Na reta final da novela "Novo Mundo", Anna (Isabelle Drummond ) vai passar novamente por maus bocados depois de ser levada com os olhos vendados por um grupo de Icamiabas, as índias guerreiras. A escritora terá ido atrás do pai, Sir Millman (Ney Latorraca), depois da visão em que Piatã (Rodrigo Simas) vê o pai ainda vivo, deixando a filha sob os cuidados de Leopolina (Leticia Colin). A essa altura, a mulher de Thomas (Gabriel Braga Nunes) já estará com as coordenadas do local onde acredita que o genitor está. Porém, em meio à jornada, a caravana é cercada pelas indígenas, que acabam reconhecendo o medalhão que a mocinha usa.
As cenas vão ao ar na última semana da trama das seis, reapresentada em virtude da pandemia do novo coronavírus, uma vez que "Nos Tempos do Imperador" interrompeu as gravações e elas só serão retomadas em 2021. Após escapar de uma explosão onde salva também Leopoldina, Anna decide partir para tentar reencontrar o pai e se embrenha na mata com Piatã, Joaquim (Chay Suede), Olinto (Daniel Dantas), Ubirajara (Allan Souza Lima) e Jacira (Giullia Buscacio), rumo ao lugar em que o galeão cheio de ouro está encalhado.
Em determinado momento, o grupo se vê rodeado pelas Icamiabas, e o padre alerta: "Precisamos explicar que viemos em paz". Anna percebe que as índias estão olhando para ela enquanto comentam algo entre si. "Estão falando do meu medalhão!", aponta. "É igual ao medalhão de nosso pai, eu o vi no pescoço de uma delas. Elas estão reconhecendo", Piatã adverte, se lembrando da visão que teve.
Em pouco tempo chega a cacique da tribo, trazida por uma das índias, e em seu pescoço há um medalhão idêntico ao de Anna, que diz a ela, tentando uma aproximação: "É igual ao seu!". Então a chefe das guerreiras faz uma reverência para a escritora e dá ordem para vendarem os olhos dela. "Para onde estão levando minha mulher?", pergunta, Joaquim, nervoso. Mas logo Piatã o aconselha a manter a calma. "Agora é hora de confiar".
Depois de ter sido solto, Thomas vai voltar a aprontar. Além de tentar tirar o poder do príncipe apresentando Hugo (César Cardadeiro) como filho bastardo de dom João (Léo Jaime), ele arma uma explosão para matar Leopoldina, mas a princesa é salva por Anna. No fim da trama, o vilão morre queimado em uma navio em chamas, após mais um duelo com Joaquim.
(Texto atualizado por Guilherme Guidorizzi)