Noites inteiras acordada, seguidas dos cuidados durante o dia. Thaeme Mariôto não disfarça o corre na criação das filhas, Liz, de 3 anos, e Ivy, de 7 meses, frutos do casamento com Fábio Elias. Ao Purepeople, a cantora abre o coração ao falar sobre o lado real da maternidade e a falta de apoio que assola a vida de muitas mães.
"A rede de apoio é muito importante para nós mães. Para quem tem a intenção de voltar ao mercado de trabalho, é fundamental que tenham pessoas que possam ajudar nesse momento, apoiar... No meu caso são mulheres mesmo", conta neste domingo (8), quando famosas celebram o Dia das Mães pela primeira vez.
"O meu marido ajuda, mas ele tem o trabalho dele também. Essas mulheres fazem tudo acontecer e tornam a maternidade mais leve. Quando chegamos no nosso extremo sabemos que podemos contar com elas. Sou muito grata a cada uma", comenta.
Thaeme analisa a importância de entender que a maternidade não é só feita de vivências positivas (veja celebridades que não escondem perrengues enfrentados por elas).
"O problema de romantizar muito a maternidade é que quando vamos vivê-la realmente nos frustramos. Tem o lado maravilhoso da maternidade? Tem. O amor é muito grande é por isso que aguentamos viver todas as dificuldades que vem junto com o maternar", destaca.
"Mas existe o lado negativo. Quando nos deparamos, por exemplo, com pessoas que só compartilham o lado bom, temos que respeitar. Ela escolheu não postar os perrengues, mas ela passa por perrengues também. Não tem alguém que não passe por perrengue no maternar", afirma a artista.
"A gente se frustra muito mais quando esperamos que seja algo muito perfeito. Por isso que eu, Thaeme, como referência para algumas mães que eu sei que sou, tenho responsabilidade e mostro a maternidade real", explica.
Thaeme dá dicas para mães de primeira viagem e cuidados com si mesma:
Acalma o teu coração, mamãe
"Em primeiro lugar acalme o seu coração e respire fundo porque tudo vai entrando nos eixos. Parece que não, que não vamos dar conta, mas é o momento que mais estamos nos capacitando para isso", fala a sertaneja.
Conselhos sobre maternidade? Sim, obrigada
"Acho importante escutar o que achamos importante para a gente, já que somos mães de primeira viagem e temos muito o que aprender. Temos que pegar, sim, conselhos com pessoas que confiamos, mas você precisa confiar na sua intuição. Intuição de mãe dificilmente erra", alerta.
Rede de apoio é fundamental para acolhê-la nesse momento
"É importante ter rede apoio no início. A maternidade se torna mais leve quando conseguimos uma pessoa que faça uma comidinha, que ajude a fazer o bebê arrotar, que fique com a criança para você tomar um banho, escovar os dentes...", continua.
"É importante ter alguém que você goste, que te respeite. Nesse momento é muito bom aceitar ajuda das pessoas que estão querendo ajudar. A gente quer fazer sozinha, mas é muito bom. O maternar se torna mais leve", finaliza Thaeme.