Nos próximos capítulos da novela "A Dona do Pedaço" , Maria da Paz (Juliana Paes) vai ficar frente a frente com Matilde (Laura Cardoso), uma idosa portadora do mal de Alzheimer. Mesmo com a doença, a nova personagem da trama das nove afirma que no passado provou um dos bolos da empresária quando ela esteve em hospital para dar à luz. O fator reforça a tese que Josiane (Agatha Moreira) e Joana (Bruna Hamu) podem ter sido trocadas na maternidade. Além disso, a boleira nota uma sintonia com a jovem ao vê-la pela primeira vez durante assalto. Antecipadas pelo colunista de TV Daniel Castro nesta terça-feira (10), as cenas passam a ir ao ar dia 3 de outubro.
Sem ter condições de pagar o asilo para a avó de criação, Joana vai atrás de Maria em busca de ajuda. Já recuperada financeiramente após ganhar um reality-show de culinária, a ex-mulher de Régis (Reynaldo Gianecchini) estende a mão e leva Matilde para sua casa. Em alguns momentos, a idosa retoma a memória, espantando a mocinha. "É minha filha sim. Albertina", diz. "Eu sinto muito, mas não sou sua filha. Você se chama Matilde, não é?", responde a mãe de Jô, a quem vai dar uma segunda surra. "Matilde. Mas você sabe, filha. Eu lembro daquele dia... Foi tão difícil, mas deu tudo certo. Essa menina tá linda", retruca ela sugerindo lembrar do dia em que a neta nasceu.
A fala da idosa mexe com Maria. "Acho que ela tá me confundindo com alguém. Tá dizendo que tudo foi difícil, mas que cê tá linda", aponta a boleira. "Ela confunde as épocas. Tudo bem, vó. Come o bolo", completa Joana, que a essa altura já terá despertado o interesse em Rock (Caio Castro). E é por conta da guloseima que Matilde tem outra recordação. "Bolo bom. Eu comi um bolo bom assim no hospital", diz. A ex de Amadeu (Marcos Palmeira) fica interessada na conversa e questiona: "Que hospital?". E a jovem afirma desconhecer o assunto. "Ela sempre lembra da época que eu nasci. Eu nasci de um parto difícil... Só não sei dessa história de bolo", conta.
Na sequência, Matilde acrescenta: "Tou errada. Cê não é minha filha não. Tou lembrando pelo gosto do bolo. Bom bolo". "Mas vou ser sua amiga", retruca Maria, que vai ajudar Rock a conquistar Joana. "Cê já é minha amiga, Maria da Paz", dispara a idosa pegando de surpresa a boleira por lhe chamar pelo nome. "Como ela sabia que meu nome é Maria da Paz? Ela me chamou de Maria da Paz", diz, intrigada. "Eu não faço a menor ideia. Também tou surpresa", assente. E Maria prossegue em suas dúvidas: "Engraçado, porque ela lembrou quando comeu o bolo. Como se o bolo trouxesse uma recordação. Mas que recordação pode ser?".
Nesse momento, Joana dá sua opinião o que pode ter ocorrido: "Ela revive épocas, situações...". "Eu acho que vocês estão especulando à toa. Você mesma, Joana, deve ter falado da Maria da Paz para ela. Não falou?", pergunta Marlene (Suely Franco), mãe da boleira, deixando a garota em dúvida. "Eu não lembro. Desde que conheci a Maria da Paz, nos tornamos tão amigas, assim de imediato. Não sei dizer. Pode ser, pode não ser. Não dá pra lembrar de tudo que a gente fala", diz. É a explicação mais óbvia", conclui sua suposta avó biológica. "Mas a médica disse que minha avó não inventa coisas. Só revive momentos do passado", reforça Joana. E é Maria quem encerra a conversa: "Só pode ser. Ela tava com meu nome na cabeça. Mas que fiquei curiosa, fiquei. Quem sabe a gente ainda vai achar uma explicação".
Leia também sobre a novela "Bom Sucesso": Diogo decide matar amante de sua mulher e Paloma vê seu noivado com Ramon acabar
(Por Guilherme Guidorizzi)