O mês de Outubro é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama, doença que atinge mulheres de diferentes idades. Por isso, em campanha para o Outubro Rosa, marcas se uniram em parceria a ONGs voltadas para o tema, com iniciativas solidárias para destinar recursos e ajudar na luta contra o câncer. Na coluna É trend da semana, o Purepeople reuniu algumas ações para que você possa conhecer e também apoiar. Saiba mais!
O rápido diagnóstico do câncer pode ajudar a salvar vidas. Para isso, a Umbro se uniu a FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) para conscientizar não só as mulheres, mas envolver pessoas de diferentes idades e gêneros. Na campanha, a marca esportiva traz uma versão cor de rosa da camisa de seus sete clubes patrocinados, que farão ações pontuais ao longo de todo o mês. Parte das vendas das camisas será destinadas à Federação.
No início do mês, a Intimissimi e a Biossance promoveram um webinar com Costanza Pascolato, Sabrina Parlatore, Vania Castanheira e Deborah Aquino, que contaram suas histórias de superação do câncer de mama. A campanha , que segue disponível até o dia 31, é parte da iniciativa das duas marcas, que destinarão 10% do valor arrecadado com as linhas especiais para a ONG Américas Amigas. Na Intimissimi , a linha Rosa inclui sutiãs, calcinhas e camisolas. Já o kit Rosa da Biossance é composto por Máscara de Vitamina C com Rosas e Esqualano, Lip Balm Vegano e nécessaire.
Para ajudar a Cabelegria, ONG que confecciona e doa gratuitamente perucas para pacientes com câncer, mais de 30 famosos abriram o closet para doar suas peças queridinhas, entre eles, Julia Horta, Simone, Sophia Abrahão, Luciano Huck, Otaviano Costa, Flavia Alessandra e Giovanna Antonelli, madrinha da instituição. Todas as peças serão colocadas na lojinha da Cabelegria durante o mês e as vendas serão 100% revertidas à ONG, que já realizou mais de seis mil entregas para crianças e mulheres.
Outra marca que se uniu à FEMAMA foi a FOREO, para conscientizar mulheres a não só cuidarem da pele como também se prevenir quanto ao câncer de mama. Com a parceria, a marca de beauty tech vai destinar parte das vendas dos produtos rosa (linhas LUNA e IRIS) para a Instituição entre os dias 13 e 20 de outubro. E mais: quem adquirir produtos no e-commerce ganha 15% de desconto na compra.
A linha de sutiãs Recomeço, da Marisa, foi desenvolvida pela marca em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia para fortalecer o apoio e autoestima de mulheres em tratamento contra o câncer. Neste ano, a Marisa ampliou o portfólio e a coleção está disponível em 5 tonalidades, com design funcional e estética mais feminina. No dia 24 deste mês, a rede também promove o Dia Rosa, em que parte das vendas de qualquer lingerie serão destinadas ao Instituto Protea.
Além dos produtos para cuidar do rosto, corpo e cabelos, O Boticário também se engajou na campanha Outubro Rosa, mas de uma forma diferente. Em parceria com a artista curitibana Juliana Maia, a marca criou um cartão postal para gerar conscientização sobre a importância do autocuidado para prevenção do câncer de mama. A ilustração surge como um lembrete carinhoso para incentivar o autocuidado e o autoamor.
(Por Marina Couto)