Aos 42 anos, Patrícia França se prepara para 'reestrear' na TV Globo. A atriz, que nos últimos 10 anos esteve contratada pela TV Record, volta à emissora para uma participação na nova temporada de "Malhação".
"Queria novos desafios e não houve nem o meu interesse e nem o da Record em renovar o contrato. Fiquei dois meses sem trabalho, mas daí o Luiz Henrique Rios me ligou e gostei da proposta. Além da personagem ser muito interessante, não posso mentir, que a chance de voltar à Globo me fez aceitar o convite", afirma a atriz em entrevista ao Purepeople.
Patrícia estreou aos 18 anos protagonizando a minissérie "Tereza Batista" (1992) e, em pouco tempo, se tornou paixão nacional. A morena de cabelos encaracolados e beleza brejeira protagonizou novela, minissérie e foi alçada ao posto de atriz revelação de sua geração. Hoje, ela se prepara para contracenar com muitos atores que tem a mesma idade com a qual começou a carreira na TV.
"Acho interessante essa troca com os mais jovens. A minha filha tem 14 anos e assiste Malhação. Nunca fui espectadora da novela, pois no horário da tarde eu sempre tinha outras coisas para fazer. Mas, recentemente vi uma cena entre o Tuca Andrada e a Isabela Garcia e percebi o quanto a novela se tornou algo maior", avalia Patrícia, garantindo não se importar com o fato de ter sido considerada estrela de primeira grandeza da emissora e agora voltar na trama adolescente.
"Já ouvi alguns atores dizendo que pode 'queimar o filme', que é algo menor, mas eu não concordo. O importante para um ator é ter trabalho, além do mais, eu nunca tive esse deslumbramento todo com a profissão!", diz.
Filhos como terapia
Patrícia nunca teve medo de fazer as suas escolhas. Em 2004, a recifense trocou a Globo pela Record em busca de bons personagens. Logo na estreia fez sucesso como a vilã Rosa, do remake de "A Escrava Isaura".
"Cheguei em um bom momento da emissora quando todas as apostas estavam na dramaturgia. A novela era dirigida por Herval Rossano, tínhamos uma equipe maravilhosa e a vontade de fazer algo inovador era imensa", relembra a atriz, que ainda fez "Prova de Amor", "Luz do Sol" e "Poder Paralelo".
Em 2009, após terminar o último trabalho, Patrícia engravidou de Gabriel, do casamento com o empresário Wagner Pontes, e resolveu dar um tempo para cuidar do filho.
"Me dei esse privilégio! Fui curtir meus meninos. Entre atores temos a brincadeira de dizer que quando estamos trabalhando muito reclamamos, mas quando estamos sem trabalho ficamos carentes. No meu caso, não pensava no tempo", conta a atriz, também mãe de Fernanda, do casamento com o analista de sistemas Paulo Lins.
O convite para viver Delma, mãe de um adolescente que sonha em ser rockstar, ainda não mudou muito da rotina de Patrícia. Entre a leitura de um roteiro e outro, ela leva os filhos à escola, aos cursos extracurriculares, às festas... Ela se organiza no papel de mãe e profissional e isso até conta como laboratório. Na trama, aliás, a personagem tem dois filhos (um de 17 e outro 8 anos) que tem quase a mesma diferença entre os seus na vida real (que tem 14 e 4 anos).
"Nunca tive tempo para ter crise dos 30, dos 40... Meus filhos são a minha terapia!", garante a atriz.
(Por Renata Mendonça)