Sofia, a rainha emérita da Espanha, é conhecida pelo seu lado amável e discreto com que pautou todo o seu reinado. No entanto, até as rainhas "perdem as estribeiras" de vez em quando e uma dessas ocasiões foi tornada pública, sendo várias vezes recordada na imprensa espanhola.
O ano era 1984 e Sofia e Juan Carlos [ex-rei da Espanha] recebiam a visita de Estado de Konstantinos Karamanlis, o presidente da República da Grécia, a terra natal de Sofia. Uma situação já por si tensa e constrangedora, uma vez que Karamanlis fora o responsável pelos referendos que acabaram com a monarquia grega, 10 anos antes, levando o rei Constantino II da Grécia – irmão de Sofia – ao exílio.
Karamanlis cometeu o erro de perguntar a Sofia como estava o seu irmão... recebendo como resposta um olhar "matador" e o silêncio. O presidente tentou então outra "manobra" de aproximação, e começou a tentar explicar o seu lado dos acontecimentos políticos de 1973... mas foi imediatamente interrompido por Sofia.
"Senhor presidente, eu sou a rainha de Espanha. Não me interessam os problemas internos do seu país", disparou a monarca na ocasião, friamente.
Recorde-se que Constantino II da Grécia - que morreu em 2023 aos 82 anos – foi retirado do poder por uma golpe de estado levado a cabo pelos militares e coube a Karamanlis a transição da ditadura para a democracia.