As roupas e acessórios cor de rosa se multiplicaram pelas ruas de todo o mundo nesta semana. Por conta da estreia do filme "Barbie", protagonizado por Margot Robbie e com direção de Greta Gerwig, a cor mais em evidência do que nunca. Mas afinal, o que é o estilo Barbiecore? Qualquer um pode usá-lo?
Para tirar as dúvidas de uma vez por todas, o Purepeople conversou com a consultora de moda Camile Stefano. Veja em detalhes a seguir e garanta o mood fashionista!
A denominação Barbiecore surgiu no cenário pós-pandemia, com as cores em alta. O sufixo "core" é usado, no mundo da moda, para transmitir o uso de determinada estética. Lembra quando na época da Copa do Mundo, o Brasilcore estava em alta?
"Desde o fim da pandemia as cores voltaram às vitrines, as pessoas já vinham usando rosa, mas muitas vezes ainda de forma discreta...inserindo nos detalhes. O filme deixou tudo cor-de-rosa. Mostrou mais possibilidades, encorajou mais as pessoas a testarem a cor", conta Camile. No mundo da moda, o desfile da Valentino em março de 2022 colocou de uma vez por todas em destaque.
No Barbiecore, além do rosa e suas variações de nuance, aparecem elementos como laços, brilhos, pérolas e pelúcia. "Barbiecore é muito mais do que apenas um convite ao uso do rosa nos looks; ela também desafia o paradigma de que o rosa está exclusivamente ligado à fragilidade. Na verdade, essa cor pode trazer personalidade, força e vibrância para qualquer ambiente. É uma tendência que nos encoraja a explorar a diversidade das cores, algo que muitas vezes esquecemos em meio à valorização excessiva do básico no nosso dia a dia", opina a expert em moda.
Seja nas premières mundiais ou nas pré-estreias em todo o Brasil, diversas celebridades também aderiram a esse estilo. "Sem perceber, todas começamos a desejar o rosa. E com certeza os famosos fazem parte de tudo isso. Todo mundo começou a aparecer all pink e percebemos como tudo isso é interessante. E trouxeram algo diferente do mundo infantil que assoaríamos ao rosa e a Barbie...mostrando como é possível inserir no nossa rotina", diz Camile.
"Acho que até por isso começamos a ver tanto rosa...por perceber que ele pode estar em todos os momentos e não somente no lazer", acrescenta a Camile.
Segundo a especialista, o rosa se destaca ao combinar perfeitamente com tecidos mais refinados. "Por exemplo, uma calça de alfaiataria rosa ou uma camisa de seda rosa são peças que fogem do padrão do tradicional vestido ou saia, permitindo que essa cor projete uma imagem de uma mulher madura e séria, sem abrir mão do toque de personalidade que vai além da mera feminilidade", analisa. Na galeria da matéria, reunimos mais de 20 fotos para te inspirar!