Com estreia marcada pelo empoderamento de uma plebeia e o amor de um príncipe pelo seu povo, "Deus Salve O Rei" promete agitar ainda mais os fãs do casal "Afonsália" nos próximos capítulos da novela. Ferido por uma flecha na floresta, Afonso (Romulo Estrela) fica hospedado na casa de Amália (Marina Ruy Barbosa) e sobre os cuidados da jovem em Artena. Com o tempo, os dois se aproximam e acabam selando a paixão com um beijo.
Segundo a colunista Patricia Kogut, do jornal "O Globo", tudo acontece quando o irmão de Rodolfo (Johnny Massaro) decide que já é hora de voltar para seu reino, Montemor. Ainda sem revelar sua verdadeira identidade para Amália, ele é encontrado pela menina no momento em que está selando o cavalo para partir. Acreditando que Afonso seja um simples ferreiro, ela pede para que ele fique: "Espera! Você não pode fazer isso! Você não pode partir. Por favor, fica". Após alguns instantes refletindo, o príncipe a beija. "Não! O que é isso? Você não pode", afirma ela, se afastando do nobre.
O momento em casal será flagrado por Virgílio (Ricardo Pereira), noivo da plebeia. Afonso lamenta o ocorrido e diz a ela que a deve um pedido de desculpas. "E eu, um obrigada", responde a moça, que vai terminar o relacionamento com o comerciante. "Meu casamento com Virgílio provavelmente seria o maior erro da minha vida. E se não fosse por você...", agradeceu a ruiva, encantada. É o que adianta a coluna "Telinha", do "Extra".
Em cenas previstas para ir ao ar nesta quinta-feira (11), Amália vai receber uma visita inesperada de Virgílio e é aí que Afonso fica sabendo que ela é noiva. "Quer dizer que você tem um noivo?", indaga ele. "Quase noivo. É um relacionamento que já tem bastante tempo e... e...", desconversa a ruivinha. "Amália, além de todo o trabalho que eu estou dando a você e sua família, eu não gostaria de trazer ainda mais problemas para você, então...", declarou a nobre.
(Por Rahabe Barros)