No ar na Globo , 'No Rancho Fundo ' e as inéditas 'Mania de Você' e 'Volta por Cima ' têm algo em comum: a falta de originalidade nas músicas de abertura. Para se ter uma ideia, as três produções atuais contam com regravações de canções já existentes ou antigas.
'Volta por Cima', a mais nova novela das sete, entrou no ar em 30 de setembro trazendo uma proposta ousada: protagonismo negro e o transporte público como cenário central. Até aqui, tudo certo. O qeu chama atenção, porém, é a escolha da música-tema, que carrega o mesmo nome da clássica canção de Paulo Vanzolini, regravada por Alcione e Ludmilla.
Em 'Mania de Você', Anitta incorpora o carro-chefe desenvolvido por Rita Lee, Nesta versão, uma pegada pop com funk. Por fim, a novela das 18h, que está em sua reta final, segue o mesmo esquema. 'No Rancho Fundo ' traz uma regravação homônima de Ary Barroso, da década de 1930, também presente em 'Tieta', de 1989.
Outra coincidência em torno das canções mencionadas é o fato de que as três novelas contam com nome de músicas já existentes, ou seja, sem alterações para torná-las mais modernas. Nesse sentido, é possível perceber que a Globo tem abandonado sua criatividade nas trilhas sonoras e aberturas.
Das últimas novelas, apenas 'Fuzuê' trouxe uma canção original, composta por Michel Teló . Já se foi o tempo em que o lançamento das novelas gerava expectativa e discussões. Existe uma grande razão para isso: o fim do lançamento de álbuns físicos perdeu a essência de saber que música vai embalar as noites dos noveleiros durante os meses restantes. Uma pena que tudo ficou apenas na saudade!