Resumo da novela "Belaventura" - semana de 16 a 20 de outubro
Pensativa na estalagem, Pietra (Rayanne Morais) fica tímida diante de Enrico (Bernardo Velasco) e Matriona (Angelina Muniz), Quixote (Élcio Romar) e Tácitus (Alexandre Barillari) observam. Enrico pede que Pietra confie em sua palavra e conte tudo o que viveu para o rei Otoniel (Kadu Moliterno). Mistral (Leonardo Franco) vai ao castelo de Valedo para chamar Marión (Helena Fernandes) e Leocádia (Esther Goés) para uma audiência com o rei. Arturo (José Victor Pires) diz à Brione (Juliana Didone) que Gonzalo (Alexandre Slavieiro) é um refugiado de Terragalon que no passado invadiu Belaventura e que um dia ele será expulso. Severo (Floriano Peixoto) diz a Joniel (Raymundo de Souza) que ele tem a decisão de morrer ou servir à casa de Valedo. Selena (Giselle Itié) conta a Enrico que o rei deu a notícia a ela que Gauvaine morreu e que nunca poderá realizar seu sonho juntos. Brione fica chocada diante de Severo e Fernão (Victor Pecoraro). Joniel levanta e parte para cima de Gonzalo e diz que a culpa é dele e Severo o detém. Tiana (Marcela Muniz) enfrenta Falstaff (André Mattos) e pede notícias de Joniel. Accalon (Paulo Lessa) diz à parteira Morgana que deseja que ela o conte toda a verdade sobre o rapto dos bebês.
Enrico pede para interrogar Merlino (Paulo César Grande) sobre o que ele sabe do antídoto. Merlino retruca o príncipe e diz que não sabe responder. Mas Pietra diz que estava presente quando Márion admitiu que Leocádia comprou o veneno e o antídoto para Merlino por um alto valor e por conta disso estavam devendo uma grande quantia à Ordem Pura. Leocádia surpreende a todos e aparece dizendo que é verdade. Severo pede para que Brione se proteja e ela avisa que os soldados do rei estiveram no castelo. Severo está implacável e ataca Jacques (Leandro Lima) com golpes de espada, mas ele se esquiva. Gonzalo e Brione treinam com armas brancas. Jacques fere Severo com a espada. Severo chama Jacques de traidor e garante que ele é uma vergonha para a casa de Valedo. Otoniel pede desculpas por todo sofrimento que passou no reino e agradece também por ter salvo a vida de Lizabeta (Adriana Birolli).
Otoniel aponta a espada para Cedric e ele fica tenso. Pietra questiona a Cedric sobre o desaparecimento da sua mãe e ele responde que apenas cumpriu ordens ao levar sua mãe que era procurada pela Ordem. Márion está furiosa na presença de Leocádia. Arturo tira satisfações com Severo por ter colocado Gonzalo para comandar a tropa. Joniel diz a Gonzalo que não tem escolha e terá de enfrentar o rei. Otoniel não deixa Cedric sair do castelo. Cedric fica revoltado, mas controla os seus impulsos. Lizabeta pede a Enrico que interceda por Jacques para que ele não pague sozinho pelos erros da família. Enrico aceita a proposta desde que ela aceite ser sua dama de honra do seu casamento. Polentina (Bárbara Borges) pergunta à Carmona (Camila Rodrigues) se ela vai impedir o sarau, e ela responde que veio para ficar. Cedric tapa a boca de Pietra enquanto ela dorme.
Cedric ameaça queimar Pietra como fez com a sua mãe. Pietra grita por socorro e Cedric bate em seu rosto. Enrico agradece Otoniel por ter acreditado em Pietra. Marión reclama do tratamento que está recebendo na prisão. Biniek (Paulo Reis) negocia com Severo e quer uma garantia. Brione entra apressada e os Errantes lhe seguram. Severo encara Biniek. Otoniel chama Merlino e revela que ele está expulso de Belaventura. Selena lança uma arma e acerta o braço de Cedric. Pietra consegue sair sem se machucar e corre na direção de Selena. Cedric consegue fugir. Gonzalo avisa para Accalon que o castelo está sendo atacado e pede para que o rei esteja ciente. Cedric alcança a carroça onde está Leocádia e Márion. Daros (Ivan Mendes) captura Márion e avisa a Enrico que não conseguiu evitar que os outros fugissem. Bartolion (Paulo Gorgulho) sugere que Enrico e Pietra se casem o mais rápido possível já que a guerra pode começar a qualquer momento.
Enrico questiona Bartolion se ele e Pietra devem realmente se casar logo e ele o aconselha que sim pois se trata de tempos de guerra e as atitudes de amor devem ser valorizadas e incentivadas. Severo pergunta a Cedric quais são as próximos atitudes de Otoniel contra ele. Dulcinéa (Anajú Dorigon) sente dores e Lizabeta está com ela. Elia (Sílvia Salgado) traz algo para Dulcinéa se alimentar. Gonzalo se encontra com Jacques e ele pede que o ajude a sair dali. Enrico diz à Pietra que não vê a hora de tê-la como esposa. Chega o dia do casamento de Enrico e Pietra, mas Selena interrompe a cerimônia e surpreende todos ao dizer que o casamento não pode acontecer.