Com intenção de evitar a morte de Amália (Marina Ruy Barbosa) na novela "Deus Salve o Rei", Virgílio (Ricardo Pereira) fica sabendo que Catarina (Bruna Marquezine) mantém o próprio pai, Augusto (Marco Nanini), preso em um quarto. A verdade vem à tona quando o cúmplice da vilã encontra uma carta destinada à rainha de Montemor. As cenas irão ao ar no capítulo do dia 20 da trama medieval, adianta o colunista de TV Daniel Castro nesta segunda-feira (9).
Após o plano de Amália e Afonso (Romulo Estrela) de sequestrar Rodolfo (Johnny Massaro) não dar certo, o casal se torna fugitivo até quando o ex-príncipe se entrega, pede para a mulher ser poupada, tem o pedido atendido pelo irmão e como castigo é mandado a trabalhos forçados em uma pedreira. Ao mesmo tempo, a plebeia entra na mira de Catarina, que contrata um capataz para se livrar dela. Ao notar isso, o vilão vai atrás de Diana (Fernanda Nobre) com a intenção de entrar nos aposentos da soberana. "Estamos com um sério problema, Diana. Não sei como, mas Catarina ouviu nossa última conversa. Ela sabe que temos a intenção de proteger Amália", inicia.
A criada fica angustiada temendo uma reação da vilã: "Meu Deus... A rainha não irá nos perdoar por essa traição, Virgílio. Irá se vingar de nós dois!". Nesse momento, o comerciante que vai sequestrar a vendedora de caldos tem uma ideia. "Não se conseguirmos um trunfo contra ela", diz. "Mas que trunfo?! Ela é a rainha!", observa. "Uma rainha guarda muitos segredos. Eu tenho um plano, mas preciso da sua ajuda. Eu preciso entrar nos aposentos de Catarina. Eu preciso entrar lá sozinho, para tentar encontrar algo que possa incriminá-la. E você tem que me ajudar", ordena.
Mesmo receosa, a criada ajuda o ex-comerciante de tecidos a entrar nos aposentos da vilã, que segue sem se acertar com o marido. Após algum tempo, Virgílio finalmente acha a mensagem. "Enviada da Torre de Zéria", nota antes de ler o conteúdo da carta. "À Vossa Majestade, Catarina de Lurton, rainha de Montemor. Escrevo para informar que vosso pai, o rei Augusto de Lurton, nos últimos tempos, tem estado com a saúde frágil. O quarto em que se encontra confinado é úmido e o rei está cada dia mais debilitado. Aguardo novas instruções", lê. "Ele está preso!", completa, chocado.
(Por Guilherme Guidorizzi)