Lucas (Murilo Benício ) irá rejeitar Jade (Giovanna Antonelli) e deixar a muçulmana desapontada na novela "O Clone" (2001/2002), atual cartaz do "Vale a Pena Ver de Novo". Obrigada a viajar para o Rio de Janeiro com Latifa (Letícia Sabatella), a mocinha da trama de Gloria Perez logo resolve deixar tudo o que viveu no Marrocos no passado. Ao mesmo tempo se mostra disposta a cancelar a chance de casamento com Said (Dalton Vigh), a quem foi prometida.
Na história, Jade quebrou a tradição muçulmana e transou com Lucas, gêmeo de Diogo (Murilo Benício), este vítima de um acidente fatal, e ficará aflita ao descobrir que uma mulher que se casar após perder a virgindade pode até ser morta como punição, da qual, claro, ela consegue escapar.
E já no Brasil, a protagonista que ditou moda fora da telinha resolve escrever para o tio, Ali (Stênio Garcia), contando que ficará pelo país para enfim se unir a Lucas. Mas tudo vira de ponta cabeça quando ao se encontrar com o rapaz, filho de Leônidas (Reginaldo Faria), em uma praia.
Lucas conta que o pai é contra a união deles. "Meu pai não quer lá em casa. Ele disse que isso não está certo, que eu posso até ser processado. Mas a gente vai dar um jeito", diz ele, que se unirá a Maysa (Daniela Escobar) após uma passagem de tempo.
Jade, por sua vez, alega que Leônidas não precisa decidir sobre o futuro deles. "O que importa é que a gente está junto e que ninguém mais pode nos separar", alega a futura mãe de Kadija (Carla Diaz). Na conversa, Lucas lembra ainda o processo pelo luto por Diogo, que será clonado por Albieri (Juca de Oliveira) gerando Léo (Murilo Benício).
"Não mudou nada entre a gente. Eu só preciso de um tempo para convencer o meu pai. Ele está quase doido, não escuta mais ninguém. Eu estou perdido, Jade. Não sei existir sem meu irmão", explica deixando a protagonista sem chão.
Decepcionada, Jade sequer ouvirá a proposta de Lucas de recorrer a Albieri. Já na casa de Latifa, a mocinha sofredora faz um desabafo. "Era tudo mentira! Ele não é mais o Lucas que conheci no Marrocos, Lattifa, virou outra pessoa. Fui louca! Se você escutasse as coisas que ele me dizia. Ele dizia que era capaz de qualquer coisa por mim", afirma.
"O Clone" está sendo exibida pela quarta vez na TV brasileira. Após a exibição original ganhou reprises no próprio "Vale a Pena..." (entre janeiro e setembro de 2011) e no Viva (de dezembro de 2019 a agosto seguinte).