Satanás passa a ter medo. Pilatos (Nicola Siri) suspeita do tempo ter mudado. Ao notar Jesus na cruz, Mateus (Gabriel Gracindo) derrama lágrimas. Cláudia (Larissa Maciel) faz de tudo para confortar a filha. Caifás afirma que é necessário ir atrás dos apóstolos do Messias. Os seguidores passam a ter medo.
O céu escurece de uma forma mais intensa, paulatinamente. "Está consumado", fala o Messias no instante final de vida. Do céu vem uma gota d'água. Perde a vida o Messias ao cerrar os olhos. Ao notar que foi derrotado, Satanás fica aflito. Passa a ter uma trepidação na terra. Bastante triste, Maria derrama lágrimas. Caifás se apavora quando o véu do santuário se divide em duas partes enquanto está muito preocupado com projetos nebulosos. O terremoto deixa a população fora de si. Barrabás (André Gonçalves) se apavora. Um grande pedregulho atinge as pernas de Caius. No palácio, a população faz de tudo para se proteger. Dimas e Gestas perdem a vida. Longinus (Sacha Bali) espeta uma lança no corpo do Messias, provocando derramamento de sangue e água. Petronius (Fernando Pavão) reconhece o Messias como o Filho do Criador. Desesperado, Satanás berra quando avista a cruz. Com remorso por não admitirem o Filho do Criador, a população retorna ao Gólgota. Pilatos permite que o Messias seja enterrado. Jesus é descrucificado. Maria acaba de envolver Jesus com o Sudário. Pela Gólgota passa a comitiva fúnebre do Messias.
Enterram o Messias. Terencius (Eduardo Parlagreco) e Longinus põem um selo de Roma na amarra que prende a pedra do túmulo. Os oficiais romanos velam o sepulcro com argila. Os túmulos são abertos com um terremoto. Aqueles que perderam a vida e são sacros, voltam a viver. Goy (Paulo Lessa) e o herdeiro do publicano andam. Terencius e Longinus ficam desesperados. Sob aparência de arcanjo, Gabriel (Raphael Sander) é visto pelos oficiais amparado no pedregulho que fechava o túmulo. Quando nota que o herdeiro do publicano está com vida, Barrabás fica aflito. Livona (Bárbara Borges) encontra Adela (Adriana Garambone) e fica aflita. Caifás anda apressado pela casa quando esbarra em Levi (ator não divulgado). Petronius encontra o túmulo sem ninguém e com as cobertas no chão ao invadir o local. Petronius deixa o sepulcro com pressa. Caifás diz a Longinus e Terencius manterem segredo quando os oficiais vão atrás dele. O anjo Gabriel avisa que Jesus voltou à vida quando Maria, Sula (Kika Kalache), Miriam (Beth Goulart), Madalena (Day Mesquita) e Joana adentram no túmulo do Messias. As mulheres precisam contar aos apóstolos para se dirigirem à Galileia, diz Gabriel. Longinus e Terencius precisam ser mortos, ordena Pilatos. O Messias voltou a viver e eles têm que se encaminhar à Galiléia, contam Maria, Sula, Miriam, Madalena e Joana.
Maria Madalena e Jesus se encontram. Caifás se dirige ao Palácio para achar Pilatos. Caifás não acredita na ressurreição do Messias ao contar que o corpo Dele foi furtado. Diante de Maria, Sula e Mirian surge o Messias. Os apóstolos não confiam quando elas contam que se encontraram com o Messias. Os apóstolos não estão salvos, contam Joana e Helena (Julia Maggesi). Joana e Helena relatam a atitude de Caifás que levou o povo de Roma a caçar os seguidores. Querendo conversar com Longinus e Terencius, Petronius se dirige a casa de Caifás. Cleópas (ator não divulgado) e Zelote (Rodrigo Andrade) não identificam o Messias quando Ele aparece aos dois.
Cleópas e Zelote não mostram terem fé e deixam Jesus entristecido. Longinus e Terencius devem encontrar o cadáver do Messias, diz Petronius. À Cleópas e Zelote, Jesus diz quem é. Petronius diz que aqueles que seguiam o Messias devem ser presos. Um soldado de Roma tem que ir atrás de Madalena, diz Petronius. No tanque de Siloé, Pedro encontra o Messias. Maria Madalena nota que estão atrás dela. Ajoelhado e sensibilizado, desaba Tiago Justus ao encontrar o Messias. Pedro, Cleópas e Zelote contam que viram o Messias. Madalena recorre a Edissa (Dedina Bernadelli) em troca de esconderijo.