Joca, um cachorro da raça Golden Retriever, saiu do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) e deveria ter sido encaminhado para Sinop (MT). No entanto, por conta de uma falha operacional, o animal foi embarcado em um voo para Fortaleza (CE) e quando o dono, João Fantazzini, conseguiu reencontrar o cão, ele já estava morto dentro do canil da empresa.
Após polêmia, a Gol suspendeu por 30 dias as vendas do serviço de transporte de cães e gatos prestado pela GOLLOG Animais, e do produto Dog&Cat + Espaço, para viagens realizadas no porão da aeronave. De acordo com a companhia aérea, a decisão é para que a empresa possa se dedicar totalmente a concluir o processo de investigação do ocorrido.
Segundo informações do G1, o atestado de óbito de Joca indica falecimento por parada cardiorrespiratória, mas os motivos ainda não foram esclarecidos. "A companhia está oferecendo todo o suporte necessário ao tutor e a apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com prioridade total pelo nosso time. Nos solidarizamos com o sofrimento do tutor do Joca. Entendemos a sua dor e lamentamos profundamente a perda do seu animal de estimação", afirma a Gol.
Nesta quarta-feira (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou a Gol e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) sobre a morte do cachorro. "Eu acho que a Gol tem que prestar contas, acho que a Anac tem que fiscalizar isso e acho que a gente não pode permitir que isso continue acontecendo no Brasil", disse Lula.
Usando uma gravada com desenho de um cachorro, o presidente contou ainda que escolheu a peça como uma forma de protesto após morte de Joca. "A minha gravata tem um desenho de um cachorrinho. Eu coloquei de manhã em protesto ao que aconteceu."
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) instaurou processo administrativo para apurar os motivos que levaram à morte do cachorro Joca. "A Anac solicitou à Gol detalhes sobre as condições de transporte do animal, o seu envio para localidade diversa da contratada e as condições para a prestação desse tipo de serviço. O objetivo é abrir processo de fiscalização conforme as constatações apuradas", diz o órgão em comunicado.
Regras para transporte de animais
A Anac afirma que o transporte de animais de estimação e de assistência emocional, quando ofertado pelas empresas aéreas, implica a responsabilidade destas pelos animais transportados desde o embarque até o recebimento, aplicando-se as disposições constantes do contrato firmado entre as partes. "Nos casos de dano causado ao animal de estimação ou de assistência emocional no decorrer do transporte, o transportador aéreo deverá indenizar o passageiro", finaliza o órgão em nota.