As separações de famosos movimentam as redes sociais e as manchetes ao redor do mundo. Mas você sabia que algumas delas podem ter um fator astrológico como explicação? A Vênus Retrógrada é período astrológico que pode afetar diretamente os relacionamentos.
"É como se ela acendesse o pavio de uma bomba, fazendo com que seja impossível ignorar os conflitos e as dificuldades, e eles explodem de maneira catastrófica", explica a astróloga Giovanna Guarnieri, do Astrolink. Em 2023, ela começa em 22/7 e termina em 3/9. No entanto, seus efeitos podem começar um mês antes e se estender até um mês depois do término da retrogradação.
Dessa forma, são quatro meses para ficar com o coração atento nas tomadas decisões. O Purepeople e o Astrolink reuniram 13 casais de famosos que foram afetados por essa maré astral:
Mel Maia e MC Daniel: a atribulada separação da atriz de "Vai na Fé" e do funkeiro se deu período de "esquenta" da temporada de Vênus em retrogradação, já afetada astrologicamente por esse aspecto astral.
Gabriel Medina e Yasmin Brunet: o casamento-relâmpago do surfista e da modelo chegou ao fim no primeiro mês de 2022.
Isis Valverde e André Resende: casados desde 2016, a atriz e o empresário anunciaram o término do relacionamento em fevereiro de 2022.
Luisa Sonza e Whindersson Nunes: apesar de hoje já serem mais próximos, a cantora e o humorista viveram uma separação turbulenta. Eles anunciaram o término em abril de 2020 e, logo depois, começaram as polêmicas e especulações.
Mayra Cardi e Arthur Aguiar: um dos términos do ex-casal, agora já separado de vez, foi em 3 de maio. Eles reataram em 20 de agosto e terminaram novamente em 2021.
Ariana Grande e Pete Davidson: a cantora e o comediante anunciaram o fim de seu noivado, anunciado em junho, em outubro de 2018.
Cardi B e Offset: eles enfrentaram rumores de separação em outubro de 2018, sempre com vários detalhes veiculados na imprensa internacional e até possível reconciliação.
Scarlett Johansson e Romain Dauriac: os dois casaram em 2014, mas anunciaram sua separação no início de 2017. Durante esse período, surgiram notícias sobre o processo de divórcio e a guarda da filha do casal.
Luciana Gimenez e Marcelo de Carvalho: o empresário e a apresentadora ficaram casados por 12 anos, mas se separaram em março de 2017. A artista já revelou que seu divórcio foi "muito dolorido".
Ben Affleck e Jennifer Garner: Após um casamento de dez anos, os atores anunciaram sua separação em junho de 2015. Na época, houve uma intensa cobertura da mídia sobre os detalhes do divórcio e os esforços de co-parentalidade do ex-casal.
Gwen Stefani e Gavin Rossdale: casados desde 2002, também anunciaram sua separação em agosto de 2015. Durante esse período, houve especulações e notícias sobre os motivos do término e as consequências para seus três filhos.
Selena Gomez e Justin Bieber: os cantores sempre tiveram um relacionamento bastante tumultuado. No final de 2013 e início de 2014, foram vistos juntos várias vezes, sugerindo uma possível reconciliação. No entanto, o casal enfrentou mais altos e baixos antes de se separar novamente.
Liam Hemsworth e Miley Cyrus: depois de um relacionamento de longo prazo, incluindo um noivado, terminaram em setembro de 2013. Rumores de uma possível reconciliação marcaram o casal durante o período da retrogradação de Vênus em Capricórnio, mas esses boatos nunca foram confirmados. Eventualmente, ambos seguiram caminhos separados.
A especialista em astrologia alerta para uma das características da retrogradação de Vênus: ela pode ser traiçoeira. Há uma tendência de que muitos relacionamentos que se encerram nesse período serem retomados e acabarem novamente depois. "É como tentar consertar uma panela furada. Você até pode tentar tapar os buracos, mas ela sempre vai acabar vazando", diz Giovanna.