NOVELA "BELAVENTURA" - semana de 25 a 28 de julho de 2017
Alguns servos ajustam um traje de festa para Enrico (Gabriel Ferrarini), sobre um pedestal e envolto por eles. Ao lado de Carmona (o nome da atriz não foi divulgado), sua filha, a duquesa Vitoriana (Juliana Knust), sua mãe, o observa. Ao notar uma borboleta pousar em sua mão, Pietra (Bia Passos) sorri, no campo. Depois de várias guerras erá o dia de conhecer o rei, diz Corinto (Eri Johnson) ao dar boas vindas ao reino de Belaventura. Lucy (Larissa Maciel) não permite que a filha, Pietra, vá ao festejo quando ela pede. Marion (Helena Fernandes) e o Conde Severo (Floriano Peixoto) recebem, no castelo Valedo, o Mestre e Cedric (Giuseppe Oristânio). Uma grande lança de madeira é entregue a Severo por Fernão (Victor Pecoraro). Onde Severo deve atingir o duque Otoniel (Kadu Moliterno) durante a competição orienta Fernão ao retirar uma ponta de ferro da algibeira. Uma forma de ninguém perceber a fraude da ponta da lança é tramada por Severo e Fernão. Na arena, Pietra chega com sua mãe, Lucy. O público vibra na arena quando Corinto apresenta Otoniel. Para dentro da arena, o jovem Enrico é conduzido com seu cavalo por Mistral (Leonardo Franco). Ao ver Enrico, Pietra fica encantada. Para Pietra não ser pisoteada por algum cavaleiro ao correr, Enrico corre em sua direção. Um cordão de pedra que usa é entregue a Enrico, como retribuição, por Pietra. Com sua armadura e pomposamente vestido, Severo entra na arena. Como escudeiro, com ele, Fernão. Ao avistar alguns cavaleiros de Severo, Bartolion (Paulo Gorgulho) estranha, na vila. Prontos para o combate estão Otoniel e Severo. Otoniel cai do cavalo quando Severo acerta em cheio o seu pescoço. Os dois caem ao chão ao se enfrentarem novamente. O que anunciar não sabe Corinto. É aclamado pelo público Severo ao se levantar. O Mestre da Ordem aplaude Otoniel quando ele se levanta com dificuldade. Lucy é levada por Cedric e é vista, ao longe, por Pietra, quando esta foge. Desmaia ao passar mal Vitoriana. Diante do túmulo de sua mãe está Enrico (Bernardo Velasco) já adulto, numa passagem de tempo. Numa floresta está foragido Severo. No castelo, Tamar (Lidi Lisboa) é levada até Otoniel por seu tio Paris (Bemvindo Sequeira). Para conhecer sua futura noiva, Enrico deve ser chamado, pede Otoniel a Mistral. Na floresta, recolhendo lenha está Pietra (Rayanne Morais). A surpreende Accalon (Paulo Lessa) ao chegar. Enrico deve voltar para o castelo e assumir seu lugar, diz Bartolion, próximo dali. Pede socorro Pietra ao ser levada em cima da carroça em movimento. Para libertar Pietra, Enrico grita ao surgir. Com a carroça em movimento, Pietra golpeia o homem. Fica desacordada Pietra ao cair no chão. Tenta acordá-la Enrico ao se aproximar. Com a beleza de Pietra, Enrico se surpreende.
Pietra fica um tanto confusa diante de Enrico, que está surpreso. Enrico impede quando Accalon aparece e quer levar Pietra com ele. Diante de Otoniel, Cedric e Mistral, um mapa do reino de Belaventura é analisado por Jacques (Leandro Lima). O mapa é de inimigos que querem invadir o reino, tenta provar Jacques. Preocupada, Leocádia (Esther Góes) pede que Severo esqueça a vingança contra Otoniel quando está diante dele, na floresta. Marion deve admitir que envenenou Vitoriana, pede, bastante nervoso, Severo. Eles discutem quando Marion nega. Severo e Marion devem ser presos, manda Otoniel ao chegar. Pietra se assusta com a luta de Enrico e Accalon. Com Pietra, Enrico consegue fugir. Depois de tantos anos, Tiana (Marcela Muniz) não consegue disfarçar o abalo de ter tido seu filho roubado em conversa com Joniel (Raymundo de Souza). Na taverna de Falstaff (André Mattos), Gonzalo (Alexandre Slaviero) chega. Matriona (Angelina Muniz) chega, dá uma panelada em Tácitus (Alexandre Barillari) e o manda para casa quando ele está jogando. Matriona responde com grosseria quando Polentina (Bárbara Borges) se oferece para ajudar. Jacques não é confiável, diz Otoniel a Cedric ao desconfiar dele. Com trajes de festas se vestem Carmona (Camila Rodrigues) e Lizabeta (Adriana Birolli). Cansada e suja, Pietra entra em casa. Devolverá a honra à sua família, fala para si mesmo Jacques ao entrar no Castelo Valedo e observar a espada de Severo. Brione (Juliana Didone) e Gonzalo se beijam quando ele, apaixonado por ela, entra no castelo e se encontra com ela. Se recusa a usar a bela vestimenta feita por ele, Enrico ao observá-la. Foi um pedido especial do pai, diz Carmona. Os dois se encaram quando Otoniel entra. Com Otoniel, Enrico discute. Enrico recusa um abraço quando Otoniel abre os braços. Abraça o pai Enrico ao se aproximar devagar. Nos braços de Enrico, Otoniel desmaia.
Biniek (Paulo Reis) tem a caixa com os pertences de Lucy nas mãos e está diante de Pietra, que segura uma barra de ferro. Devolva a caixa, pede a Biniek, Pietra. Otoniel está desmaiado e muitos nervosos tentam ampará-lo Enrico, Lizabeta e Carmona. Os olhares de preocupação são percebidos por Otoniel ao despertar. Com raiva, Cedric encara Bartolion. Satisfeito, observa Mistral. Com a espada encostada em Gonzalo está furioso Jacques. Eles devem parar, pede Brione. Quer tomar Brione por mulher, diz, ameaçado, Gonzalo. Surpresa reage Brione. Jacques é deixado furioso no chão por Gonzalo ao ir logo embora após beijo em Brione. Quer se hospedar na estalagem, Accalon ao lá chegar. Uma chave para guardar suas coisas no baú é dada por Quixote (Élcio Romar) e Matriona ao aceitarem. Para que fique mais perto do rei, Nodier (Thierry Figueira), seu sobrinho, deve seduzir Carmona, pede Cedric. Conta Brione como ela e Gonzalo se conheceram e diz estar apaixonada por ele, à Marion. No castelo de Belaventura já estão no salão alguns convidados. O rei não vai participar da festa, comenta Elia (Silvia Salgado) com Mistral. Suspeita de invasão do castelo, conta Elia. A qualquer movimentação estranha, Cedric orienta os cavaleiros para ficarem atentos. Pelos fundos do castelo qualquer um poderia entrar, diz Jacques ao afrontar Cedric. Vai ganhar a confiança do rei e se tornará o comandante da guarda, diz Jacques. Para alguns homens, Pietra é oferecida à Biniek. Leva consigo a caixa Pietra ao conseguir fugir. Pede Pietra para a tirarem dali ao correr pela mata e encontrar dois bufões. Ela deve os ajudar, em troca, quando eles aceitam. Anunciando a entrada da família real, os arautos tocam as trombetas. Num ponto de destaque do salão, Corinto se coloca. Chama a atenção de todos Enrico ao adentrar o salão vestindo um traje festivo. O colar de Pietra é usado por ele.
Enrico está deslumbrante, diz ao se juntar as suas irmãs Carmona e Lizabeta. Por não ter comparecido no encontro com Tamar, Enrico pede desculpas a Paris. Enrico beija a mão de Tamar quando ela faz reverência. Para seguir com os cavaleiros, Severo se oferece, na fronteira do reino. É cercado Severo ao ser reconhecido como o foragido conde de Valedo. Calorosamente, Marion e Fernão se beijam na cama. Sua mãe não entende, diz Brione ao falar para Laurinda (Anita Amizo) que vai se casar com Gonzalo. Não vai desistir do seu amor, diz à Tiana, Gonzalo ao também confessar. Beija a mão de Carmona, Nodier ao se aproximar com Cedric. Carmona percebe quando é olhada de cima para baixo por Tácitus, que está por ali. A presença de Jacques no castelo lhe intriga, diz Enrico. É um voto de confiança do rei, diz Mistral. Os cavaleiros dizem que foram contratados para fazer o mesmo e Severo surpreende quando ele tenta convencê-los a se juntarem a ele para tomar Belaventura. Mistral e Bartolion escondem o que está para acontecer e que algo de estranho ronda o castelo diz, desconfiado, Enrico. O sumiço da cozinha todas as facas deixa Solimara (Kátia Moraes) nervosa. Num bonito traje e com a caixa da mãe nas mãos, chega Pietra com os bufões. Enquanto dança com Tamar, Enrico não fica à vontade. Pietra entra e fica completamente extasiada enquanto todos dançam no salão do castelo. O rosto de Enrico não é visto por ela. Severo e os cavaleiros de Belaventura lutam na fronteira do reino. Otoniel e Enrico discutem. Pietra deve ficar, pede Lizabeta quando os bufões acabam de se apresentar. Todos se assustam quando Jacques grita para que ninguém sai do castelo. No homem que estava próximo de Carmona um punhal é lançado por Jacques. Carmona é transformada em refém pelo homem mesmo ferido. Enrico deixa o local apenas usando calça e camisa simples ao discutir com o pai. Encapuzado é Enrico. Enrico pretende recuperar a espada e salvar suas irmãs ao ser salvo por Otoniel, que chega. Enrico deve se proteger, voltando para o quarto, diz Otoniel. O punhal no pescoço deixa Carmona apavorada. Todos se espantam quando Otoniel se oferece para o lugar da filha. Corre dali ao aproveitar Pietra. Mais reféns são feitos no meio do salão quando outros homens tiram facas das roupas. Cercado é Otoniel. Pede Pietra que não a machuque quando, escondida, é surpreendida por um homem com uma espada. No espanto dos reis, ela reconhece que é Enrico.