Maya Massafera foi alvo de comentários transfóbicos após reaparecer nas redes sociais. Aos 43 anos, a artista se submeteu à cirurgia de redesignação sexual e passou por transição de gênero, surpreendendo todo mundo ao publicar fotos com a nova identidade no seu perfil do Instagram. Além de elogios de Sabrina Sato, Marina Ruy Barbosa e tantos outros famosos, ela se deparou com internautas criticando a sua aparência mais magra.
"Sério que vocês acharam lindo? Tá na pele e no osso minha gente. A busca pela beleza perfeita as pessoas acabam com a própria vida...", disse uma pessoa. "Eu não vou comentar porque não tenho dinheiro pra advogado", comentou outra. "Toda essa demora, pra fica essa porcaria", detonou mais um. "Gente, para né! Aonde que ele tá lindo? Era mais bonito quando era homem mesmo?", ironizou uma internauta.
A transfobia configura qualquer ação ou comportamento que se baseia no medo, na intolerância, na rejeição, no ódio ou na discriminação contra pessoas trans por conta de sua identidade de gênero. Ela não tem uma manifestação única e simples. É complexo e pode incluir uma variedade de comportamentos e argumentos. A consequência da transfobia é que as pessoas trans lutam para viver aberta e confortavelmente na sociedade.
A transfobia inclui:
Tentativa de remover os direitos das pessoas trans
Deturpando pessoas trans
Abuso
Excluir sistematicamente pessoas trans de discussões sobre questões que as afetam diretamente
Outras formas de discriminação