Pessoas emocionalmente inteligentes usam essa frase para ganhar respeito e melhorar seus relacionamentos: tem apenas dez palavras e é brilhante!
Publicado em 20 de junho de 2024 19:40
Por Rahabe Barros | Reality show e TV
Carioca, libriana e apaixonada pelo mundo de celebs, memes, música e reality show. Setorista de Bruna Marquezine no site (amo!).
A verdadeira importância da mensagem não está na mensagem em si, mas na forma como a dizemos
Pessoas emocionalmente inteligentes usam essa frase para ganhar respeito e melhorar seus relacionamentos: tem apenas nove palavras e é brilhante! A verdadeira importância da mensagem não está na mensagem em si, mas na forma como a dizemos O psicólogo Albert Mehrabian já afirmava na década de 70 que a verdadeira importância da mensagem não está na mensagem em si, mas na forma como a dizemos, no tom de voz e nas expressões faciais que usamos ao falar Mehrabian e Wiener investigaram como uma pessoa julga os sentimentos de outra quando o que a pessoa disse não é consistente com o tom de voz usado Pessoas emocionalmente inteligentes usam essa frase para ganhar respeito e melhorar seus relacionamentos: tem apenas nove palavras e é brilhante!
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O psicólogo Albert Mehrabian já afirmava na década de 70 que a verdadeira importância da mensagem não está na mensagem em si, mas na forma como a dizemos, no tom de voz e nas expressões faciais que usamos ao falar. Os estudos de Mehrabian referem-se à mensagem verbal, à mensagem vocal/paralinguística e à mensagem corporal e facial de que falamos anteriormente.

A questão agora é por que isso é tão importante. Com base nessa teoria, existe uma frase que pessoas emocionalmente inteligentes dizem umas às outras para ganhar respeito e fortalecer seus relacionamentos. É brilhante e simples, e tem apenas dez palavras: "Não é o que você diz, é como você diz".

A importância da linguagem não verbal para ganhar respeito

Mehrabian e Wiener investigaram como uma pessoa julga os sentimentos de outra quando o que a pessoa disse não é consistente com o tom de voz usado. Pretendiam com este estudo descobrir se o conteúdo ou as palavras utilizadas pelo remetente eram mais ou menos importantes do que o tom de voz utilizado. As conclusões foram muito claras: quando o que é dito em palavras não corresponde ao tom de voz, a atitude percebida baseia-se principalmente na componente tonal.

Neste outro estudo, Mehrabian e Ferris analisaram a importância que a imagem tem na comunicação, ou seja, se influencia que o que dizemos e os nossos gestos coincidem na hora de o destinatário captar a nossa mensagem. Mais uma vez as conclusões foram favoráveis: quanto maior a coincidência da mensagem e da expressão corporal, maior a precisão nas respostas.

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Há pesquisas mais recentes que apoiam esta teoria, como a de Robin Dunbar, professor da Universidade de Oxford, que liderou um estudo no qual se estimou que 80% da informação sobre as relações sociais está contida em sinais não-verbais .

"As palavras que usamos são apenas os tijolos que criam conversas e são as conversas, e não as palavras, que criam a construção dos nossos relacionamento", afirmou Dunbar.

Dizem que apenas 7% do potencial da comunicação reside na linguagem verbal. Os 93% restantes são divididos em 55% de linguagem corporal e 38% de linguagem paraverbal ou uso da voz. É a chamada "regra de comunicação 55-38-7" , embora se olharmos os dados anteriores não seja totalmente correta. Quero dizer.

Não é o que você diz, é como você diz

Se confiarmos em todas as pesquisas anteriores de "não é o que você fala, é como você fala", essa é a chave para melhorar nossa comunicação, ganhar respeito e fortalecer nossos relacionamentos.

Vou te dar um exemplo: Você começa a conversar com seu parceiro. Você começa a discutir e sua expressão corporal mostra ansiedade. Você quer estabelecer alguns limites com seu parceiro, mas a discussão começa a dominar você e a técnica do banco de neblina sai do seu controle. Se nesse momento pararmos e lembrarmos que não é o que dizemos, mas como dizemos, poderemos pensar não apenas no que precisamos comunicar, mas como vamos comunicar para que nosso parceiro entenda o importância desses limites.

Na comunicação interpessoal, são as palavras que darão informações sobre nossas emoções ao nosso interlocutor. Mas quando o que dizemos e como dizemos não coincidem, isto é, quando a nossa linguagem verbal e a nossa linguagem não-verbal entram em conflito, confiamos mais no canal não-verbal . Daí a importância de a mensagem e a linguagem utilizadas andarem de mãos dadas.

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Outro exemplo para entender: Você quer um aumento. Você sabe que você merece. Seu trabalho é excelente, você está cumprindo os objetivos traçados e ainda dá um passo adiante graças à sua cultura de esforço . Mas quando você está na frente de seus chefes você começa a ficar nervoso. Você para de demonstrar confiança e fica uma pilha de nervos. Pense que o importante "não é o que você diz, é como você diz". A atitude de confiança, o tom utilizado, firme e confiante, são tão ou mais importantes do que "eu mereço um aumento".

Se nos lembrarmos da frase "não é o que você diz, é como você diz" e a tivermos em mente na nossa forma de comunicar com outras pessoas, não só mostraremos que somos emocionalmente inteligentes, como seremos capazes de ganhar dinheiro. o respeito do nosso interlocutor e fortalecer nossos relacionamentos. Sejam quais forem. Palavra científica.

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