Aos 29 anos, Rafael Cardoso está prestes a estrear mais um papel na sua carreira. Em "Além do Tempo", da Rede Globo, o ator será Conde, um fazendeiro doce e completamente apaixonado pela personagem de Alinne Moraes. Em várias reencarnações, o rapaz vai lutar pelo amor da moça e tanta dedicação tem tudo para conquistar o público.
Em conversa com o Purepeople, o artista conta que percebe algumas semelhanças com seu personagem, principalmente no quesito romantismo. "Adoro mandar flores e acho que sou bem romântico", diz, para logo depois entregar que "para datas é mais esquecido".
Rafael é casado com Mariana Bridi, filha da jornalista Sonia Bridi. Os dois são pais da fofíssima Aurora, que nasceu em outubro de 2014. Completamente apaixonado pela família, o ator dedica todo seu tempo livre ao convívio com a pequena. "Nas horas vagas eu só quero ficar com a minha filha. Meu tempo de folga é todo para ela. Fico grudado, babando mesmo".
Sobre a mulher, para quem fez uma cerimônia surpresa de casamento em Fernando de Noronha, o ator é só elogios. "Ela é maravilhosa. Nos encontramos. Acredito em reencontros de almas, em pessoas que se reconheceram".
Ator é adepto do xamanismo e acredita no amor como receita para a felicidade
Com voz calma e pausada, Rafael revela ainda que pratica o xamanismo, filosofia de vida que visa o reencontro do homem com a natureza e seu próprio mundo interior. "Acredito que todo espírito tem sua função aqui nesse plano. E quem trabalha bem essa parte espiritual reage bem aos remédios, por exemplo. Acredito que plantando o amor e sendo uma pessoa do bem, a gente só pode colher sucesso e felicidade", defende.
Na trama de Elizabeth Jhin - que também contará com Paolla Oliveira no papel de vilã e estreia nesta segunda-feira (13) -, o ator vai montar os próprios cavalos e encarnar um verdadeiro príncipe. Na vida real, ele minimiza e fala com realismo sobre as próprias qualidades e defeitos.
"Essa ideia de príncipe é complicada. Meu personagem, por exemplo, é falho. Vai ter que recuperar muitas coisas ainda. Acredito que ninguém é só bom o tempo inteiro. Eu não sou, ninguém é. Todo mundo erra, todos têm seus pecados".
'Ajudei algumas pessoas do elenco a montar', conta Rafael, experiente com cavalos
O ator já está contando com uma ajuda de peso para compor seu novo personagem no folhetim: as éguas Esmera e a Esmeralda, que vieram especialmente do seu sítio na região serrana do Rio de Janeiro.
"Eu tenho um sócio e criamos cavalos crioulo em Cachoeiras de Macacu. Eu, inclusive, ajudei algumas pessoas do elenco a montar", disse orgulhoso.
Segundo o ator, os animais são muito educados e o domador já até ganhou o Freio de Ouro, o mais importante prêmio da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos.
Rafael Cardoso também contou que, quando foi convidado para a novela, brincou com o diretor da trama, Rogério Gomes, o Papinha. "Ele me perguntou seu eu montava e eu brinquei dizendo que poderia tentar, mas depois contei que já estava acostumado. Fiz tudo sem dublê", pontuou o ator, que ainda fez graça com o cachê recebido pelas éguas: "Acho que estão ganhando mais do que eu".
(Por Naiara Sobral)