Caco Ciocler marca sua estreia como diretor de cinema com longa "Esse viver ninguém me tira", que foi indicado para concorrer ao Festival de Gramado 2014. A premiação conta com algumas mudanças neste ano, devido a morte de José Wilker que integrava a curadoria, e ocorre de 8 a 16 de agosto na cidade da Serra do Rio Grande do Sul.
O documentário de Ciocler retrata a vida de Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa, a brasileira que salvou diversas famílias durante a Segunda Guerra Mundial, emitindo passaportes brasileiros para judeus quando trabalhava no consulado de Hamburgo. O longa é o único do gênero a disputar um kikito.
Com a morte de José Wilker , que fazia parte da curadoria da premiação, a 42ª edição do evento contou com a algumas mudanças. A atriz, diretora e produtora argentina Eva Piwowarski ocupa o lugar do ator, que faleceu no início do ano após sofrer um infarto.
O longa "A Despedida", de Marcelo Galvão, também foi indicado e concorre ao prêmio. O filme narra a vida de um almirante que se despede da vida e conta com Juliana Paes no elenco. "A Infância" também está na disputa e traz Fernanda Montenegro na pele de Dona Mocinha, a matriarca de um casarão que lida com problemas familiares.
O filme "A Luneta do Tempo", de Alceu Valença, também esta no páreo. O longa, ambientado no sertão de Pernambuco, tem como base sua cultura, incluindo elementos do cordel e do cangaço, e aborda as desavenças entre dois irmãos ao longo de três gerações de sua família.
A premiação conta com disputas em quatro categorias: longas-metragens brasileiros, longas-metragens estrangeiros, curtas-metragens nacionais e curtas-metragens gaúchos.