Ao longo dos anos, diversas mulheres fortes protagonizaram filmes que marcaram época no cinema mundial, tornando-se verdadeiras divas. Mais do que meramente entreter, as produções da sétima arte também servem como fonte de inspiração. Para facilitar a vida de quem procura uma programação cultural de inspirar e sem sair de casa, o Telecine reuniu mais de 30 longas protagonizados por atrizes icônicas e personagens marcantes em seu streaming com Cinelist Divas do Cinema. Com o intuito de transformar a sua sessão pipoca em um momento ainda mais proveitoso, o Purepeople fez uma lista com algumas lições de comportamento e estilo aprendidas com diversos filmes dessa seleção mais que especial. Confira a seguir!
Estrelado por Anne Hathaway, a produção "O Diário da Princesa" mostra a transformação da estudante Mia quando descobre ser herdeira do trono da Genovia. Inicialmente atrapalhada com os protocolos e as pompas da realeza, a personagem vai se conhecendo melhor ao longo da obra, descobrindo não só quem ela é, como também quem ela deseja ser e ficando mais confiante. Em uma das cenas finais, ela descobre uma carta do pai com uma frase potente: "A coragem não é a ausência de medo, mas a certeza de que há algo mais importante que o medo".
Em "Como Perder Um Homem em 10 Dias", a jornalista Andie (Kate Hudson) se propõe a começar e terminar um relacionamento em dez dias para escrever um artigo sobre a experiência. No entanto, ela conhece o publicitário Ben (Matthew McConauhey), que fez uma aposta no trabalho com o mesmo mote, e os dois acabam se apaixonando e vivendo uma relação entre tapas e beijos. Em um dos diálogos, uma lição de moda divertida vem à tona: "A bolsa da mulher é sua fonte secreta de poder". Alguém dúvida o quanto esse acessório é fundamental em um look?
Outra personagem inesquecível do cinema na Cinelist é Dora (Fernanda Montenegro), protagonista de "Central do Brasil". O papel levou a diva brasileira a figurar entre as atrizes indicadas ao Oscar e mostra o quanto é importante nos colocarmos no lugar do outro: sabendo ler e escrever, ela se propunha a redigir cartas para pessoas que não sabiam.
A agente secreta Lorraine Broughton (Charlize Theron) é a protagonista de "Atômica". No longa, ela é enviada para Berlim e precisa investigar um assassinato. E, além da determinação da espiã, seus figurinos roubam a cena: mesmo em cenas de briga, a elegância é palavra-chave nas roupas. E o preto predomina! E aqui fica a dica: mesmo que você não seja uma espiã, um vestido preto é um dos itens mais versáteis que pode ter em seu closet!
Em "O Diabo Veste Prada", Andrea Sachs (Anne Hathaway) é uma jornalista recém-contratada na revista de moda mais importante de Nova York como assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep), editora que tem uma fama nada agradável na publicação. Assim que assume o posto, passa por um verdadeiro banho de loja. Em um primeiro momento, ela está mudada, mas ainda não se sente completamente confortável como a nova Andie. No entanto, no decorrer da trama, passa por conflitos internos e em seu relacionamento. Com eles, ela percebe que a mudança em seus looks não foi por acaso: sua personalidade também está renovada. Então, não se esqueça: estar na moda é, acima de tudo, refletir suas crenças e preferências no que você veste!
Personagem principal de "O Sorriso de Monalisa", Katherine (Julia Roberts) era pura sororidade nos anos 90, quando o termo era sequer discutido pelo grande público. A professora recém-formada é contratada no renomado e conservador colégio Wellesley para aulas de história da arte. Mas ela vai além: ao perceber que muitas jovens não se colocavam como prioridade em suas vidas, passa a instigá-las e promove uma verdadeira transformação. Por isso, não tenha dúvidas: sempre que for possível, faça as mulheres ao seu redor crescer!
(Por Marilise Gomes)