Um grande mistério será revelado na novela "Mar do Sertão" fazendo José/Zé Paulino (Sergio Guizé) correr risco de vida mais uma vez. O mocinho ouvirá do Coronel (José de Abreu) que ele e Tertulinho (Renato Góes) são irmãos em cenas previstas para irem ao ar na primeira semana de 2023.
Revoltado, o vilão atira em José/Zé Paulino ao encontrá-lo em uma caverna com Candoca (Isadora Cruz), alvo de disputa dos dois. Mas antes dessa revelação, muita coisa acontece na novela das seis, cujo resumo da última semana de 2022 você confere aqui.
Disposta a ajudar José/Zé Paulino, Xaviera (Giovana Cordeiro) invade a casa do filho de Deodora (Debora Bloch) para achar a certidão de nascimento falsificada usada por Tertulinho no atentado ao protagonista. Após muito procurar e quase desistir, a garota acaba achando o documento.
"Rivaldo Pereira, achei tua certidão, cabra safado!", comemora ela, na trama que dará lugar a "Amor Perfeito" (veja aqui detalhes). Vale recordar que Rivaldo foi o nome inventado pelo vilão para se passar por parente de José/Zé Paulino e assim conseguir se aproximar do então noivo de Candoca em um leito de hospital e por pouco não lhe matar.
Já nos primeiros capítulos de 2023, após entregar a verdade sobre a paternidade de José/Zé Paulino, o Coronel ouve de Candoca que ele precisa se desculpar com os filhos. Só que o vilão não reage nada bem e foge de casa para aparecer só em uma caverna, encontrando-se com Candoca, sua ex, e seu irmão.
O antagonista nem pensa duas vezes e atira na direção de José/Zé Paulino, porém de forma proposital erra. Em seguida, Candoca o desarma e ele escuta da mãe que ela sempre soube da traição do marido. O Coronel por sua vez resolve se confessar na igreja de Canta Pedra.
Não demora muito para enfim os rivais (José/Zé Paulino e Tertulinho) terem uma conversa inédita, dessa vez sem brigas. E por fim, o mocinho resolver antecipar seu casamento com Candoca.