
A Inteligência Artificial já faz parte da realidade de muitas pessoas: ela tem movimentado as redes sociais com postagens surpreendentes de famosos e até levantado debates na classe artística. Mas você sabia que ela também já chegou no mundo dos perfumes?
Combinando a magia da IA com sua expertise em beleza, a Prada lançou uma fragrância busca reiventar "o que significa ser feminina no mundo contemporâneo, conectando emoções humanas e avanços tecnológicos". Lançado neste mês pela marca, o Prada Paradoxe Virtual Flower se propõe a ir além do que um perfume e ser "uma expressão olfativa que desafia convenções e convida todos a explorar uma nova dimensão da floralidade".
A fragrância foi desenvolvida pelos masters perfumistas Nadège Le Garlantezec, Shyamala Maisondieu e Antonie Maisondieu e dá protagonismo para uma das flores mais sofisticadas da perfumaria: o jasmim.

Ela pertence à família olfativa floral almiscarada e captura a fragrância leve e luminosa do jasmim na sua forma natural, além de se desdobrar com notas de topo frescas e cítricas de Vert de Bergamota da Itália, extraídas por meio de uma expressão a frio da casca e destilação molecular do óleo essencial.
Como notas de coração, ela traz as vibrantes notas de Neroli e um acorde único de jasmim, ancorado por notas de fundo de Serenolide™ Musk e Ambrette. "Essa combinação fresca e reconfortante proporciona uma sensação de leveza e conforto, como um abraço suave", define a marca.
E como foi feita a união entre perfumistas e IA? De acordo com a maison, em um micro-laboratório com mil frascos de acordes de jasmim, os masters perfumistas da Givaudan trabalharam em parceria com um sistema de inteligência artificial para desenvolver o acorde.

“Com Virtual Flower, estamos reinventando a linha Paradoxe. Minha equipe e eu utilizamos uma ferramenta de inteligência artificial - para nós, isso foi uma maneira de desafiar os limites da criatividade. Na Givaudan, temos uma ferramenta de IA especializada que facilita intuitivamente a co-criação, permitindo uma troca dinâmica entre o perfumista e IA. Essa tecnologia oferece uma ampla gama de possibilidades, permitindo a exploração de novos territórios olfativos ao sugerir combinações surpreendentes de matérias-primas em diferentes quantidades. Trabalhar no Prada Paradoxe Virtual Flower foi a minha primeira experiência usando IA para ajudar a criar uma fragrância, e eu realmente gostei disso”, afirma a perfumista Nadège Le Garlantezec.
E tem mais novidades! O frasco da Prada Paradoxe foi repensado para o Prada Paradoxe Virtual Flower: agora, ele se apresenta de forma minimalista e delicada à primeira vista, inspirado no icônico logo triangular da marca, projetado de maneira disruptiva para repousar de lado.
Os detalhes do intenso logo preto estão em um tom rosa claro que sugere a floralidade sensorial da fragrância, finalizado com “Paradoxe Virtual Flower” na parte superior. A embalagem externa da Prada Paradoxe Virtual Flower é gravada, em sintonia com o característico entrelaçamento do couro Saffiano da marca.

Outro diferencial apontado pela marca é a sustentabilidade: a embalagem é completamente reciclável desde a caixa até o frasco*. O design minimiza o uso de vidro, e as caixas com certificação FSC™ MIX refletem um compromisso com o fornecimento responsável de papel.
Prada Paradoxe Virtual Flower, de Prada Beauty, pode ser encontrado nas principais perfumarias de luxo do Brasil e E-Commerces de beleza e está disponível em três volumetrias: 30ml, 50ml e 90ml com preço sugerido de R$619, R$899 e R$1099, respectivamente.
* Frascos do Prada Paradoxe Eau de Parfum Virtual Flower e caixas são recicláveis, onde houver instalações e capacidades de reciclagem.