Os últimos capítulos de 'Renascer ' têm mostrado cenas mais ousadas dos personagens principais da trama. João Pedro (Juan Paiva ) e Sandra (Giullia Buscacio ) já mostraram como estão animados com seus banhos de cachoeira, assim como já aconteceu com Damião (Xamã) e Ritinha (Mell Muzzillo) antes do casamento. Mariana (Theresa Fonseca ) atacou João Pedro na cachoeira, completamente nua, é outro exemplo de ousadia.
Para deixar a telinha da TV ainda mais quente, a Globo tem fortalecido as chamadas de encerramento com conteúdos apimentados para que os ganchos prendem o telespectador. Isso não parece um sinal de que a audiência esteja em declínio. 'Renascer' passeia entre 24 e 27 pontos de audiência, números regulares para o horário das nove, mas a ideia é que aumentem, uma vez que a trama deve seguir até setembro.
Outro fator é que a primeira fase da novela se tornou um fenômeno. Zé Inocêncio (Humberto Carrão ) despelado; a inocência de Maria Santa (Duda Santos ) e a esperteza de Jacutinga (Juliana Paes ) abrilhantaram a telinha. Já a segunda fase não cativou ainda os telespectadores, já que os personagens são insossos, amargurados e complexos demais. Em contrapartida, a chegada de Sandra (Giullia Buscacio ) tem movimentado a trama com sua audácia frente à modernidade de uma jovem vivida na cidade grande.
O corte de cenas redundantes em prol de momentos mais relevantes pode ser percebidos nos últimos dias. Rachid (Almir Sater) deveria entrar em cena no sábado, 23, mas o libânes já havia aparecido um dia antes. O banho nu de Mariana estava previsto para esta quinta, 28, mas foi o gancho do capítulo de terça, 26.
A direção aponta que os ajustes na edição são alterações pontuais devido aos jogos de futebol, mas quem acompanha 'Renascer' sabe que este é o momento crucial para mexer no que não está dando certo. O maior exemplo foi 'Terra e Paixão', que inclui nova vilã, criou assassinatos e fortaleceu a importância de antagonistas para não fazer feio.