Há uma semana, Madonna incendiava o Rio de Janeiro com um show muito polêmico envolvendo nudez, simulações de sexo e bastante ousadia. Com a presença de Anitta e Pabllo Vittar, a apresentação da rainha do pop em Copacabana reuniu um público estimado em 1,6 milhão de pessoas, segundo a prefeitura do Rio.
No entanto, números recentes divulgados pelo Datafolha, importante instituto especializado em pesquisas, especialmente eleitorais, indicam que os números declarados pela prefeitura do Rio de Janeiro podem ser falsos.
De acordo com a empresa, o espaço em que foi realizado o show de Madonna em Copacabana comportava, no máximo, 875 mil pessoas. Os possíveis 'números reais' divulgados pelo Datafolha representam pouco mais da metade dos 1,6 milhão noticiados pela prefeitura do Rio de Janeiro e causaram discórdia na web.
Segundo informado pela Folha de S. Paulo, foi realizada uma análise detalhada de imagens aéreas do local, divulgadas pela Prefeitura do Rio de Janeiro e outras agências, com o auxílio da versão profissional do Google Earth.
Desta forma, foi possível calcular o perímetro ocupado pelo público no show de Madonna. Segundo o Instituto, os fãs da rainha do pop se espalharam desde a área do palco principal, localizado em frente ao Copacabana Palace, até a avenida Princesa Isabel, onde inclusive ficou o palco do 'after' do DJ Pedro Sampaio.
Desta forma, chegou-se à conclusão de que o perímetro ocupado pelo público foi de 125 mil metros quadrados. O número foi multiplicado por 7, que é a estimativa de pessoas comportadas por metro quadrado, chegando ao possível montante de 875 mil pessoas no show.
A Prefeitura do Rio de Janeiro preferiu não se pronunciar sobre o assunto. Nas redes sociais, pessoas que estiveram presentes garantem que o número divulgado pelo Datafolha é irreal sob a justificativa de que teriam pessoas assistindo em barcos, em cima de árvores e extremamente apertados entre a multidão.
Quem será que está certo neste rolê?