Após quase meio século de carreira, sendo quatro décadas interpretando o atemporal Didi, Renato Aragão, que completa 80 anos em janeiro de 2015, faz, enfim, sua estreia no teatro. Na próxima sexta-feira (3), o humorista cearense se lança como ator teatral em "Os Saltimbancos Trapalhões", um musical ao lado do eterno companheiro Dedé Santana.
A peça é uma montagem do filme de mesmo nome rodado em 1981. À frente do musical, que será encenado até o final de novembro na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, está a dupla Charles Möller e Claudio Botelho. "É gostoso porque você sente a plateia de perto. Em shows, ficamos num palco enorme, mas o público está distante. No teatro, a qualquer reação, gesto ou olhar, a plateia está com a gente. É muito fascinante", contou o eterno trapalhão ao jornal "O Globo".
Renato lembrou que nunca havia se dedicado ao teatro por falta de tempo. "Tinha o programa semanal na Rede Globo, e não dá para se dedicar a dois senhores: ou você faz só televisão ou faz só teatro", afirmou. Na Globo, o humorista estrelou "Os Trapalhões" (de 1977 a 1995), "A Turma do Didi" (1998 a 2010) e "Aventuras do Didi" (2010 a 2013), além de uma série de especiais.
O momento é especial para o humorista, após se recuperar de problemas de saúde. Neste ano, Renato foi internado em duas ocasiões: em decorrência de um infarto e, depois, por causa de infecção urinária. Ele disse que procura ter uma alimentação saudável aliada a exercícios. "Eu me preparo para a vida. Sempre corro, faço ginástica e procuro manter uma alimentação de qualidade. Todos os dias eu faço esteira; e, no verão, hidroginástica, pelo menos três vezes por semana", afirmou.
"Acho que tudo isso me ajuda a estar preparado para as cerca de seis horas que vou passar no teatro nos dias de espetáculo", acrescentou. Ao lado do humorista estarão a filha dele, Livian, e o namorado dela, Nicolas Prattes. Livian disse, recentemente, que está com frio na barriga em relação a sua estreia no teatro.
No início de julho, Renato afirmou em entrevista que a filha conta tudo sobre o namoro para ele e a mulher, Lilian. "O moleque é legal, eu estou aceitando. Aliás, é por isso que a gente está concordando, aceitando e agradecendo, né?", declarou na época o Trapalhão. Além da peça, ele vai estrelar o especial "Didi e o Segredo dos Anjos", previsto para ir ao ar em outubro.