Mariana Ximenes apostou na moda como forma de protestar contra a decisão da Ancine de remover cartazes de filmes nacionais de seu site e sede durante a abertura do Festival do Rio, realizado na cidade maravilhosa, na noite desta segunda-feira (02). A peça feito sobre encomenda pela Paradise possui inúmeras produções cinematográficas brasileiras por toda sua extensão, como "O pagador de promessas", "Xica da Silva", "Tropa de Elite", "Minha Mãe é uma Peça", "Dona Flor e Seus Dois Maridos", "Carlota Joaquina", "Macunaíma", "Cidade de Deus", entre outros. Em novembro, Pabllo Vittar usou uma produção de látex como referência ao óleo pelas praias do Brasil no EMA 2019.
No palco, Mariana Ximenes, novamente ruiva após temporada com fios em tom escuro, discursou aos presentes e explicou o motivo de sua produção. "Celebrar a abertura do Festival do Rio este ano é uma vitória para a cultura nacional. O evento é tão emblemático e quase não aconteceu. Mas nos mobilizamos e colocamos o festival na rua. E nós seguimos lutando. Nosso cinema é tão rico, tão diverso, tão plural. E histórico. E eu trouxe essa história no meu vestido, no palco comigo. Podem retirá-los da paredes de prédios, mas nós estamos aqui resistindo. A arte e a cultura resistem", disse ela, com produção assinada por Nathalie Billio, que apostou em coque alto e olhos com delineado de gatinho.
Christiane Torloni , Antonia Fontenelle, Julia Lemmertz, Nathalia Dill, Edson Celulari acompanhado da mulher, Juliana Alves e mais artistas marcaram presença no evento. No festival do Rio, Dira Paes vai lançar o filme "Pureza", de Renato Barbieri. "Pureza de Loyola é uma mulher que ao ir em busca do filho, vira uma das maiores abolicionistas do Brasil", detalhou.
A retirada dos cartazes dos filmes nacionais ocorreu em novembro deste ano a pedido da diretoria da Ancine. Nas redes sociais, um time de peso de famosos se reuniram com as hashtags "o cinema brasileiro em cartaz" e "Ancine sem filme e sem cartaz" para protestar. Entre eles Isis Valverde, Débora Falabella, Tatá Werneck, Glória Pires, Miá Mello, Alice Wegmann, Monica Iozzi e Alinne Moraes, que recentemente recebeu Grazi Massafera e mais celebs ao lançar a peça "Relâmpago Cifrado".
(Por Rahabe Barros)