Muita gente se abre cada vez mais para o misticismo e a cura através de elementos naturais, seja para afastar a inveja, o mau olhado, ou mesmo efeitos físicos como sonolência, fadiga e irritabilidade. Um dos elementos mais populares nessa questão é a pedra turmalina negra.
Essa pedra se tornou a favorita entre as semijoias por seu alto poder de filtragem de más energias - e inclusive de filtragem e purificação da água. Por ser extremamente ionizável, ela tem a capacidade de atenuar as ondas eletromagnéticas e ganha potencial energético quando aquecida.
Por conta disso, promovem a recuperação energética de quem a utiliza. Acredita-se ainda que ela pode ajudar na concentração e limpeza dos chakras.
Antigas culturas já viam na pedra certo tipo de misticismo. Os gregos levavam a turmalina como um talismã, pois acreditavam na proteção que poderia oferecer. Já os egípcios acreditavam que o mineral deveria permanecer junto à terra, pois ele era responsável por acender o sol, enquanto a diminuição de turmalina poderia causar escuridão total.
De acordo com o site WeMystic , a pedra é indicada principalmente para pessoas deprimidas, sofrendo com estresse pós-traumático ou lidando com um acontecimento difícil da vida, até mesmo pessoas com o sistema imunológico fragilizado. O mineral pode ajudar, juntamente com o acompanhamento especializado, na potencialização dos tratamentos.
A turmalina se articula muito bem com os nativos de escorpião. Sendo assim, os nascidos sob este signo podem utilizá-la como um colar para favorecer suas energias. Os nativos de libra ou capricórnio também podem se beneficiar dos efeitos da pedra. A depender do objetivo, a turmalina é indicada em diferentes tamanhos ou formas:
1) Para fins de purificação mental e espiritual, é aconselhável um banho de imersão junto à pedra.
2) Para proteção, apenas uma pequena parte da pedra será o suficiente, você poderá levá-la na bolsa, ou utilizá-la como um colar ou pulseira, ou até mesmo outros acessórios, como presilhas e anéis. O importante é mantê-la perto de você!
3) Em ambientes, é necessário deixá-la ao centro do cômodo, assim sua energia poderá circular sem interferências, fazendo com que sua potência se intensifique.
4) A turmalina em forma de bastão é utilizada em terapias holísticas especializadas e deve ser utilizada com acompanhamento dos responsáveis por conduzir cada sessão.
A limpeza e energização desse mineral é aconselhável, assim como todos os outros minerais. Imagina um filtro de barro: sua vela precisa ser trocada com certa frequência, pois o acúmulo de resíduos impede que a vela desempenhe sua função, e como consequência, a água não é devidamente filtrada. O mesmo processo acontece com outras pedras terapêuticas.
A limpeza com água não é muito recomendada para a turmalina, pois é um mineral bastante frágil que pode se desfazer. No entanto, se quiser realizar a limpeza com água, deixe-a um pouco em água corrente e depois faça um banho de imersão em água e sal grosso. Após o contato com a água e o sal, coloque-a junto à terra por no mínimo uma hora.
Para limpá-la de maneira apropriada, deixe-a em contato com uma drusa de cristal ou uma drusa de ametista. Nesse método, ela não somente estará limpa como também estará devidamente energizada. Uma outra forma de energizá-la é colocá-la sob a luz do sol ou da lua, preferencialmente a luz da lua nova, por cerca de 30 minutos. A limpeza da turmalina precisa ser feita com certa periodicidade, afinal, ela é extremamente purificadora.
(Texto por WeMystic)