A novela "O Rei do Gado" é a próxima atração do "Vale a Pena Ver de Novo", na qual será reprisada pela terceira vez a partir do dia 7 de novembro no lugar de "A Favorita". Exibida originalmente entre 1996 e 1997, a história de Benedito Ruy Barbosa gira em torno da rivalidade entre as famílias Berdinazi e Mezenga através dos fazendeiros Bruno (Antonio Fagundes) e Geremias (Raul Cortez).
A produção que guarda o mistério a respeito do assassinato do cafajeste Ralf (Oscar Magrini) levanta entre outros temas a questão do Movimento dos Sem Terra. E no meio dos conflitos entre Bruno e Geremias, "O Rei do Gado" aborda ainda o universo da política através do idealista e honesto senador Roberto Caxias, vivido por Carlos Vereza.
Amigo de Bruno Mezenga, o personagem trouxe uma forte crítica uma vez que era frequentador assíduo das sessões no Senado e não deixava Brasília nos finais de semana. E ao longo dos capítulos, Caxias, pai de Liliana (Mariana Lima), protagonizou cenas memoráveis e curiosas na novela que reúne uma série de atores já falecidos.
O icônico político foi assassinado ao ser vítima de uma armadilha em acampamento dos sem-terra em São Paulo. Além do pai de Liliana e marido de Rosa (Ana Rosa), o grupo faz outra vítima fatal: Regino (Jackson Antunes), o líder do movimento.
A sequência do velório de Roberto Caxias reuniu dois políticos que na época eram senadores. Eduardo Suplicy (por São Paulo) e Benedita da Silva (pelo Rio de Janeiro). Atualmente, ambos não exercem mandato no Senado. Por outro lado, neste ano, Benedita foi eleita deputada federal, enquanto Suplicy conquistou o cargo de deputado estadual.
Se por um lado, Suplicy e Benedita participaram da novela de Benedito, por outro Ney Suassuna (então representante da Paraíba) ficou incomodado com uma cena estrelada pelo "colega de Senado". Isso porque ao fazer um discurso, Caxias só tinha outros três senadores à sua frente.
Acontece que nenhum prestava atenção à fala do pai de Liliana. Um dos representantes do povo lia jornal, o segundo dormia, e um terceiro falava ao celular. Em discurso, Suassuna fez duras críticas por conta da forma como os senadores foram retratados em "O Rei do Gado".
Além da participação de senadores, o velório de Roberto Caxias ficou marcado por uma cena protagonizada por Carlos Vereza. O veterano ator acabou dormindo dentro do caixão ao gravar a sequência.