Como perdeu o bebê em decorrência da agressão que sofreu por transfobia, Ivan (Carol Duarte) vai retomar seu processo de transição na última semana da novela "A Força do Querer". O rapaz marca a data da cirurgia de retirada dos seios e afirma para os pais que vai pagar pelo procedimento com seu próprio dinheiro. Joyce (Maria Fernanda Cândido), que finalmente deixou de contestar a identidade de gênero do filho, faz uma espécie de ritual de despedida da Ivana, e depois dá todo seu apoio a ele na operação.
Isso ocorre depois que Ivan conta ao pai que vai fazer a mastectomia com o mesmo médico que operou Te (Tarso Brant). "Ele vai aceitar o jeito como eu posso pagar! A ação já está andando também, conseguindo trocar meus documentos vou conseguir emprego melhor", acrescenta, lembrando que os pais se negaram a ajudá-lo financeiramente a fazer a operação.
A novela de Gloria Perez foi ao ar originalmente em 2017 e chega ao fim na próxima semana, dia 12. Na segunda seguinte (15), o horário das nove passa a ser ocupado unicamente por "Amor de Mãe", que volta a exibir capítulos inéditos.
Ainda reticente, Eugênio (Dan Stulbach) pede que o filho espere mais um pouco, mas ele argumenta: "Você não percebe que eu me encontrei? Não tem mais depressão, não tem mais angústia. Agora eu sei quem eu sou! Sei e ainda tenho que carregar um pedaço de corpo que nega a minha identidade, que eu tenho de esconder, de camuflar, de continuar socando todo dia pra ver se desaparece".
Na tentativa de fazê-lo ter mais empatia, ele pede que o pai se imagine com seios e o advogado não consegue. "Nem eu. Mas eu carrego e não aguento mais", finaliza. Convencido, Eugênio vai pedir que Joyce apoie a decisão de Ivan: "Não temos saída! A transformação dela é definitiva. Essa cirurgia vai acontecer com ou sem a nossa aprovação, é melhor que aconteça com a gente do lado! Vamos deixar que ele seja feliz com o projeto de felicidade dele".
No capítulo seguinte, Joyce então se isola em seu quarto para se despedir da Ivana. Como que em um ritual, ela pega todos os álbuns de fotos e outras recordações da filha, junta e guarda muito bem guardado, numa atitude de quem decide não ter mais contato com aquilo.
Após a despedida da filha, Joyce surge na cena seguinte já no hospital com o marido e Simone (Juliana Paiva), acompanhando Ivan. Admirada pela coragem e determinação do filho, ela diz: "Você, em nenhum minuto você duvidou". "Não, mãe, em nenhum minuto", ele confirma.
Quando a enfermeira chega para levá-lo, a dona de casa dá um beijo no rapaz e declara: "Vou ficar aqui esperando". Durante a cirurgia, Joyce relembra os momentos da infância do filho, inclusive aqueles em que ele era sua minifashionista. Emocionada, ela enxuga as lágrimas e depois de algum tempo comemora com Simone e Eugênio o sucesso da operação.
Com efeitos especiais, Ivan vai aparecer sem camisa na praia, exibindo seu peitoral masculino; e reencontra Cláudio (Gabriel Stauffer) no capítulo final.
(Texto atualizado por Guilherme Guidorizzi)