Em 1993, Isabel Fillardis despontava na TV como a fogosa Ritinha de 'Renascer ', assinada por Benedito Ruy Barbosa. Na época, Isabel era modelo e tentava a carreira como atriz, no entanto, em seu primeiro papel sofreu um grave acidente que lembra até hoje.
Como parte das gravações aconteciam em Ilhéus, na Bahia, assim como ocorreu antes da estreia do remake, os atores tiveram a oportunidade de conhecer a região. Foi em um banho de cachoeira que a jovem atriz levou um grande susto.
"Me acidentei na cachoeira, foi bem grave e assustador na época. Nós estávamos a uma hora da cidade, então corremos até o melhor hospital. Me lembro de Antonio Fagundes chegando com flores no hospital pra me ver, numa delicadeza sem fim. Éramos uma unidade muito grande, um amor muito grande pra fazer essa novela", explica.
Embora o momento fosse bastante tenso, Isabel Fillardis lembra com carinho da mensagem que sua atuação representou, pois, na época, não havia uma variedade de atrizes negras trabalhando no horário nobre, como ocorreu com ela.
"Na época eu não fazia ideia do que estava acontecendo de fato na minha vida. Não com os olhos de hoje, não com a importância, não com palavras como representatividade. Então hoje, mais do que ontem, eu entendo a importância e a grandeza de estar ali, fazendo aquele papel", diz Isabel.
No remake da novela, assinada por Bruno Luperi, a Ritinha é vivida pela atriz Mell Muzzillo. Nas últimas semanas, a personagem ganhou repercussão devido ao seu relacionamento com Damião, papel de Xamã. Nos próximos capítulos, ela se casará com ele a contragosto da família e, ao mesmo tempo, perderá o pai.
Vale frisar que Bruno Luperi aderiu a algumas mudanças em relação à personagem. Em 1993, a personagem de Isabel Fillardis era apenas uma funcionária da fazenda de Zé Inocêncio; hoje, ela ganhou família, sendo filha de Inácia (Edvania Carvalho) e Chico (Mac Suara).