Denise Rocha, conhecida como "Furacão da CPI", surgiu quase irreconhecível nas redes sociais após uma série de procedimentos estéticos para rejuvenescimento. A modelo e vice-campeã de "A Fazenda 6" contou que as mudanças são fruto de um peeling de fenol. Além disso, ela disse que retirou o ácido hialurônico que havia colocado anos atrás e refez o preenchimento labial e a harmonização facial, indicada para pessoas que desejam melhorar a aparência do rosto.
O Purepeople conversou com a especialista Layla Dias sobre um dos tratamentos de pele mais populares. "O peeling de fenol, também conhecido como resurfacing químico, é um peeling profundo que tem como função estimular a renovação da pele. O peeling consiste na aplicação de um agente que estimula uma esfoliação controlada da epiderme e derme, consequentemente, a sua renovação", explica.
"Não é um peeling simples, pois, age da derme reticular, a camada mais profunda da derme. Esse peeling é indicado para pacientes que possuem rugas médias e profundas, manchas na pele do rosto, flacidez, atrofia de pele e cicatrizes de acne", detalha.
Layla Dias conta quem não deve fazer o procedimento: "O peeling de fenol não deve ser realizado em pessoas que tem a pele escura, cicatrizes de queloide, rosto pálido e com sardas, pigmentação anormal e verrugas faciais. Bem como pessoas com problemas cardíacos ou histórico de feridas graves. Também não é indicado para pessoas que passaram por tratamento para acne que incluem isotretinoína nos últimos 6 meses".
Segundo Layla Dias, o tratamento é realizado sob condições cuidadosamente monitoradas em um consultório médico. "Como todo procedimento, é necessário um profissional experiente para realizá-lo, pois, o fenol e altamente tóxico", destaca.
Para garantir mais conforto aos pacientes, o procedimento é realizado sob anestesia local e sedação: "O paciente precisa ser previamente avaliado na parte cardíaca, hepática e nefrológica. Ele precisa ser monitorado durante o procedimento".
A técnica é tão poderosa que apenas uma sessão, com duração aproximada de 60 minutos, consegue um efeito de rejuvenescimento profundo.
"O procedimento em si é rápido. Ele consiste na aplicação do ácido e em poucos segundos já é possível notar uma rápida alteração na coloração da pele, o chamado frost. São passadas várias camadas do produto e logo após utiliza-se uma máscara oclusiva, que tem propriedades de calmantes", acrescenta.
"Para realizar esse procedimento existem cuidados que devem ser tomados pré e pós-procedimento. No pré, podemos citar o uso de uma medicação antiviral por via oral, pois, os peelings favorecem o aparecimento de herpes simples", observa Layla Dias.
"Já no pós o paciente deve fazer uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios nas primeiras 12 a 24 horas. Depois, deve-se manter a pele sempre cuidadosamente limpa, hidratada e protegida, evitar a exposição solar, manter uma alimentação saudável de preferência com suplementos que ajudem a evitar a queda de imunidade e o surgimento de infecções", completa.