Depois do sucesso retumbate de "Verdades Secretas", Walcyr Carrasco e parte do elenco da novela das onze estreiam nesta segunda-feira (18), "Êta Mundo Bom!", a nova trama das seis da Globo. O folhetim é inspirado no clássico do iluministmo "Cândido ou o Otimismo", de Voltaire, e no filme "Candinho", adaptação do conto para o cinema brasileiro protagonizada por Mazzaropi em 1954. A história é ambientada na década e 40, no interior e capital de São Paulo.
Sergio Guizé interpreta o protagonista,Candinho, e Débora Nascimento vive Filomena, a mocinha. Os dois terão de enfrentar as armações dos vilões Sandra (Flávia Alessandra) e Ernesto (Eriberto Leão). A protagonista de "Verdades Secretas", Camila Queiroz, será a doce e ingênua Mafalda, que se apaixona por Romeu (Klebber Toledo), sem desconfiar que ele é um golpista. Confira abaixo a lista completa dos personagens e veja quem é quem em nossa galeria.
A busca de Candinho
Candinho (Sergio Guizé) – separado da mãe logo após o nascimento, ele foi criado por Cunegundes (Elizabeth Savala) e Quinzinho (Ary Fontoura) e sua fazenda no interior de São Paulo. Porém, é expulso de lá quando se apaixona pela filha deles, Filomena (Débora Nascimento), e com sua sabedoria e otimismo vai para a capital em busca da amada e da mãe biológica. Autêntico e simples, Candinho está sempre com seu melhor amigo, o burro Policarpo.
Filomena (Débora Nascimento) – filha mais velha de Cunegundes (Elizabeth Savalla) e Quinzinho (Ary Fontoura), e irmã de Quincas (Miguel Romulo) e Mafalda (Camila Queiroz). Criada na fazenda, ela sente um amor ingênuo por Candinho (Sergio Guizé), mas também se relaciona com o possessivo Ernesto (Eriberto Leão).
Ernesto (Eriberto Leão) – sedutor e vaidoso, o cafajeste se diz pintor de quadros, mas na verdade explora mulheres. Vai seduzir Filomena e ficará fortemente atraído por Sandra (Flávia Alessandra).
Sandra (Flávia Alessandra) – falsa e interesseira, a sobrinha de Anastácia (Eliane Giardini), vai tentar impedir a tia de encontrar o filho desaparecido. Terá Ernesto como seu cúmplice nas vilanias.
Celso (Rainer Cadete) – o segundo sobrinho de Anastácia (Eliane Giardini) é manipulado pela irmã, Sandra. Boêmio, ele frequenta o Taxi Dancing e em casa costuma assediar (e maltratar) Maria (Bianca Bin), que trabalha lá como empregada doméstica.
Anastácia (Eliane Giardini) - a mãe de Candinho foi obrigada a se separar dele logo após o parto. Fica milionária ao herdar a fábrica de sabonetes do marido e tudo que mais quer é encontrar o filho perdido. Confia plenamente nos sobrinhos Sandra e Celso, e também em Araújo (Flavio Tolezani).
Pancrácio (Marco Nanini) – professor de filosofia desempregado, ele vive pedindo dinheiro nas ruas, a cada dia com um disfarce diferente. Se torna o grande mentor e protetor de Candinho, com quem compartilha do otimismo incorrigível. Tem o lema: "Tudo é pelo melhor. Tudo está bem no melhor dos mundos".
Pirulito (JP Rufino) – o amigo e companheiro de Candinho (Sergio Guizé), é um garoto divertido e engraçado que o admira muito.
A Fazenda Dom Pedro II
Cunegundes (Elizabeth Savala ) – brava e destemida, ela manda no marido, Quinzinho (Ary Fontoura). Foi miss Piracema na juventude e acolheu Candinho quando bebê, mas nunca o considerou seu filho e o expulsa da fazenda ao descobrir o romance dele com Filomena, que foge de casa por causa da opressão da mãe. A fim de salvar a família das dívidas, ela tenta de todo jeito casar os filhos Quincas (Miguel Romulo) e Mafalda (Camila Queiroz) com herdeiros ricos da região.
Quinzinho (Ary Fontoura) – o marido de Cunegundes é um homem que não ousa levantar a voz contra a mulher, mas diante dos outros se faz de autoritário. Tem orgulho de morar na fazenda que um dia recebeu de Dom Pedro II, mas é um péssimo administrador e acabou afundando a propriedade em dívidas.
Eponina (Rosi Campos) – a irmã de Quinzinho sofre por nunca ter se casado, embora afirme que foi uma escolha sua. Joga charme para o professor Pancrácio, que apesar de lhe ter afeição não lhe dá esperanças. Ajudou a criar Candinho, por quem tem grande carinho.
Mafalda (Camila Queiroz) – ingênua e romântica, a irmã gêmea de Quincas (Miguel Rômulo) sente atração por Zé dos Porcos (Anderson Di Rizzi), mas se apaixona por Romeu (Klebber Toledo) quando o moço se hospeda na fazenda com o pretexto de comprar a propriedade. Tem uma porquinha de estimação chamada Lili.
Quincas (Miguel Rômulo) – o irmão gêmeo de Mafalda é implicante e debochado, mas obedece sempre à mãe, Cunegundes (Elizabeth Savala).
Manuela (Dhu Moraes) – empregada da fazenda que trabalha há anos sem receber, ajudou a criar Candinho, de quem gosta muito.
Dita (Jennifer Nascimento) – a espevitada sobrinha de Manuela vai para a fazenda ajudar a tia, que já está cansada de tanto serviço, e fica amiga de Mafalda. Conquista o coração de Quincas.
Zé dos Porcos (Anderson Di Rizzi) – ganhou o apelido por estar acostumadi a viver em meio aos porcos. Com a partida de Candinho, assume o lugar de "faz-tudo" na fazendo, mas não é admitido dentro de casa, por causa de seu mau cheiro. Porém atrai o interesse de Mafalda.
Josias (Flavio Migliaccio) – veterinário solteirão que presta serviços na fazenda e é amigo da família. Cunegundes tenta empurrá-lo para Filomena mas ele é tímido e tem bom senso.
A Pensão
Camélia (Ana Lúcia Torre) – A proprietária da pensão em que Candinho vai morar quando chega em São Paulo trabalha dia e noite para os hóspedes e também como costureira. Não perdoa dívidas, apesar de ser bondosa, e sofre com a doença da neta, Gerusa (Giovanna Grigio).
Gerusa (Giovanna Grigio) - a neta de Camélia sofre de uma doença não diagnosticada. Sonha em se casar com Osório (Arthur Aguiar), por quem é apaixonada.
Osório (Arthur Aguiar) – hóspede da pensão que trabalha como ajudante de Severo (Tarcísio Filho) na loja de tecidos e se apaixona por Gerusa.
Romeu (Klebber Toledo) – golpista, ele mora na pensão e se apaixona por Mafalda quando vai visitar a fazenda Dom Pedro II como (suposto) comprador. Amigo de infância de Ernesto.
Olga (Maria Carol) – na pensão se diz professora, mas na verdade trabalha como dançarina no Taxi Dancing. Moralista ao extremo, ela quer muito se casar com um homem decente.
Evandro (Claudio Tovar) – discreto, ele é diretor de som de radionovelas, o responsável pelos efeitos sonoros.
Casa de Severo
Severo (Tarcísio Filho) – sério e rígido no modo de pensar e agir, é ríspido com Ana (Debora Olivieri), sua mulher, e com as filhas, Maria (Bianca Bin) e Alice (Nathalia Costa). Obriga o filho Braz (Rômulo Neto) a voltar do Rio de Janeiro sem realizar o sonho de se tornar diplomata. Vai se apaixonar por Diana (Priscila Fantin), dançarina do Taxi Dancing.
Ana (Debora Olivieri) – dona de casa que vive sob o rígido comando do marido, Severo, ela lava roupa para fora para ajudar nas despesas. Protege as filhas Maria (Bianca Bin), Alice (Natália Costa) de Severo e luta para que Braz (Rômulo Neto) tenha sucesso na vida.
Maria (Bianca Bin) – absolutamente romântica, perde o namorado logo quando descobre que está grávida e acaba sendo expulsa de casa pelo pai, Severo. Sua mãe ajuda-a a se abrigar na pensão de Camélia mas logo é convidada por Anastácia (Eliane Giardini) para trabalhar na mansão, onde passa a morar. Lá será maltratada por Sandra e Celso.
Braz (Rômulo Neto) – o filho de Severo e Ana foi para o Rio de Janeiro a fim de se tornar diplomata, mas é obrigado pelo pai a voltar para São Paulo por questões financeiras. Elegante, ele é frequentador do Taxi Dancing e quer sair com todas as garotas. É também amigo de Ernesto e Romeu.
Alice (Nathalia Costa) – a caçula de Severo e Ana é alegre e simpática e adora a mãe e a irmã, mas vive assustada e com medo do pai. Terá uma bela amizade com Claudio (Xande Valois).
O Dancing
Paulina (Suely Franco) – a elegante e vaidosa dona do Taxi Dancing comanda o estabelecimento com "mão-de-ferro". Não admite ousadias com suas meninas dentro do salão e sabe lidar muito bem com canalhas como Ernesto.
Clarice (Mariana Armellini) – por ter uma beleza diferente da do restante das meninas, é sempre a última a ser convidada a dançar. Atrapalhada e nem tão boa dançarina, ela tem bom coração, é romântica e será como um "anjo da guarda" para Filomena.
Diana (Priscila Fantin) – quer sempre se dar bem e, ao contrário de Clarice, é o "anjo mau" de Filomena, dando maus conselhos e ajudando Ernesto a enrolar a moça. Finge estar apaixonada por Severo para explorá-lo.
Casa de Araújo
Araújo (Flavio Tolezani) – advogado e amigo fiel de Anastácia, também a ajuda a administrar a fábrica de sabonetes. Não vê a maldade de Sandra nem de Ilde (Guilhermina Guinle), sua própria mulher, que castiga e faz sofrer o enteado, Claudio (Xande Valois).
Claudio (Xande Valois) – menino tímido e medroso, ficou dependente da cadeira de rodas depois de ter poliomielite e sofre nas mãos da madrasta Ilde (Guilhermina Guinle), que o humilha. Passa muito tempo no jardim da casa do pai, onde Alice (Nathalia Costa) vai descobri-lo.
Ilde (Guilhermina Guinle) – má e cruel, ela se casou com Araújo por interesse e não suporta seu filho, Claudio. Hostiliza a criança às escondidas e faz ameaças de vingaça caso o marido fique sabendo.
Outros personagens
Jack (Davi Lucas) – detetive particular que Anastácia contrata para encontrar Candinho. um tanto atrapalhado, mas será de grande ajuda na busca.
Quitéria (Kenya Costa) – trabalha na casa de Anastácia e sabe do mau-caráter de Sandra e Celso, mas não conta à patroa, por medo de ser demitida É confidente de Maria (Bianca Bin).
Emma (Maria Zilda Bethlem) – a melhor amiga de Anastácia é elegante e requintada. Abre uma loja de roupas para concorrêe com Severo.
Olímpia Castelar (Neusa Maria Faro) – atriz da radionovela "Herança de Ódio", que é acompanhada por vários personagens. Se porta como as mocinhas que interpreta, de maneira romântica e frágil. Tem amizade com Anastácia, que patrocina a novela através da fábrica de sabonetes.
Leandro (Pedro Brandão) – namorado de Maria. Morre num acidente de carro logo após descobrir que ela está grávida.
Fábio (Rodrigo Andrade) – primo de Leandro, ele ajuda Maria depois da tragédia.
Lauro (Marcelo Argenta) – médico sério e compenetrado.
Romualdo (Marcio Tadeu de Lima) – dono de bar divertido e sempre alegre, que não admite brigas no local.